logo
rss  Vol. XIX - Nº 324         Montreal, QC, Canadá - sexta-feira, 10 de Abril de 2020
arrowFicha Técnica arrowEstatutos arrowPesquisar arrowContactos arrowÚltima hora arrowClima arrowEndereços úteis
Partilhe com os seus amigos: Facebook

Dia 14 de Março

Camané canta em Montreal

Carlos de Jesus

Por Carlos de Jesus

Em entrevista conjunta com a LusaQ.TV e o LusoPresse, tivemos a oportunidade de falar, via Skype, com o grande fadista do momento em Portugal, Camané.

Esta não é a sua primeira visita ao Canadá. Já esteve várias vezes na área de Toronto, e em 2012 esteve em Montreal, na Place des Arts.

camane[1].jpg

Esta vinda a Montreal insere-se de certo modo numa tournée norte-americana que o leva até Washington, a Massachusetts, a Toronto no dia 13 e finalmente Montreal, no dia 14 de março. Camané disse-nos também que espera voltar ainda este ano ao Canadá, mas desta feita para dar um salto a Vancouver.

Como tivemos ocasião de noticiar noutra altura, esta vinda do Camané a Montreal, à sala do Teatro Outremont, uma sala para quem o fado não é novidade visto que já lá atuou outra grande intérprete da canção nacional, a Mariza, deve-se em boa parte a uma amiga quebequense e grande dama do teatro, do cinema e da televisão que é Sophie Faucher. Com efeito esta artista teve a ocasião de encontrar o fadista português, por intermédio da casa de produção do seu espetáculo «La casa azul», encenada por Robert Lepage, quando da sua digressão pela Espanha.

sophie_faucher[1].jpg
Sophie Faucher

Durante um salto a Lisboa, Sophie Faucher teve a oportunidade de conhecer o Camané e de ficar admirada pela melodia do fado. Intrigada com os textos ainda mais interessada se mostrou quando se apercebeu da qualidade dos poemas cantados, como os de Pessoa, entre outros.

Por esse motivo ela vai estar no espetáculo de Camané no Teatro Outremont, para apresentar ao público quebequense, em francês, os poemas cantados pelo fadista.

Para Camané, este espetáculo tem estado a ser preparado com grande interesse, porque quer dar ao público canadiano uma bela imagem do reportório fadista moderno. Camané traz consigo José Manuel Neto, na guitarra portuguesa, Carlos Manuel Proença na viola de fado e Paulo Paz no contrabaixo.

Considerando a onda de frio que assolava a cidade na altura da nossa entrevista, perguntamos-lhe se se estava a preparar bem para enfrentar o vórtice polar canadiano. Disse-nos que em Lisboa também estava frio… É que há frio e frio. Tudo é relativo

Mas seguramente que não é o frio que vai esfriar o ardor dos seus admiradores e dos quebequenses curiosos que o queiram apreciar no próximo dia 14 de março, às 20 horas, no Théatre Outremont, no 1248 da avenida Bernard Ouest, em Outremont.

Enfoco
Em entrevista conjunta com a LusaQ.TV e o LusoPresse, tivemos a oportunidade de falar, via Skype, com o grande fadista do momento em Portugal, Camané.
Camane em Montreal.doc
no
O tempo no resto do mundo

Arquivos

Acordo Ortográfico

O que é o novo acordo?

O LusoPresse decidiu adotar o novo acordo ortográfico da língua portuguesa.

Todavia, estamos em fase de transição e durante algum tempo, utilizaremos as duas formas ortográficas, a antiga e a nova.   Contamos com a compreensão dos nossos leitores.

Carlos de Jesus
Diretor

 
LusoPresse - 2020