logo
rss  Vol. XIX - Nº 322         Montreal, QC, Canadá - segunda-feira, 16 de Setembro de 2019
arrowFicha Técnica arrowEstatutos arrowPesquisar arrowContactos arrowÚltima hora arrowClima arrowEndereços úteis
Primeira Página
Current Edição
Destaque
2015-01-24 19.53.13

 

Parabéns LusaQ TV!

A LusaQ TV festejou o seu primeiro aniversário no dia 24 de janeiro. A ocasião não foi passada em branco e cerca de 150 pessoas assistiram ao espetáculo organizado pela equipa da LusaQ TV e do jornal LusoPresse, que também celebrou 18 anos. A festa no Centro Cultural Calixa-Lavallée, no Parque Lafontaine, começou com as palavras de Carlos de Jesus, diretor do LusoPresse e comentador regular da LusaQ TV e Norberto Aguiar, produtor da LusaQ TV e editor do LusoPresse. Seguiram-se ainda as palavras do General Luís de Sousa e do chanceler David Pereira.

Reportagem
2015-01-31 22.36.10

Laços e Abraços

Lançamento em grande pompa

Realizou-se no passado sábado, no salão de festas do Clube de Portugal em Montreal, o lançamento do último livro de Adelaide Vilela, profícua escritora e poetisa que nos honra também com a sua preciosa colaboração como jornalista.

Espetáculos
camane[1]

Em Março...

Camané em Montreal

LusoPresse – Com o patrocínio da grande dama do teatro que é Sophie Faucher, vai estar entre nós, no dia 14 de março, sábado, no Théatre Outremont, o grande intérprete do fado, Camané, acompanhado pelos seus músicos Paulo Manuel Pereira Costa, Paulo Paz e Carlos Manuel Proença.

Reportagem
Adelaide matanca IMG_7565

Devolver a tradição ao povo açoriano

Centro Comunitário do Divino Espírito Santo de Anjou

Caros leitores, partimos do princípio que entraram com o pé direito. A ideia é que tudo lhes corra bem neste ano de 2015, que ainda é jovem ao ponto de aprender connosco a dar os primeiros passos de janeiro.

Desporto
Filipe 2

Nova época

Impacto regressou ao trabalho

O Impacto de Montreal começou a época de 2015 no passado dia 24 de janeiro. Os treinos foram ministrados no Estádio Olímpico devido à temperatura, claro, pouco clemente nesta altura do ano em Montreal, no Quebeque e no Leste do país.

Açores
Covento Franciscanos Foto 2

Convento dos Franciscanos

Acolhe assembleia dos 100 anos de lionismo no mundo

O Salão Nobre do Convento dos Franciscanos acolheu, na passada terça-feira, a Assembleia Geral Evocativa dos 100 anos de Lionismo no Mundo, organizada pelo Clube Lions de Lagoa.

Comunidade
AGUIAR Norberto DSC_0720

Honra para o Lusopresse e LusaQ TV

Norberto Aguiar vai receber medalha

Norberto Aguiar, chefe de redação do LusoPresse e produtor da LusaQ TV, vai ser o feliz recipiendário da «Medalha da Assembleia Nacional» numa cerimónia que terá lugar no próximo dia 16 de fevereiro em Laval. O deputado de Vimont Jean Rousselle vai honrar este ano sete pessoas que se distinguem de maneira exemplar nos diversos meios quebequenses. Norberto Aguiar é o único do grupo de 2015 a trabalhar numa comunidade cultural, honra que recai sobre toda a comunidade portuguesa.

Ler em PDF
Editorial

Editorial

Os limites da democracia

No mundo há mais de dois mil milhões de muçulmanos, a maioria dos quais recusa a democracia pelo facto de que, segundo o Alcorão, os homens devem obedecer à lei de Alá e não à lei dos outros homens. Resultado, a maioria dos países muçulmanos são dirigidos por partidos autocráticos ou ditaduras sob a proteção legalista de um imã, de um emir, de um califa ou dum rei que se intitula a si mesmo comandante dos crentes.
Ler artigo
Comunidade

Aniversários da LusaQ TV e do LusoPresse

Obrigado ao público, aos artistas e aos comerciantes

Pensámos numa festa concorrida, com números importantes, mas no caminho fomos encontrando dificuldades várias e inesperadas que acabaram por influir negativamente no todo. Tinham razão aqueles que nos indicaram, a dada altura, que o preço de ingresso na festa de aniversário da LusaQ TV e do LusoPresse era demasiado alto. A realização de uma outra festa, no mesmo dia, que visava o mesmo público, ou pelo menos a sua maioria, deve ter acabado por fazer o resto.
Ler artigo
Política Canadiana

Com as eleições federais no horizonte

Alexandra Mendes põe-se ao trabalho

Alexandra Mendes, que foi deputada liberal federal de 2008 a 2011 pelo círculo eleitoral de Brossard/La Prairie por uma unha negra – depois também perdeu por uma diferença menor – está de novo em campanha, agora para as eleições que estão à porta, diz-se que em outubro.
Ler artigo
Crónica

Pedra de Toque

Na obra de arte só a forma é essencial

Faço de título a afirmação roubada de um estiloso email do Eduíno de Jesus, em 2005 no qual, sabiamente, discorre sobre ser ou não ser formal. Resposta de mestre às minhas indagações ansiosas sobre o texto epistolar «Carta a Adelaide» acerca do romance Sorrisos por Dentro da Noite (2004) da escritora Adelaide Freitas.
Ler artigo
Necrologia

1923 – 2014

ALBERTO GONÇALVES

Faleceu em Montréal no dia 25 de dezembro de 2014, com 91 anos de idade, Alberto Gonçalves, natural de Vila Cã, concelho de Pombal, esposo de Maria Gonçalves.
Ler artigo
Comunidade

Na redação do LusoPresse

Falha grave!

