logo
rss  Vol. XIX - Nº 324         Montreal, QC, Canadá - sexta-feira, 10 de Julho de 2020
arrowFicha Técnica arrowEstatutos arrowPesquisar arrowContactos arrowÚltima hora arrowClima arrowEndereços úteis
Partilhe com os seus amigos: Facebook

Coordenado por Teresa Medeiros

Livro «Adolescência: desafios e riscos»

Teve lugar no passado dia 27 de fevereiro, às 18h00, no Auditório da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, o lançamento da obra intitulada «Adolescência: desafios e riscos», coordenada pela Professora Doutora Teresa Medeiros.

Trata-se da terceira obra da Coleção Psicologia e Educação, da Editora Letras Lavadas.

A apresentação do livro esteve a cargo da Professora Helena Marujo, coordenadora do Mestrado Executivo em Psicologia Positiva da Universidade de Lisboa e Presidente da Associação de Estudos de Intervenção em Psicologia Positiva.

Segundo Teresa Medeiros, é prefaciada pelo doutor Carlos Amaral Dias, Professor Catedrático, reconhecido Psicanalista Português, e é o resultado da reflexão de vários investigadores nacionais e estrangeiros, muito prestigiados, de diferentes áreas do saber (psicólogos, médicos, sociólogos, filósofos, professores, políticos, entre outros).

A Coordenadora de «Adolescência: desafios e riscos» explica que: «Organizámos os dezoito capítulos do livro em seis secções integrativas. A primeira secção, intitulada «Da adolescência às adolescências possíveis», agrega o pensamento em torno do conceito de adolescência e da pluralidade de adolescências. A segunda, sob o nome de «Políticas, interculturalidade e cidadania», reflete sobre as políticas de juventude, a participação e os desafios da interculturalidade das nossas sociedades plurais. A terceira, «Desenvolvimento físico, corpo e imagem», debruça-se sobre as questões da puberdade, do corpo e da sua representação, com as inerentes implicações na afirmação identitária dos adolescentes. A quarta, sob o título de «Contextos, relações e desafios», traz à guisa da reflexão a importância das relações vinculativas e das relações interpessoais na família, na escola e com os pares, sendo, muitas vezes, mediadas também pelo uso da internet. A quinta, «Riscos e sofrimento psicológico», evidencia o sofrimento psicológico, designadamente os transtornos de ansiedade e o cyberbullying; o consumo de substâncias psicoativas não é abordado aqui, uma vez que já foi objeto da obra «Aditologia: prevenção e intervenções» (primeiro volume desta coleção). Por fim, na última secção, «Da adolescência à adultez emergente», aprofundam-se as mudanças desenvolvimentistas do final da adolescência, nomeadamente, as psicossociais e cognitivas e as transições que corporalizam nos estudantes do ensino superior, aquilo que se designa por adultez emergente, a partir do pensamento de Arnett, no dealbar do nosso século».

Segundo Teresa Medeiros, pretende-se que «este livro seja um bom contributo para os técnicos, pais, professores e estudantes do ensino superior e, desta forma, se constitua como um bom recurso para a promoção da saúde dos adolescentes do século XXI e potencie o seu desenvolvimento saudável, numa sociedade que se quer mais feliz.»

Açores
Teve lugar no passado dia 27 de fevereiro, às 18h00, no Auditório da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, o lançamento da obra intitulada «Adolescência: desafios e riscos», coordenada pela Professora Doutora Teresa Medeiros.
Coordenado por Teresa Medeiros.doc
yes
O tempo no resto do mundo

Arquivos

Acordo Ortográfico

O que é o novo acordo?

O LusoPresse decidiu adotar o novo acordo ortográfico da língua portuguesa.

Todavia, estamos em fase de transição e durante algum tempo, utilizaremos as duas formas ortográficas, a antiga e a nova.   Contamos com a compreensão dos nossos leitores.

Carlos de Jesus
Diretor

 
LusoPresse - 2020