logo
rss  Vol. XIX - Nº 325         Montreal, QC, Canadá - segunda-feira, 24 de Fevereiro de 2020
arrowFicha Técnica arrowEstatutos arrowPesquisar arrowContactos arrowÚltima hora arrowClima arrowEndereços úteis
Partilhe com os seus amigos: Facebook

Câmara Municipal de Lagoa

Vai assinalar os 500 anos de elevação da freguesia de Água de Pau a Vila

A Câmara Municipal de Lagoa irá assinalar o 500.º aniversário da elevação de Água de Pau a vila com um diversificado programa comemorativo, que abrangerá diversas iniciativas de índole cultural.

Assim, e dado o seu peso histórico a Câmara Municipal de Lagoa, irá perpetuar os 500 anos de elevação da vila de Água de Pau com a edição de uma medalha comemorativa e a Assembleia Municipal também se irá associar a esta efeméride com a realização de uma palestra proferida pelo Historiador José de Mello. Será igualmente editado um livro do mesmo historiador sobre a história e o património material e imaterial da Vila de Água de Pau.

Para assinalar estes 500 anos, o programa comemorativo contará ainda com um grande evento de cariz cultural, que se realizará no dia 23 de agosto e que contemplará um desfile de filarmónicas e grupos, com a dinamização da gastronomia e do artesanato do concelho, sendo esta uma iniciativa que envolverá todas as Instituições que têm atividade em Água de Pau.

Pela noite dentro haverá lugar para concertos musicais, onde a primeira parte será animada por uma banda local, seguindo-se a atuação de um artista nacional. O evento encerrará com um espetáculo de fogo de artifício.

Para João Ponte, Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, «estes 500 anos de vila destacam o relevante papel que a Vila de Água de Pau desempenhou na promoção do desenvolvimento local, engrandecendo o seu notório progresso, bem como a história do concelho».

Recorde-se que a vila de Água de Pau desempenhou um papel preponderante na colonização dos Açores, uma vez que foi aí que, em julho de 1500 se fixaram os primeiros povoadores, devido à existência de água potável. Deste modo, Água de Pau é uma das mais antigas Vilas dos Açores, tendo alcançado o estatuto de vila e sede de concelho em 28 de julho de 1515, por Carta Régia de D. Manuel I, pela fertilidade dos seus solos e pela abundância de água que estiveram na base da consolidação do núcleo de povoamento, conferindo-lhe este estatuto. A Vila de Água de Pau integrava o povoado de Ribeira Chã. No Século XIX, «devido à falta de recursos e de elementos indispensáveis para poder continuar a ter uma administração regular», o concelho de Água de Pau foi extinto por força do decreto de 19 de outubro de 1853, sendo o seu território incorporado no concelho da Lagoa. Pelo Decreto Legislativo Regional n.º 29/2003/A, de 24 de junho, a freguesia de Água de Pau reforçou a categoria de «Vila», que nunca perdeu.

Açores
A Câmara Municipal de Lagoa irá assinalar o 500.º aniversário da elevação de Água de Pau a vila com um diversificado programa comemorativo, que abrangerá diversas iniciativas de índole cultural.
Camara Municipal de Lagoa.doc
yes
O tempo no resto do mundo

Arquivos

Acordo Ortográfico

O que é o novo acordo?

O LusoPresse decidiu adotar o novo acordo ortográfico da língua portuguesa.

Todavia, estamos em fase de transição e durante algum tempo, utilizaremos as duas formas ortográficas, a antiga e a nova.   Contamos com a compreensão dos nossos leitores.

Carlos de Jesus
Diretor

 
LusoPresse - 2020