logo
rss  Vol. XIX - Nº 326         Montreal, QC, Canadá - quinta-feira, 20 de Fevereiro de 2020
arrowFicha Técnica arrowEstatutos arrowPesquisar arrowContactos arrowÚltima hora arrowClima arrowEndereços úteis
Partilhe com os seus amigos: Facebook

15° aniversário do Dia da Mulher do LusoPresse

No meio de Super Mulheres.

Reportagem de Nuno Cansado (estagiário)

A sua maioria chegou ao Canadá em criança. Oriundas do continente português, do norte, centro e sul do país, mas também do nosso arquipélago dos Açores. Embarcaram em busca de uma vida melhor, sem saber na realidade o que as esperava.

15 Anos, 15 Mulheres foi o ponto de partida do LusoPresse para a comemoração desta data com significado especial e, no mesmo sentido, para dar a conhecer as eleitas como as Mulheres mais proeminentes da nossa comunidade. Foi com certeza uma escolha bastante difícil, pois podia a lista ter sido duplicada com muita facilidade. Infelizmente, o LusoPresse só pôde ficar pelo número 15, que perfaz o número de anos que o nosso jornal comemora esta data, conhecido como Dia da Mulher e oficialmente celebrado a 8 de março.

Mulheres debate DSC_0034.JPG
Mesa-redonda, no Hotel 10 - Momento em que Maria Fernanda Oliveira apresentava o seu testemunho na presença de Alexandra Mendes, Sílvia Garcia e Ana Maria Rodrigues.
Foto de Jules Nadeau - LusoPresse

Visando uma maior abrangência entre os diversos setores de atuação, foi a linha de orientação que foi seguida para a escolha das pessoas homenageadas que se juntaram no sábado dia 28 de março de 2015, no Hotel 10 da rua Sherbrooke oeste, em Montreal. Tanto na cultura como no desporto, no serviço comunitário, da política ao empreendedorismo e à gastronomia, foram várias as áreas em que a Mulher Portuguesa chegou, viu e venceu…

Este ano, pela primeira vez, a celebração desta data importante teve a duração de dois dias. No primeiro dia, e com um número significativo de convidados a assistir, as 15 homenageadas reuniram-se em torno da chamada mesa-redonda, dirigida e mediada pela direção do jornal LusoPresse, Norberto Aguiar, (Editor e chefe de redação), e Carlos de Jesus, (Diretor). Também presente na sala estava José Guedes de Sousa, (Cônsul-geral de Portugal em Montreal).

Uma a uma, ouviram-se mais de uma dúzia de histórias verídicas, que mais pareciam saídas de livros ou mesmo saídas de obras da sétima arte, como é considerado o cinema. O dia da chegada ao Canadá, os primeiros empregos, as dificuldades, o percurso profissional, o reconhecimento. Durante a reunião, foi raro o tempo que passou sem que não fossem tiradas notas, na tentativa de não se perder nada do que fora dito na primeira pessoa. Os percursos de vida de cada uma destas Senhoras carregam uma vida inteira de autenticidade, perseverança e uma determinação só ao alcance das mais fortes. Privilegiados aqueles que puderam assistir…

Também extremamente importante neste encontro foi a mensagem deixada por todas elas acerca do que é atualmente a comunidade portuguesa em Montreal e, não menos importante, o futuro da mesma. A troca de opiniões foi acesa em relação ao futuro da comunidade, o que proporcionou pontos de vista diversificados sobre o assunto. Uma das certezas que marcou este encontro foi que a comunidade portuguesa não irá desaparecer, como receiam alguns dos seus membros. A comunidade deverá acompanhar a evolução inevitável de tudo o que está à sua volta, quebrar fronteiras e evoluir também. Há tradições que se irão perder com o tempo, costumes que se vão esquecer. Haverá uma cada vez maior mestiçagem com outras culturas mas, acima de tudo, haverá sempre um orgulho nas raízes de cada um de nós, e isto é uma característica que nos distingue.

Passar este orgulho aos nossos filhos é a melhor forma de preservá-lo. Começando pelo ensino do português, será uma forma fácil e muito eficaz de passarmos às gerações futuras este nosso património de valor inigualável que é a Língua Portuguesa.

Destaque
A sua maioria chegou ao Canadá em criança. Oriundas do continente português, do norte, centro e sul do país, mas também do nosso arquipélago dos Açores. Embarcaram em busca de uma vida melhor, sem saber na realidade o que as esperava.
15o Dia 28 da Mulher do Lusopresse.doc
yes
O tempo no resto do mundo

Arquivos

Acordo Ortográfico

O que é o novo acordo?

O LusoPresse decidiu adotar o novo acordo ortográfico da língua portuguesa.

Todavia, estamos em fase de transição e durante algum tempo, utilizaremos as duas formas ortográficas, a antiga e a nova.   Contamos com a compreensão dos nossos leitores.

Carlos de Jesus
Diretor

 
LusoPresse - 2020