logo
rss  Vol. XVIII - Nº 321         Montreal, QC, Canadá - segunda-feira, 16 de Setembro de 2019
arrowFicha Técnica arrowEstatutos arrowPesquisar arrowContactos arrowÚltima hora arrowClima arrowEndereços úteis
Primeira Página
Current Edição
Destaque
Luis Madeira image8.JPG

Na Universidade da Colômbia Britânica

Cristiano Ronaldo é motivo de curso!

LusoPresse – A partir de janeiro 2015, na Universidade da Colômbia Britânica, Campus Kelowna, situado na cidade do mesmo nome que fica no sul da província, mais concretamente, no Vale Okanagan, será ministrado um curso sobre o grande jogador português de futebol, Cristiano Ronaldo.

Destaque
Luis Madeira image8.JPG

Museu CR7

Falta a parte humana do Cristiano

Como a maior parte das ruas no Funchal, a rua Princesa Dona Amélia é curta, estreita, modesta, mas com dois aspetos distintos. O primeiro é a vista espetacular do mar ao fim da rua e a segunda é o que há no interior da morada número 10. É aqui que existe talvez o museu mais famoso da ilha – o Museu CR7.

Destaque
Luis Madeira BONITO image3.JPG

Para Cristiano Ronaldo

Agora, na Madeira, é o Funchal o seu poiso

Por fim, cheguei a Santo António, mais precisamente ao seu centro cívico. Foi nesta freguesia que nasceu o Cristiano Ronaldo. Subi, a pé, os 4 km de distância entre o hotel onde estou hospedado e o centro do Funchal, acompanhado pelo sol, entremeado por uma chuva tão miudinha que até dava para ficar presa nos óculos. Qualquer coisa que, por vezes, chegava a ser irritante. Enquanto o sol e a chuva iam e vinham, o vento esteve sempre omnipresente, de tal maneira que a senhora a quem pedi a direção (os tabuleiros indicativos das vias para as várias localidades nem sempre eram claros e não me queria perder porque a estafa das subidas íngremes e extenuantes à procura de uma habitação situada num autêntico pico) me tentou desencorajar da caminhada a pé, visto que podia ser perigoso, ao dizer-me para me proteger dos galhos das árvores que o vento fortemente agitado e em consequência disso me podia cair em cima e me magoar. Mas como vim ao Funchal com o propósito de conhecer o «background» do Cristiano Ronaldo, para me informar e me enriquecer de matéria suficiente para ministrar um curso na Universidade sobre ele, que vou oferecer em janeiro aos meus alunos, mandou mais alto! Persisti a subir os 700 metros de elevação, desde a rua da Carreira, passando depois pela estrada da Universidade e, por fim, chegar ao caminho de Santo António apenas orientado pela ribeira que transporta a água do norte para sul e corre pelo meio da cidade. (Por acaso, as várias ribeiras que desaguam de norte para sul e passam pelo «miolo» da cidade) Nessa caminhada também tenho que dizer que fui seguido pelo mais lindo arco-íris que jamais vi. Não só as cores eram vibrantes, claras, definidas uma da outra, como estavam instaladas como um domo logo por cima das últimas casas da Freguesia de Santo António, ponto mais alto da montanha. E maravilha das maravilhas, de vez quando aparecia outro arco-íris logo por detrás de outro, num espetáculo nunca visto!

Destaque
Luis Madeira CASARIO IMG_2830

Simon Bolívar e outros considerandos...

Depois de 19 horas de avião, que me trouxeram de Kelowna à Madeira, escalando Calgary, Frankfurt, Lisboa e, finalmente, o Funchal, estou no «roof top» do bar do Hotel Madeira, situado diante do Jardim Municipal. Deste ponto de vista, só vejo as árvores do jardim, que já percorri e que para além de ter muitas flores, bancos, palco de espetáculos, curiosamente inclui um busto de Simon Bolívar, o libertador de vários países sul-americanos do jugo espanhol. No entanto, acho que se era para dar relevo àquele revolucionário, por que não pô-lo no centro da cidade, num lugar de maior relevância?

Açores
Foto 1

Município da Lagoa

Homenagem ao antigo Presidente do Conselho executivo da Escola Secundária de Lagoa

Autarquia lagoense prestou homenagem ao antigo Presidente do Conselho executivo da Escola Secundária de Lagoa Prof. Leonardo Amaral.

Comunidade
LUSAQ TV Ludmila Carlos do Rio

Dia 24 de janeiro

LusaQ TV marca encontro com a Comunidade

Acabadinha de comemorar o seu primeiro ano de vida, a LusaQ TV, irmã siamesa do jornal LusoPresse, tem encontro marcado com a comunidade no dia 24 de janeiro, em festa preparada para comemorar o seu primeiro aniversário.

