logo
rss  Vol. XIX - Nº 323         Montreal, QC, Canadá - segunda-feira, 30 de Março de 2020
arrowFicha Técnica arrowEstatutos arrowPesquisar arrowContactos arrowÚltima hora arrowClima arrowEndereços úteis
Partilhe com os seus amigos: Facebook

No Centro Comunitário de Anjou

Sonho azul com «Estrelas da noite»

Adelaide Vilela

Por Adelaide Vilela (texto e fotos)

O sonho azul, cor-de-rosa ou encarnado, para muitos casais, significa que o Amor de São Valentim seja festejado à grande: como se o teto do quarto, da sala ou da cozinha fosse um céu que se abrisse e se revestisse de fantasia boa e bela, para que no prazer do dia, a beleza e a cor formem um postal de amor ilustrado. Para os amorosos, novos ou velhos no simples olhar, no sorriso, ao saírem de casa para algum encontro apaixonado, nasce uma corrente calorosa que lhes oferece confiança. Logo desejam que o amor seja tão terno como eterno para que se realizem todos os sonhos de uma vida.

Descrever a alegria que sentimos no dia 14 de fevereiro no Centro Comunitário do Espírito Santo de Anjou, fez-nos esquecer a dureza de alguns olhares, de quem (talvez) dê menos importância à criação do amor, na escalada da paixão.

Adelaide politico IMG_8026.JPG

Para já felicitamos a Eduarda Barbosa, o José de Brum e o Carlos Arruda pelas bandas coloridas das mesas e pelos cortinados vermelhos que serviram para engalanar o Salão de Festas. Provavelmente que a decoração feita por este trio Açoriano fará história, branco no encarnado, pelo encanto e acolhimento com que receberam os convivas no Dia do Amor!

O Centro do Divino estava a rebentar pelas costuras mas o Carlos Almeida, o presidente e a sua equipa foram até ao mais alto nível em sabores no tacho e na mesa. Foi surpreendente a quantidade de pratos que serviram, tão bons e por tão pouco dinheiro. Eles são excelentes tanto a cozinhar como a receber.

E de acordo com o calendário, o dia de São Valentim, segundo a Wikipédia, a enciclopédia livre e nossa fonte de informação: «São Valentim é um santo reconhecido pela Igreja Católica e igrejas orientais que dá nome ao Dia dos Namorados». O único senão nesta história, remonta aos tempos do imperador Cláudio, da Roma Antiga, e reza que Valentim, o amoroso da filha do carcereiro recebeu sentença de morte por se ter apaixonado pela donzela. Como bispo que era, antes da sua condenação, impediu que muitos jovens desfilassem em teatros de guerra, por isso os unia em matrimónio dentro das grades da prisão. Morreu no dia 14 de fevereiro do ano 270, em nome do amor.

Adelaide gente IMG_7997.JPG
As festas em Anjou estão sempre a abarrotar de gente...
 

Ah! Graças a Deus, no Centro Comunitário do Divino Espírito Santo de Anjou, os convivas tiveram toda e mais alguma liberdade, até para dizerem o que lhes apeteceu. Pela parte que nos toca, agradecemos ao povo presente pelo silêncio de ouro e pelo respeito, durante os minutos em que declamei duas poesias. Porém, sentimos alguma deceção e falta de apoio (no que respeita às letras) mas se a maioria das pessoas presentes não têm hábitos de leitura, não se pode por um livro nas mãos desses cidadãos, já que vivem com direitos plenos. Ainda que tenhamos oferecido 5 dólares por cada obra vendida, para a Associação de crianças carenciadas, BONECA DE TRAPOS, em S. Miguel, Açores, de pouco valeu. Resta-nos agora a vontade de querer ajudar. Vendemos 5 livros. Logo, vinte e cinco dólares foram guardados e selados para que se cumpra a promessa. Dois livros foram para a Paulina Ayala, deputada do círculo eleitoral Honoré-Mercier, os outros três embarcaram com amigos da Filomena Costa. Felizmente que no lançamento do novo livro LAÇOS E ABRAÇOS foram à volta de 200 exemplares para casa dos meus leitores e amigos. Agradecemos.

Quem também luziu, com a sua companheira, na festa dos namorados, foi Richard Celzi, conselheiro do distrito de Tétreaultville Mercier–Hochelaga-Maisonneuve. Dos dois políticos, Paulina parece conhecer já os cantos da casa portuguesa que frequenta, deu asas e alegria carnavalescas aos pés, e como mulher latina toca a abanar…sim senhor!

A noite entrou pela madrugada ao som da música dos irmãos Couto, os quais formam uma excelente Banda! A Crisália é a vocalista e tem voz de sereia encantada. Assim sendo, «Estrelas da Noite» podem continuar a brilhar por muitas mais noites de amor, até que a sereia recolha ao seu castelo no mar das maravilhas!

Bom dia leitor: dê luz à sua existência e leia muito, pois meu avô dizia: «um homem inculto perde 50 anos de vida». Siga depois namorando sonhos até que encontre a felicidade.

Então até para o ano se Deus quiser.

Comunidade
O sonho azul, cor-de-rosa ou encarnado, para muitos casais, significa que o Amor de São Valentim seja festejado à grande: como se o teto do quarto, da sala ou da cozinha fosse um céu que se abrisse e se revestisse de fantasia boa e bela, para que no prazer do dia, a beleza e a cor formem um postal de amor ilustrado.
No Centro Comunitario de Anjou.doc
yes
O tempo no resto do mundo

Arquivos

Acordo Ortográfico

O que é o novo acordo?

O LusoPresse decidiu adotar o novo acordo ortográfico da língua portuguesa.

Todavia, estamos em fase de transição e durante algum tempo, utilizaremos as duas formas ortográficas, a antiga e a nova.   Contamos com a compreensão dos nossos leitores.

Carlos de Jesus
Diretor

 
LusoPresse - 2020