Atarefados com a organização do primeiro aniversário da LusaQ TV e dos 18 anos do LusoPresse, os computadores (3) na redação deste jornal, quase em simultâneo com a festa, decidiram pregar partida e foram-se abaixo...
Ler artigo
Comunicado

Consulado-Geral de Portugal

Candidatos a prémios

O Consulado-Geral de Portugal em Montreal tem a honra de informar que estão a decorrer as candidaturas para dois prémios destinados a cidadãos portugueses que, na data da candidatura, residam no estrangeiro há mais de cinco anos, designadamente:
Ler artigo
Crónica

OS EUA e o seu desinteresse pela Base das Lajes – um comentário a dois

Para uma rede privada de amigos da diáspora açoriana, a seguinte nota foi enviada por um dos signatários deste artigo [O.A]:
Ler artigo
Necrologia

Falecimento

Maria do Carmo Leal Vaz – Castanheira

No dia 6 de janeiro passado faleceu em Montreal a distinta Senhora Maria do Carmo Leal Vaz – Castanheira.
Ler artigo
Desporto

Portugal x Itália em veteranos

Enfim anulado

O jogo entre Portugal e a Itália em veteranos, depois de ter estado programado para novembro, seguido de dezembro, e pensava-se que depois seria marcado para março, acabou por ficar sem efeito, isto para desgosto de muitos adeptos de futebol da Comunidade Portuguesa de Montreal e arredores... muitos deles com bilhetes comprados desde a primeira hora.
Ler artigo
Crónica

Dez figuras de 2014

Numa sociedade dominada pelo discurso político e pela permanente intervenção dos poderes públicos – retirando dinamismo e pensamento crítico aos cidadãos –, é difícil escolher um conjunto de personalidades que tenham marcado o ano que agora terminou.
Ler artigo
Bilhete de Lisboa

Bilhete de Lisboa

MUDE revisitado, janeiro 2015

Tive a visita de uma amiga alemã e fui com ela visitar o Mude, que é um dos meus museus favoritos, em Lisboa.
Ler artigo
Crónica

Pedra de Toque

Sob o signo de Mendacium arrancou 2015

[...]Só lá do alto do poleiro azul o sol doirado e verde, o fulvo papagaio (estou bêbedo de luz, caio ou não caio?) nos lembra a dor do tempo que se perde.
Ler artigo
Crónica

Resposta a um postal do amigo Joe Ferreira

22 de dezembro – Ao cair da tarde, após ter chegado a casa, resolvi ouvir as mensagens telefónicas do dia. Não queria acreditar. Chegava a informação inesperada e altamente chocante: «faleceu repentinamente o Padre Joe Ferreira...». Durante alguns minutos fiquei atordoado sem saber o que fazer nem o que dizer. Desaparecia um grande amigo de infância e... de sempre. Pouco depois, fui ver o correio postal e deparei, para meu espanto, com um postal de Boas Festas nada mais, nada menos do que do Padre Joe Ferreira. Demorei um mês para ter coragem de lhe responder. É ao que finalmente venho.
Ler artigo
Açores

Na Câmara de Lagoa

Aplicado tarifário diferenciado da água

A Câmara Municipal de Lagoa já se encontra a aplicar o tarifário diferenciado de água para agregados familiares mais numerosos.
Ler artigo
Crónica

E a América aqui tão perto...

A questão da Base das Lajes, como muitos outros imbróglios açorianos, está a ser tratada de forma imprudente.
Ler artigo
Crónica

Base, mar, cabeços e cabeças...

O professor Miguel Monjardino, especialista em assuntos internacionais, publicou na sua habitual coluna do «Expresso» a síntese de todo um programa novo nas relações com os EUA, a propósito da Base das Lajes.
Ler artigo
Açores

Em patinagem artística

Lagoa acolhe Taça de Portugal

Foi esta a notícia divulgada ontem ao final da noite pela Federação Portuguesa de Patinagem e que surge no seguimento do desafio deixado em dezembro pelo Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, João Ponte, ao Presidente da Associação de Patinagem de Ponta Delgada, José Raimundo, para que em 2015 a cidade de Lagoa acolhesse uma prova nacional de patinagem artística.
Ler artigo
Comunicado

Na Casa dos Açores

Matança do Porco

A Casa dos Açores realiza sábado, dia 7 de fevereiro, na sua sede, a sua tradicional Matança do Porco.
Ler artigo
Crónica

Os Açores do «há de se ver...»

Já todos percebemos que nos Açores fazem-se muitos Planos à última da hora e age-se pouco.
Ler artigo
Crónica

Rodeados de aldrabões!

Não sei a quem Ricardo Salgado se referia, mas certamente saberá do que fala.
Ler artigo
Crónica

Nova fórmula de felicidade

«Pois para isso fomos feitos: Para a esperança no milagre Para a participação da poesia Para ver a face da morte -- De repente nunca mais esperaremos… Hoje a noite é jovem; da morte, apenas Nascemos, imensamente.»
Ler artigo
O tempo no resto do mundo

Arquivos

Acordo Ortográfico

O que é o novo acordo?

O LusoPresse decidiu adotar o novo acordo ortográfico da língua portuguesa.

Todavia, estamos em fase de transição e durante algum tempo, utilizaremos as duas formas ortográficas, a antiga e a nova.   Contamos com a compreensão dos nossos leitores.

Carlos de Jesus
Diretor

 
LusoPresse - 2019