logo
rss  Vol. XIX - Nº 323         Montreal, QC, Canadá - segunda-feira, 16 de Setembro de 2019
arrowFicha Técnica arrowEstatutos arrowPesquisar arrowContactos arrowÚltima hora arrowClima arrowEndereços úteis
Primeira Página
Current Edição
Destaque
Medaillees Assemblee National du Quebec -Norberto

Médaille de l’Assemblée Nationale du Québec

Norberto Aguiar homenageado

Na passada segunda-feira, dia 16 de fevereiro, em Vimont, Laval, o deputado Jean Rousselle procedeu à entrega de oito medalhas da Assemblée nacionale du Québec a oito residentes daquela circunscrição eleitoral. Esta foi a primeira vez que uma tal distinção teve lugar naquele «comté».

Comunidade
Adelaide politico IMG_8026

No Centro Comunitário de Anjou

Sonho azul com «Estrelas da noite»

O sonho azul, cor-de-rosa ou encarnado, para muitos casais, significa que o Amor de São Valentim seja festejado à grande: como se o teto do quarto, da sala ou da cozinha fosse um céu que se abrisse e se revestisse de fantasia boa e bela, para que no prazer do dia, a beleza e a cor formem um postal de amor ilustrado.

Comunidade
Luis Madeira image9.JPG

Na Universidade da Colômbia Britânica

Curso sobre Ronaldo corre mundo!*

LusoPresse – O professor Luís Aguiar, já o dissemos aqui nestas páginas, propôs à universidade onde leciona, a Universidade da Colômbia Britânica, módulo cidade de Kelowna, um curso sobre o fenómeno Cristiano Ronaldo, da sua infância às paixões que movimenta, passando pela sua condição social de então comparada com a de hoje em dia. O aspeto puramente futebolístico, como diz o universitário, nunca foi porém a questão mais importante da sua abordagem letiva.

Espetáculos
Atlantes

Atlantes

O documentário da MiratecArts agora na Net

Depois de 20 anos de trabalho no Canadá, o diretor-artistico Terry Costa decidiu viver na ilha do Pico, Açores. Trabalhou com residentes na criação de teatrices e iniciou um projeto que incentiva portugueses e descendentes, a viver fora de Portugal, a investir com a sua arte no país. Este projeto intitula-se «Atlantes» e já realizou um documentário que mostra vários artistas que investiram algum tempo na ilha a criar poesia, música, pintura e muito mais, durante o festival Azores Fringe.

Comunidade
Carlos Ferreira Taberna 1 IMG_0865

Taberna Portuguesa «F»

Um ano, déjà!

Todos ouviram falar na abertura do restaurante «F», do Grupo Ferreira, não há tempos muito recuados. Apareceu na Place des Festivals, um local da cidade de Montreal muito concorrido, por ter, culturalmente falando, um impacto muito grande no seio da sociedade montrealense, mesmo quebequense, não estivesse ela rodeada pelas grandes casas de espetáculo, como serve de exemplo a Place des Arts...

Imigração
Assembleia da Republica m21

Do Canadá

Trabalhadores da construção civil repatriados?...

Lisboa – A deputada Carla Cruz (PCP) questionou o Governo sobre o risco de trabalhadores portugueses no Canadá e em países europeus, que foram levados por «angariadores de mão-de-obra», serem repatriados para Portugal pelas autoridades locais.

Lusofonia
Timor Esposa IMG_1360

Em Timor-Leste

Rui Araújo será primeiro-ministro

Díli, Timor-Leste - O primeiro-ministro indigitado timorense, Rui Araújo, que em maio completará 51 anos, é um dos médicos mais conhecidos do país, com uma longa carreira que incluiu tratar guerrilheiros e ter sido estafeta de Xanana Gusmão para o exterior.

Desporto
Piatti

Impacto de Montreal

Que nos trará a nova época?

Em 2014, ano que se pensava fosse o da confirmação do Impacto como equipa de topo da Major League Soccer, a formação montrealense acabou por ficar no último lugar do Campeonato composto por 19 equipas... É verdade que ganhou o Campeonato de Futebol do Canadá – prova disputada por cinco equipas – e que na Liga de Campeões da CONCACAF qualificou-se para os quartos-de-final, a serem disputados muito brevemente, mas nada que faça esquecer o que fez, melhor dizendo, o que não fez no decorrer do Campeonato da MLS 2014...

Comunidade
Gala dos Artistas organizacao

Com chancela da Associação

Realizou-se a Gala dos Artistas

Sábado, dia 7 de fevereiro último, a Associação Portuguesa do Canadá levou a efeito aquela que foi a 2ª Gala de Artistas da Comunidade. O evento teve lugar no subsolo da Igreja Saint-Enfant-Jésus. A sala esteve repleta de público, numa demonstração clara de que a nossa gente gosta é disto: almoço, música e muita dança. E às malvas aqueles que criticam este tipo de festa.

