logo
rss  Vol. XIX - Nº 326         Montreal, QC, Canadá - terça-feira, 07 de Julho de 2020
arrowFicha Técnica arrowEstatutos arrowPesquisar arrowContactos arrowÚltima hora arrowClima arrowEndereços úteis
Partilhe com os seus amigos: Facebook

Festa de Rabo de Peixe

Sempre muito concorrida

Anália Narciso

Por Anália Narciso

Teve lugar no passado dia 21 de março mais uma festa dos oriundos da Vila de Rabo de Peixe, concelho de Ribeira Grande. E mais uma vez a organização teve a chancela do Círculo dos Amigos de Rabo de Peixe, cujo presidente é o Senhor Eduardo Leite.

Muito concorrida, provavelmente para cima de 400 pessoas, a festa dos Amigos de Rabo de Peixe até não teve um programa por aí além... Mas, mesmo assim, foi suficiente para que tanta gente se deslocasse à cave da Igreja de St-Enfant de Jesus para passar um bom serão.

Rabo de Peixe IMG_0567.jpg

Chamada de «Festa do chicharro», porque o cardápio era constituído precisamente por chicharros – vêm fresquinhos e já completamente preparados dos Açores, por deferência de António Mineiro, industrial rabopeixense que ano após ano apoia esta iniciativa dos seus conterrâneos da diáspora – dizíamos, a festa acabou por agradar a todos.

É assim que, todos os anos, normalmente com a presença do industrial, que até tem casa em Anjou, que a «Festa do chicharro» se organiza. E sempre com a presença de muita gente, de Rabo de Peixe, da Ribeira Grande, e de outras partes dos Açores e até do país. E se repetem a presença é porque gostam desta festa, que sem ter nada de especial na sua vertente artística, é acolhedora.

Concretamente, quando dizemos que não tem nada de especial na vertente artística não é bem assim. O que queremos dizer é que no programa não houve artistas do exterior, ou mesmo da comunidade. Um DJ, Jeff Gouveia, por sinal muito competente, e uma marcha e um «balhinho» constituídos por pessoas da organização e outros convivas, e cá está um serão muito animado, cheio de cor e alegria. O resto, que nos parece sempre do mais requerido neste tipo de festa, pelo menos por uma grande franja da nossa população, que é o baile, deu para terminar o serão em grande. Nessa «aposta» teve a palavra o Jeff Gouveia.

Rabo de Peixe IMG_0560.jpg

Porque pode satisfazer a curiosidade de alguns dos nossos leitores, aqui fica registada a ementa da «Festa do chicharro»: sopa açoriana, salada, chicharros fritos, batatas e inhames, cebola e pimenta curtidas, sobremesa e café. Nem mais. Uma delícia! Melhor do que a carne assada ou o lombo de porco que se serve amiúde nas salas da comunidade.

Depois disso, ficámos a saber que o Círculo de Amigos de Rabo de Peixe está em ano de comemorações – 15 anos! –, pensando-se que lá mais para diante haverá festa rija, possivelmente com a presença do presidente da Junta de Freguesia de Rabo de Peixe.

Comunidade
Teve lugar no passado dia 21 de março mais uma festa dos oriundos da Vila de Rabo de Peixe, concelho de Ribeira Grande. E mais uma vez a organização teve a chancela do Círculo dos Amigos de Rabo de Peixe, cujo presidente é o Senhor Eduardo Leite.
Festa de Rabo de Peixe.doc
yes
O tempo no resto do mundo

Arquivos

Acordo Ortográfico

O que é o novo acordo?

O LusoPresse decidiu adotar o novo acordo ortográfico da língua portuguesa.

Todavia, estamos em fase de transição e durante algum tempo, utilizaremos as duas formas ortográficas, a antiga e a nova.   Contamos com a compreensão dos nossos leitores.

Carlos de Jesus
Diretor

 
LusoPresse - 2020