logo
rss  Vol. XIX - Nº 325         Montreal, QC, Canadá - domingo, 16 de Fevereiro de 2020
arrowFicha Técnica arrowEstatutos arrowPesquisar arrowContactos arrowÚltima hora arrowClima arrowEndereços úteis
Partilhe com os seus amigos: Facebook

No Fundão

Colóquios da Lusofonia

O Fundão vai acolher, pela primeira vez, entre 27 e 31 de março a AICL (Colóquios da Lusofonia na sua 23ª edição), com patrocínios da Câmara Municipal, UBI, SATA e Direção Regional de Turismo do Governo Regional dos Açores.

Três autores açorianos foram convidados pela AICL e deslocam-se ao Fundão para divulgar a pujante literatura de matriz açoriana (Urbano Bettencourt, Brites Araújo e Susana Margarido).

Esta literatura tem sido promovida pelos Colóquios desde 2006, quer com os Cadernos de Estudos Açorianos (lusofonias.net quer com a tradução de obras para sete línguas (lusofonias.net com a publicação de antologias (lusofonias.net) e livros destinado ao currículo regional açoriano bem como o Prémio anual da AICL Açorianidade

(lusofonias.net) em vários géneros (em parceria com a Editora Calendário de Letras).

Com quatro dezenas de inscritos, este Colóquio tem uma sessão especial dia 28, em parceria com a Universidade da Beira Interior, para a qual foram convidadas várias personalidades de universidades portuguesas. O convidado Professor Adriano Moreira (por absoluta incompatibilidade de agenda) far-se-á representar pelo Almirante Rebelo Duarte.

Neste colóquio serão abordados temas como a Lusofonia e Língua Portuguesa, Açorianidades e Tradutologia. Haverá – para além das sessões científicas – dois recitais do Cancioneiro Açoriano pela Diretora do Conservatório Regional de Ponta Delgada, Ana Paula Andrade, ao piano, acompanhada ao violino e violoncelo, sessões de poesia da Galiza e dos Açores, a atuação da Academia Sénior do Fundão, do Grupo de Acordeões da Academia de Música e Dança do Fundão, estando o colóquio integrado nas sessões da Quadragésima com teatro e um concerto Sabat Mater.

As 10 regiões e países representados são: Alemanha, Açores, Austrália, Brasil, Canadá, Galiza, Portugal, Estado de Rio Grande do Sul, Estado de Santa Catarina, Macau, Estado do Rio de Janeiro, incluindo 5 representantes das três academias de língua portuguesa.

As sessões são abertas ao público. Todas as informações em

lusofonia2008.com.sapo.pt/'>lusofonia2008.com.sapo.pt

Com os melhores cumprimentos

J. CHRYS CHRYSTELLO,

Presidente da Direção AICL, [Colóquios da Lusofonia]

E-mail lusofonias@lusofonias.net

Blogue lusofonias.net

Portal www.lusofonias.net

Facebook www.facebook.com

XXIII Fundão (27 março a 1 abril de 2015) lusofonia2008.com.sapo.pt

XXIV Graciosa (24 setembro a 27 de setembro 2015) lusofonia2009.com.sapo.pt

Lusofonia
O Fundão vai acolher, pela primeira vez, entre 27 e 31 de março a AICL (Colóquios da Lusofonia na sua 23ª edição), com patrocínios da Câmara Municipal, UBI, SATA e Direção Regional de Turismo do Governo Regional dos Açores.
No Fundao.doc
yes
O tempo no resto do mundo

Arquivos

Acordo Ortográfico

O que é o novo acordo?

O LusoPresse decidiu adotar o novo acordo ortográfico da língua portuguesa.

Todavia, estamos em fase de transição e durante algum tempo, utilizaremos as duas formas ortográficas, a antiga e a nova.   Contamos com a compreensão dos nossos leitores.

Carlos de Jesus
Diretor

 
LusoPresse - 2020