logo
rss  Vol. XIX - Nº 322         Montreal, QC, Canadá - sexta-feira, 03 de Abril de 2020
arrowFicha Técnica arrowEstatutos arrowPesquisar arrowContactos arrowÚltima hora arrowClima arrowEndereços úteis
Partilhe com os seus amigos: Facebook

Convento dos Franciscanos

Acolhe assembleia dos 100 anos de lionismo no mundo

O Salão Nobre do Convento dos Franciscanos acolheu, na passada terça-feira, a Assembleia Geral Evocativa dos 100 anos de Lionismo no Mundo, organizada pelo Clube Lions de Lagoa.

Sendo este um espaço nobre da cidade da Lagoa, a cerimónia evocativa contou com a presença do primeiro vice-presidente a Associação Internacional de Lions Clubes, Jitsuhiro Yamada e das mais altas representações lionistas regionais e nacionais.

Covento Franciscanos Foto 2.jpg

Para João Ponte, foi uma honra receber esta cerimónia na cidade de Lagoa, por tratar-se de uma cerimónia da maior organização mundial de serviço de voluntariado, sendo que «atualmente, o serviço voluntário em prol dos que mais precisam é uma tarefa nobre e louvável. Nobre, porque exige uma dedicação desprendida. Louvável, porque ainda existe pessoas que dedicam um pouco do seu pouco tempo para ajudar os outros, num tempo em que a palavra de ordem é: não há tempo».

Segundo o edil lagoense o Lionismo tem um papel meritório de cidadania, participação e complementaridade, pois tem desenvolvido na vida das sociedades em todo o mundo, ao longo de um percurso secular, e expressar a sua confiança na sua vitalidade no futuro, agora mais necessária do que nunca, face aos contextos de crise que infelizmente persistem.

Para o Presidente da Autarquia Lagoense, falar de Lionismo é sobretudo falar de voluntariado. «O voluntariado emana da cidadania, promove-a e renova-a permanentemente. Todo o voluntariado é exercício de civismo e de corresponsabilidade pelo bem comum».

O Município da Lagoa assume com orgulho, em parceria com as muitas instituições deste concelho, onde se inclui o Lions Clube de Lagoa, a necessidade da criação e promoção de um banco local de voluntariado.

«Neste tempo de «ditadura económica» os movimentos que se interessam pelas pessoas são muito necessários e úteis pelo papel de intervenção social que desempenham no seio das comunidades.

O movimento dos Lions representa um modo de agir sobre a realidade e, naturalmente, de ajudar os nossos concidadãos, na sua nobre missão de servir desinteressadamente a comunidade.

É por isso essencial, neste novo tempo, que as entidades associativas sejam parceiras na luta incessante por um horizonte, que é sempre difícil de atingir, mas que eu sei também que é o horizonte do Lionismo, cujo objetivo é a defesa do bem comum, que promove uma sociedade mais justa e desenvolvida, colocando em primeiro lugar as pessoas.

É sempre uma luta inacabada mas perante a qual este município e as várias entidades sociais lutam diariamente, mantendo a prioridade no apoio a todos os que dele necessitam, quer seja do ponto de vista social, económico, educacional, ou de outra natureza».

João Ponte reconhece, assim, o trabalho do Lionismo, «que naturalmente, fica também, a certeza de que as cinco freguesias do concelho da Lagoa contam convosco, com o vosso espírito, com o espírito de todas as instituições que, nas parcerias, reforçam a luta pelo bem comum».

Açores
O Salão Nobre do Convento dos Franciscanos acolheu, na passada terça-feira, a Assembleia Geral Evocativa dos 100 anos de Lionismo no Mundo, organizada pelo Clube Lions de Lagoa.
Convento dos Franciscanos.doc
yes
O tempo no resto do mundo

Arquivos

Acordo Ortográfico

O que é o novo acordo?

O LusoPresse decidiu adotar o novo acordo ortográfico da língua portuguesa.

Todavia, estamos em fase de transição e durante algum tempo, utilizaremos as duas formas ortográficas, a antiga e a nova.   Contamos com a compreensão dos nossos leitores.

Carlos de Jesus
Diretor

 
LusoPresse - 2020