Ler em PDF
Editorial

Editorial

Portugal esvazia-se

A grande maioria dos septuagenários, e eles são hoje legião, nasceram durante os dias sombrios da Segunda Grande Guerra que incendiou o mundo inteiro.
Ler artigo
Comunidades

Em Summerside

Único português?

O vereador da Câmara Municipal de Summerside, Frank Costa, é o único português a residir naquela cidade localizada no Este canadiano.
Ler artigo
Crónica

Provincianismos...

O pé-de-vento que se desencadeou por estas ilhas fora por causa do plano de revitalização da Terceira é a prova de que vivemos, politicamente, numa Autonomia provinciana.
Ler artigo
Bilhete de Lisboa

Bilhete de Lisboa

Museu da Água

A EPAL – Empresa Portuguesa das Águas Livres S.A., tem como objetivo principal a captação, tratamento, adução e distribuição de água para consumo humano.
Ler artigo
Festival

Festival Montréal en Lumière

Participação escassa de portugueses

O 16° Festival Montréal en Lumière aí está de novo no centro das atenções culturais e gastronómicas da cidade. Começa hoje e vai até ao dia 1 de março, com a presença de muitos artistas, locais e estrangeiros, que subirão aos muitos palcos das instituições montrealenses. Paralelamente, a nível gastronómico, grande parte dos restaurantes metropolitanos estarão recebendo chefes de gabarito, este ano com destaque para a europeia Suíça, país em foco neste 16° Festival Montréal en Lumière de 2015.
Ler artigo
Agradecimento

Laços e abraços

Agradecer é bom, reconhecer é melhor

Vimos por este meio agradecer aos nossos familiares e amigos que de uma maneira ou de outra participaram neste projeto.
Ler artigo
Política Canadiana

Sobre o niqab

Governo contesta Tribunal

O Governo Nacional vai recorrer de uma decisão do Tribunal Federal de permitir que as mulheres utilizem o niqab na cerimónia de atribuição de cidadania, disse o primeiro-ministro.
Ler artigo
Comunidade

Festa da LusaQ TV

Faltou uma!!!

LusoPresse – Independentemente dos avanços e recuos que sofreu a festa do primeiro aniversário da LusaQ TV (e dos 18 anos do LusoPresse) que obstou que se fizessem coisas que estavam há muito previstas, a verdade é que muita gente quis colaborar connosco. A começar pelas entidades responsáveis pelas salas, acabando nas cerca de 150 pessoas presentes.
Ler artigo
Canadá

Nas cidades canadianas

População cresce devido à imigração

O principal motor do crescimento das cidades canadianas continua a ser a imigração internacional, como  se tem verificado num passado recente, anunciou o Instituto de Estatísticas Canadianas.
Ler artigo
Imigração

Nacionalidade Portuguesa

Pedidos de renúncia aumentaram em 2014

Os pedidos de renúncia à nacionalidade portuguesa aumentaram em 2014, ano em que 91 emigrantes pediram para deixar de ser portugueses, de acordo com dados do Ministério da Justiça a que a Lusa teve acesso.
Ler artigo
Literatura

Escritor Daniel Bastos...

Apresentou «Terra» em Paris

No passado sábado (7 de fevereiro), o escritor português Daniel Bastos apresentou o seu mais recente livro de poesia «Terra» em Paris.
Ler artigo
Portugal

Para os residentes, a partir de outubro

Açores baixam tarifas nos voos inter-ilhas

O Governo Regional dos Açores anunciou a semana passada uma baixa média de 20% das tarifas dos voos inter-ilhas a partir de outubro para os residentes no arquipélago, passando os preços a oscilar entre os 60 e os 120 euros.
Ler artigo
Língua Portuguesa

Segundo o Instituto Língua Portuguesa

"Português está na moda» e atrai muitos países

O português é cada vez mais popular e países das várias latitudes mostram interesse em programas de ensino da língua, casos da Turquia, Namíbia, República Checa ou Noruega, disse a diretora executiva do Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP).
Ler artigo
O tempo no resto do mundo

Arquivos

Acordo Ortográfico

O que é o novo acordo?

O LusoPresse decidiu adotar o novo acordo ortográfico da língua portuguesa.

Todavia, estamos em fase de transição e durante algum tempo, utilizaremos as duas formas ortográficas, a antiga e a nova.   Contamos com a compreensão dos nossos leitores.

Carlos de Jesus
Diretor

 
LusoPresse - 2019