logo
rss  Vol. XIX - Nº 323         Montreal, QC, Canadá - quarta-feira, 26 de Fevereiro de 2020
arrowFicha Técnica arrowEstatutos arrowPesquisar arrowContactos arrowÚltima hora arrowClima arrowEndereços úteis
Partilhe com os seus amigos: Facebook

Em Summerside

Único português?

Summerside, Ilha do Príncipe Eduardo - O vereador da Câmara Municipal de Summerside, Frank Costa, é o único português a residir naquela cidade localizada no Este canadiano.

Frank Costa, de 58 anos, vai já no segundo mandato como vereador da Câmara de Summerside, pelo círculo eleitoral de St. Eleanor's - Slemon Park (Ward 2), após ter sido eleito em 2010.

»Emigrei para o Canadá com apenas dois anos de idade. Cresci em Toronto, mas quando fui estudar para a Universidade de Mount Alisson, em Nova Brunswick, graduei-me e conheci lá a minha mulher Elizabeth. Ela é natural de Summerside, na Ilha do Príncipe Eduardo", explicou o fajanense.

Frank Costa, natural de Fajã de Cima (Açores), contou que em 1980 foi residir »temporariamente" para a terra natal da sua atual mulher. A ideia era depois irem para o Oeste do Canadá à procura de trabalho, mas acabaram »por lá ficar".

O português trabalha num centro de apoio a pessoas com deficiências, e explicou que o afastamento de Toronto, onde existe uma grande comunidade portuguesa, levou-o a distanciar-se da língua materna, visto que naquela área das denominadas províncias marítimas não existem muitos lusodescendentes.

»Sou o único português em Summerside. Quando falo em português é ao telefone com os meus pais que estão em Toronto. Desliguei-me da língua. Nos primeiros 20 anos em que aqui estive não encontrei na cidade nenhum português", disse.

Summerside é a segunda maior cidade da província marítima canadiana da Ilha do Príncipe Eduardo, tem cerca de 14 mil habitantes e tem como principais atividades a agricultura, a pesca e o turismo.

»O turismo triplica o número de pessoas na cidade no verão, mas há outras oportunidades de negócio como é o caso da indústria aeroespacial, uma área que está a crescer muito rapidamente. Depois há também uma escola de navegação que forma oficiais para a marinha", disse o açoriano.

Frank Costa também enalteceu que as »opções existentes" para uma pequena cidade, numa província com cerca de 142 mil habitantes, »são muito boas".

Oficialmente há 375 mil portugueses ou luso-canadianos no país, mas calcula-se que existam cerca de 500 mil a 600 mil, estando a grande maioria localizada na província do Ontário. Estima-se que 60 a 70% sejam de origem açoriana.

Comunidades
O vereador da Câmara Municipal de Summerside, Frank Costa, é o único português a residir naquela cidade localizada no Este canadiano.
Canda vereador ilha EDUARDO.doc
yes
O tempo no resto do mundo

Arquivos

Acordo Ortográfico

O que é o novo acordo?

O LusoPresse decidiu adotar o novo acordo ortográfico da língua portuguesa.

Todavia, estamos em fase de transição e durante algum tempo, utilizaremos as duas formas ortográficas, a antiga e a nova.   Contamos com a compreensão dos nossos leitores.

Carlos de Jesus
Diretor

 
LusoPresse - 2020