logo
rss  Vol. XIX - Nº 325         Montreal, QC, Canadá - domingo, 16 de Fevereiro de 2020
arrowFicha Técnica arrowEstatutos arrowPesquisar arrowContactos arrowÚltima hora arrowClima arrowEndereços úteis
Partilhe com os seus amigos: Facebook

Campeonato da Major League Soccer

Duas jornadas e já muitas surpresas

Norberto Aguiar

Por Norberto Aguiar

O campeonato da Major League Soccer já leva, neste momento, duas jornadas disputadas. E com elas já podemos dizer que há surpresas. Neste caso estão as duas equipas estreantes, o Orlando City SC e o New York City FC, que em dois jogos arrecadaram 4 pontos, que as colocam nos primeiros lugares da respetiva zona.

Comecemos precisamente por estas duas equipas, que logo no primeiro jogo se defrontaram, em desafio disputado em Orlando, na Florida.

Em embate muito renhido, que durou até ao fim dos 90 minutos, o resultado verificado cifrou-se num empate a uma bola. E em jogo jogado, o espetáculo foi simplesmente espetacular, muito equilibrado, com jogadas de parada e resposta, o que deu um tom impressionante ao encontro, presenciado, imaginem, por mais de 60 mil pessoas!!! Onde é que se já viu um encontro de futebol entre duas equipas que têm semanas de atividade apenas, com jogadores oriundos de diversas procedências, poder realizar um jogo assim, de calibre internacional?

Impacto GOLO porter.jpg
Ao jovem Porter e Duka pedem-se muitos golos...

Depois de Miskerud, internacional americano ter marcado um golo espetacular, de viés, naturalmente que sem hipóteses para o guarda-redes do Orlando, Kaká, fazendo jus ao seu estatuto de jogador vedeta dos florienses, haveria de empatar a contenda no último minuto do tempo extra, na execução de um livre direito, que beneficiou de um ressalto num defesa nova-iorquino, dando ainda maior dramatismo ao desenlace do jogo.

Uma semana depois, as duas equipas estreantes voltaram a realizar excelentes jogos e, por conseguinte, obtiveram cada uma, uma vitória.

De ida ao Texas (Dynamo de Houston), o Orlando de Kaká foi arrecadar os três pontos, mercê da vitória, difícil, por um zero, mas vitória que lhe deu os três pontos e que a juntar ao ponto do desafio inaugural, a catapultou para um dos primeiros lugares, visto em duas jornadas, na zona Este, ninguém ter conseguido o pleno de vitórias...

Já o New York City FC teve o privilégio, e já agora o proveito, de ter jogado em casa, onde bateu sem apelo nem agravo o finalista da Taça MLS de 2014, o Revolution da Nova Inglaterra. E fê-lo de forma espetacular, por 2-0, com David Villa a merecer o título de melhor jogador em campo, marcando mesmo o seu primeiro golo oficial pelo seu novo clube. Ouro sobre azul foi que cerca de 50 mil pessoas estiveram no Giants Stadium a presenciar a primeira vitória do New York City FC!

Com estes resultados, Orlando e New York City lideram a zona Este, isto na medida em que ninguém conseguiu ganhar dois jogos. Apenas o DC United pode reclamar dessa premissa porque apenas fez ainda um só jogo até ao momento e nesse obteve uma vitória.

Deceção, para já, foi a derrota (0-2) do FC Toronto, diante do Columbus Crew, quando no primeiro jogo tinha ido a Vancouver vencer o Whitecaps de forma sensacional, numa grande demonstração de poder, sobretudo pela presença das suas vedetas, agora reforçadas com o artilheiro da Seleção dos Estados Unidos, Altidore, que deixou a Premier League de Inglaterra para jogar na MLS...

Já na Zona Este, a surpresa são as duas vitórias do FC Dallas, a única equipa das 20 que em dois jogos obteve duas vitórias.

No plano contrário, cartão amarelo para o Sounders de Seattle que depois de vencer facilmente o finalista da Taça MLS de 2014 (Revolution) viu-se batido (2-3) em casa pelo San Jose Earthquakes, que na época anterior ficou no último lugar desta zona Oeste.

Interessante de referir que o San Jose tem nas suas fileiras outro jogador português, o defesa Paulo Renato, que fez carreira nos juniores do Sporting e marcou uma posição importante na Seleção de sub-20 que foi vice-campeão mundial na prova que teve lugar há poucos anos na Colômbia. Depois de Djaló, que não continua este ano, é a vez de outro português poder marcar uma presença na equipa californiana.

Relativamente ao Impacto, que não jogou por estar implicado nas meias-finais da Liga de Campeões da CONCACAF, espera-se que no segundo jogo, marcado para sábado, em Bóston, a vitória seja o único resultado possível, isto sob pena de começar a atrasar-se... De resto, pelo que aconteceu até agora ao Revolution, que em dois jogos obteve duas derrotas, este jogo arrisca-se a ser muito difícil para os quebequenses, pois o finalista da Taça da Liga de 2014 não vai querer perder um terceiro jogo consecutivo... A ver vamos.

Próximos jogos do Impacto

Sábado, dia 21

Revolution – Impacto

Sábado, dia 28

Estádio Saputo, 16h00

Impacto – Orlando SC.

Desporto
O campeonato da Major League Soccer já leva, neste momento, duas jornadas disputadas. E com elas já podemos dizer que há surpresas. Neste caso estão as duas equipas estreantes, o Orlando City SC e o New York City FC, que em dois jogos arrecadaram 4 pontos, que as colocam nos primeiros lugares da respetiva zona.
Campeonato da Major League Soccer.doc
yes
O tempo no resto do mundo

Arquivos

Acordo Ortográfico

O que é o novo acordo?

O LusoPresse decidiu adotar o novo acordo ortográfico da língua portuguesa.

Todavia, estamos em fase de transição e durante algum tempo, utilizaremos as duas formas ortográficas, a antiga e a nova.   Contamos com a compreensão dos nossos leitores.

Carlos de Jesus
Diretor

 
LusoPresse - 2020