logo
rss  Vol. XIX - Nº 324         Montreal, QC, Canadá - segunda-feira, 13 de Julho de 2020
arrowFicha Técnica arrowEstatutos arrowPesquisar arrowContactos arrowÚltima hora arrowClima arrowEndereços úteis
Partilhe com os seus amigos: Facebook

15° Dia da Mulher do LusoPresse

Com conferências e homenagens

Porque são 15 anos de realizações do Dia da Mulher do LusoPresse, desta vez o evento será promovido em dois dias consecutivos, pois não são todas as vezes que se comemoram 15 anos de uma atividade qualquer.

E nestes 15 anos do Dia da Mulher do LusoPresse tudo, ou quase, já foi experimentado, com muito sucesso umas vezes, com menos sucesso noutras. Em todas, porém, tentámos o nosso melhor, dando sempre a palavra à Mulher da Comunidade, da artista à universitária, passando pela operária e terminando na dirigente dos nossos organismos. Também demos a palavra a gente vinda do exterior da comunidade... Por exemplo, a atual vice-primeira-ministra do Quebeque, Lise Thériault, quando liderava o Ministério da Imigração e das Comunidades Culturais, também nos honrou com a sua prestimosa presença!

Mas fomos ainda mais longe. Trouxemos a então vice-presidente da Assembleia da República de Portugal, Dra. Manuela Aguiar, que nos honrou não com uma, mas sim com três presenças! E ouro sobre azul, ao Dia da Mulher do LusoPresse também veio a antiga primeira-dama de Portugal, a carismática Dra. Maria Barroso, esposa, como se sabe, do ex-presidente da República, Dr. Mário Soares.

Como podem ver, a Direção do LusoPresse nunca regateou esforços para que o Dia da Mulher do LusoPresse fosse uma ocasião que honrasse a Mulher da nossa comunidade em todas as suas formas e aspetos. Explorando todos os matizes da sua vivência, grande parte das vezes com o apoio de convidadas de marca, que trouxessem propostas ou soluções para os problemas encontrados pelas Mulheres da nossa comunidade.

Com a passagem do 15° ano do Dia da Mulher do LusoPresse quisemos ir mais além nas nossas propostas. E decidimos desta vez homenagear 15 portuguesas e/ou luso-descendentes, aquelas que em nossa opinião mais se tenham distinguido por meio da sua implicação social, empresarial, cultural, política, etc., na comunidade quebequense. Essa homenagem vai ser promovida no dia 29 de março, num almoço preparado para o efeito e que terá lugar na sala principal da Associação Portuguesa do Canadá, que de certa forma também se associa ao evento.

Nesse dia, o almoço começará pelas 12.30 horas. Depois virão as homenagens às 15 Mulheres escolhidas previamente. Na mesma altura, uma convidada de prestígio virá falar da primeira Mulher portuguesa a aportar ao Canadá. Já passaram séculos depois disso, mas muito pouca gente sabe do feito. Só este assunto merece uma presença maciça de gente na sala. Trata-se de um acontecimento político e cultural de grande alcance. Venham que vão perceber. Na próxima edição do LusoPresse o público leitor já ficará a saber mais pormenores sobre quem é a convidada e quem é a portuguesa.

Entretanto, no sábado, dia 28, as 15 Mulheres a galardoar estarão no Hotel 10 participando numa mesa-redonda onde o principal assunto focará elas mesmas. O que fizeram até agora e porque o fizeram. Conselhos para as mais novas e como radiografam a comunidade serão outros assuntos em cima da mesa. O programa, a sair dentro de dias, explicará mais em pormenor o que se vai passar na manhã do sábado, dia 28 de Março, nas instalações do Hotel 10, situado no n° 10 da rua Sherbrooke oeste (esquina da Clark, e a dois passos do boulevard St-Laurent).

Posto isto, chamamos a atenção de todas as interessadas – e interessados, porque o Dia da Mulher é antes de tudo um dia para o homem! – para as informações que virão a seguir a público sobre o 15° Dia da Mulher do LusoPresse, quer no LusoPresse, na LusaQ TV, ou noutros órgãos da comunicação social da comunidade.

Informações e bilhetes: (514) 835-7199.

comundade
Porque são 15 anos de realizações do Dia da Mulher do LusoPresse, desta vez o evento será promovido em dois dias consecutivos, pois não são todas as vezes que se comemoram 15 anos de uma atividade qualquer.
Dia da Mulher.doc
no
O tempo no resto do mundo

Arquivos

Acordo Ortográfico

O que é o novo acordo?

O LusoPresse decidiu adotar o novo acordo ortográfico da língua portuguesa.

Todavia, estamos em fase de transição e durante algum tempo, utilizaremos as duas formas ortográficas, a antiga e a nova.   Contamos com a compreensão dos nossos leitores.

Carlos de Jesus
Diretor

 
LusoPresse - 2020