logo
rss  Vol. XIX - Nº 322         Montreal, QC, Canadá - sexta-feira, 03 de Abril de 2020
arrowFicha Técnica arrowEstatutos arrowPesquisar arrowContactos arrowÚltima hora arrowClima arrowEndereços úteis
Partilhe com os seus amigos: Facebook

Laços e Abraços

Lançamento em grande pompa

Vitória Faria

Reportagem de Vitória Faria

Realizou-se no passado sábado, no salão de festas do Clube de Portugal em Montreal, o lançamento do último livro de Adelaide Vilela, profícua escritora e poetisa que nos honra também com a sua preciosa colaboração como jornalista.

Com mais de duzentos convivas, a sala parecia demasiado pequena para conter todos os amigos da poetisa, mal havendo espaço para uma pequena área de dança ao centro. Afinal não foram os dançarinos que mais a aproveitaram mas sim as inúmeras crianças que ali confraternizaram com a «tia Adelaide» que, de bom grado, lhes contou histórias de encantar.

2015-01-31 22.36.10.jpg
Adelaide Vilela quando, ladeada por Joe Puga e José Guedes de Sousa (cônsul-geral), se dirigia à plateia.
Foto  - LusoPresse

Como convidado de honra a festa teve o prazer de contar com o novo Cônsul-Geral de Portugal em Montreal Dr. José Guedes Bleck de Sousa que se inteirou com evidente interesse da obra de Adelaide Vilela. Esteve igualmente presente Clementina Santos, Conselheira do Conselho das Comunidades Portuguesas, acompanhada pelo marido, o conhecido advogado Arlindo Vieira.

Do programa fazia parte um jantar com vários serviços que foi muito apreciado. Igualmente acolhida com agrado foi a parte recreativa animada por Viviana Lourenço, que interpretou vários fados e canções, tendo sido Cathy Pimentel a primeira a nos encantar com a sua bela voz. A jovem Elisabeth Machado, que para muitos dos nossos leitores e telespetadores foi uma revelação na festa da LusaQ TV, cantou por várias vezes, alternando com as histórias para as crianças. A este conjunto de vozes femininas, vieram ainda juntar-se a de um recém-chegado a Montreal, Júlio Lourenço, por sinal pai da animadora da festa com quem fez alguns duetos, assim como a do cantor Jimmy Faria. Este último animou com fuga o momento de baile da festa.

2015-01-31 21.48.41.jpg
A pequena ginasta Kayla Ramos.
Foto  - LusoPresse

Convém ainda não esquecer a pequena demonstração da jovem ginasta de onze anos Kayla Ramos, vencedora de uma medalha de ouro, a qual fez questão de executar os seus números com duas bandeiras portuguesas presas nos cabelos, para grande regozijo dos presentes.

Como não podia deixar, após a apresentação oficial do livro pelo Cônsul-Geral, houve leitura de poemas. Para além da autora tivemos também a voz de Adelaide Oliveira que colaborou na resenha dos poemas que Adelaide Vilela tinha vindo a compor desde 1992 e que, com a publicação deste livro, disse terminar este ciclo. Evidentemente que outros livros haverá, como ela nos prometeu, tendo inclusivamente distribuído pelas mesas alguns caderninhos de notas onde os convivas foram incitados a lançar os motes que lhe irão, certamente, inspirar nova obra.

As apresentações oficiais, as homenagens e os louvores a Adelaide Vilela estiveram a cargo de Joe Puga que se executou com brilho nas três línguas.

2015-01-31 22.55.22.jpg

No final dos agradecimentos esteve também o Diretor do Clube Portugal em Montreal, António Moreira, pelo qual ficámos a saber que muito brevemente o clube vai festejar os 50 anos da sua fundação.

Falou no final a autora sobre o seu percurso, desde as Minas da Panasqueira até Angola, o regresso a Portugal e a sua vinda para o Canadá. Atardou-se na influência que as crianças tiveram na sua vida, desde os sobrinhos, passando pelos filhos, e outras crianças que cruzaram o seu caminho. E disse poemas, tendo em seguida agradecido às entidades que lhe permitiram este magnífico lançamento do seu livro, ilustrado a cores, Laços e Abraços.

Com este evento que tanto honra Adelaide Vilela como a sua obra, assim como o caloroso acolhimento que lhe foi espontaneamente dado pelos presentes, ficou uma vez mais provado quão agarrados estão os portugueses e os luso-descendentes à nossa querida língua portuguesa.

Reportagem
Realizou-se no passado sábado, no salão de festas do Clube de Portugal em Montreal, o lançamento do último livro de Adelaide Vilela, profícua escritora e poetisa que nos honra também com a sua preciosa colaboração como jornalista.
Novo livro de Adelaide Vilela.doc
yes
O tempo no resto do mundo

Arquivos

Acordo Ortográfico

O que é o novo acordo?

O LusoPresse decidiu adotar o novo acordo ortográfico da língua portuguesa.

Todavia, estamos em fase de transição e durante algum tempo, utilizaremos as duas formas ortográficas, a antiga e a nova.   Contamos com a compreensão dos nossos leitores.

Carlos de Jesus
Diretor

 
LusoPresse - 2020