Comunidade
DSC_0343

Natal na Associação Angolana

Uma casa cheia de miudagem

O António Magalhães, um dos pilares da Associação Angolana de Montreal, ligou-nos a pedir para passarmos pela sede daquele organismo, pois uma festa de Natal, pelos vistos a primeira da sua existência, seria organizada a favor da criançada angolana de Montreal.

Reportagem
Adelaide TIANA IMG_6999

Centro Comunitário de Anjou

Sonho e magia de Natal ao alcance da criança

Chega o Natal e faz-nos anunciar a noite do Menino que treme de frio e necessita de vaquinhas e de um estábulo para que os seus Santos Pais o possam aquecer, sem mais demoras. Isolados, os homens de pouca Fé renunciam ao Amor, à Paz e à Harmonia, quando deixam nascer o pequeno Deus na noite gelada entre animais. Eis que brilha no Céu uma estrelinha anunciando o nascimento de Jesus em Belém.

Comunidade
Helena Cantinho Ludmila

No Journal de Montréal

Cantinho de Lisboa distinguido

De vez em quando, a Comunidade Portuguesa desta província aparece em destaque nos órgãos de Informação locais e nacionais. E na grande maioria das vezes as referências são positivas, não fossemos uma comunidade pacata e de trabalho. Quando esses destaques acontecem, verdade se diga, regozijamo-nos sobremaneira.

Política Quebequense
o-PHILIPPE-COUILLARD-facebook

A pecha liberal

Não se trata de fazer aqui uma revista política do ano que se acaba. Apenas apontar para o aspeto mais negativo que tem caracterizado o atual governo do Quebeque.

Açores
Lagoa Natal exposicao Foto 1

Na Lagoa e em 4ª edição

Mercadinho de Natal revelou-se um sucesso

Mais de 4 000 mil entradas foram registadas na 4ª edição do Mercadinho de Natal.

Desporto
Donovan chora

Terminou a época na MLS...

La Galaxy bate recorde de vitórias!

A época de futebol da Major League Soccer terminou domingo passado, com o jogo da final, entre o La Galaxy, da Zona Oeste, e o Revolution, da Zona Este, disputado em Los Angeles, casa daquele clube, por ter terminado o campeonato regular em melhor posição (segundo) do que o seu brioso antagonista (quinto). E como alegavam os apostadores, o vencedor acabou por ser a rica e poderosa equipa de Los Angeles, embora com resistência enorme dos bostonenses, mais azarados do que incompetentes, futebolisticamente falando, entenda-se.

Ler em PDF
Natal

NATAL CHINÊS

A senhora Tung chegava dois dias antes da consoada. Costumava vê-la logo de manhã, com a irmã jardineira, no pátio maior, a admirar as laranjeiras anãs nos vasos de loiça. Via-a casualmente a contemplar, embevecida, o presépio do convento. Encontrava-a por fim à mesa.
Ler artigo
Editorial

Editorial

China primeira potência económica mundial

A notícia passou praticamente despercebida, mas segundo certos cálculos do Fundo Monetário Internacional (FMI), a China já passou à frente da América em termos de Produto Interno Bruto (o famoso PIB).
Ler artigo
Crónica

Ainda há Turismo?

Faltam apenas três meses para a revolução.
Ler artigo
Comunidade

Natal no LusoPresse e na Lusaq.TV

Com esta edição, a última de 2014, o nosso jornal entra de férias, umas pequenas e bem merecidas férias de Natal e Ano Novo para podermos estar todos juntos em família a celebrar este momento especial do ano.
Ler artigo
Comunidade

CONSULADO-GERAL DE PORTUGAL MONTREAL

Mensagem de Natal e do Ano Novo de 2015 do Cônsul-Geral de Portugal em Montreal

Nesta minha primeira mensagem de Natal e de Ano Novo enquanto Cônsul-Geral de Portugal em Montreal, é com muita honra que me dirijo aos portugueses e lusodescendentes residentes na área de jurisdição deste posto consular, para vos desejar um Feliz Natal e um próspero Ano Novo, em meu nome e de todos os funcionários do Consulado-Geral de Portugal em Montreal.
Ler artigo
Bilhete de Lisboa

Bilhete de Lisboa

Balanço do ano

Estando quase a chegar ao fim mais um ano, o de 2014, vou tentar fazer o meu balanço, com referência a perspetivas positivas, do que se passou em Portugal.
Ler artigo
Crónica

Natal: Verdade, lenda, mito

O jornal Público, na sua edição de 30-11-2014. Na sua crónica dominical no Público [30-11-2014], Frei Bento Domingues, um dos mais respeitados teólogos portugueses, publicou o seguinte comentário ao livro do Dr. Artur da Cunha Oliveira com o título deste artigo:
Ler artigo
Crónica

Todos à nora...

Eu nunca vi processo tão mal conduzido como este da vinda das low-cost.
Ler artigo
Crónica

Pedra de Toque

Uma Ilha de bom humor

Parafraseando Luís Fernando Veríssimo, para quem as crônicas de Sérgio da Costa Ramos em «Sorrisos meio sacanas» foram salvas do destino natural da espécie – e estavam em livro porque mereciam «esta eternidade» – as crônicas de «Molecagens Vernáculas» também merecem o amanhã, porque apaixonam o leitor pela sua irreverência e estilo. São deliciosas, refinadas, líricas, marcadas pela ironia típica da cultura «Mané» – um legado, talvez, da atmosfera de seus ancestrais açorianos da Ilha Terceira, em que paira uma certa inclinação pelo motejo, o dito mordaz, o espírito  gozador.
Ler artigo
Conto

O Natal do Lincas na América

Conto de Adelaide Ramos Vilela

Lembram-se do Blandino, aliás, do Lincas? Não se lembram? Ele nasceu na Ajuda das Furnas há uns dez anos. Então, ele é o rapazinho franzino, magricela, muito bonito, de olhos muito azuis, de cabelo ruivo, brilhante, sempre enriçado no ar. Lincas, é ele mesmo! Sabem. Quando ele nasceu o pai debruçou-se sobre o berço dando um grito malvado e de desespero: – Nunca mais te quero ver Lincas. Entretanto, embarcou... só Deus sabe para onde! O recém-nascido ficou ao cuidado da avó velhinha e doente.
Ler artigo
Poesia

Meia Noite

Na encosta da montanha
Ler artigo
Notícia portugal

Fobia de andar de avião…

Afeta um em cada três portugueses

Lisboa – Um em cada três portugueses considera ser perigoso e tem fobia de andar de avião, apesar de este ser um dos meios de transporte mais seguros do mundo, revela um estudo pioneiro em Portugal sobre a prevalência da ansiedade do voo.
Ler artigo
Crónica

A estrela da Manhenha

«A descer, todos os santos ajudam; para cima, é que as coisas mudam», murmura o tio Norberto, sempre que põe o caniço de pesca ao ombro e olha para o cimo das rochas da baía do Céu de Abraão, ali para os lados da Engrade.
Ler artigo
Comunidade

LAÇOS E ABRAÇOS

FESTA DA POESIA PARA TI

Adelaide Ramos Vilela apresenta no dia 31 de JANEIRO de 2015, pelas 16h30, no Clube Portugal de Montreal, no nº. 4397 St-Laurent, Montreal, a sua mais recente obra poética, LAÇOS E ABRAÇOS.
Ler artigo
Necrologia

ALFREDO GALEGO

1951 – 2014

Faleceu em Montreal, no dia 5 de dezembro de 2014, com 63 anos de idade, Alfredo Galego, natural da Lagoa, São Miguel, Açores.
Ler artigo
Açores

Problemas educacionais…

João Ponte preocupado

Durante a cerimónia de homenagem prestada pela Câmara Municipal de Lagoa ao Professor Leonardo Amaral, João Ponte abordou algumas temáticas que caracterizam o panorama educacional atual.
Ler artigo
Notícias Locais

Canadá anuncia

para imigrantes económicos

O Governo do Canadá anunciou que vai lançar em janeiro de 2015 um programa piloto destinado a atrair empresários experientes imigrantes que podem investir ativamente na economia canadiana.
Ler artigo
Artistas

Artistas evocam importância de Machado Soares na renovação do Fado de Coimbra

Coimbra, 10 dez ( Lusa) - Artistas que se cruzaram com Fernando Machado Soares evocaram hoje a importância do cantor, que faleceu no domingo, para a renovação da Canção de Coimbra, recordando também a sua « voz fora do vulgar».
Ler artigo
O tempo no resto do mundo

Arquivos

Acordo Ortográfico

O que é o novo acordo?

O LusoPresse decidiu adotar o novo acordo ortográfico da língua portuguesa.

Todavia, estamos em fase de transição e durante algum tempo, utilizaremos as duas formas ortográficas, a antiga e a nova.   Contamos com a compreensão dos nossos leitores.

Carlos de Jesus
Diretor

 
LusoPresse - 2019