logo
rss  Vol. XVIII - Nº 320         Montreal, QC, Canadá - quinta-feira, 02 de Julho de 2020
arrowFicha Técnica arrowEstatutos arrowPesquisar arrowContactos arrowÚltima hora arrowClima arrowEndereços úteis
Partilhe com os seus amigos: Facebook

Durante 2015

Associação de Municípios comemora 40 anos do Poder Local

O Conselho de Administração da Associação de Municípios da Região Autónoma dos Açores (AMRAA) assinala, em 2015, os 40 anos do Poder Local Democrático no arquipélago com um vasto programa comemorativo com eventos que decorrerão nos 19 Concelhos da Região.

Segundo o presidente da AMRAA, Roberto Monteiro, a iniciativa visa relevar o papel do Poder Local nos Açores «através de um conjunto de momentos de reconhecimento de personalidades locais e regionais, mas também de debate e reflexão das problemáticas e desafios atuais».

Roberto-Monteiro.jpg

«O Poder Local é um dos motores centrais do desenvolvimento e progresso do arquipélago. Desde o 25 de abril de 1974, os Municípios assumiram-se como dinamizadores e impulsionadores locais, sendo responsáveis por uma parte significativa das infraestruturas, ações e projetos que têm possibilitado o desenvolvimento das nossas ilhas. No próximo ano, comemorarmos os 40 anos do Poder Local Democrático, por isso, os Municípios entenderam ser importante assinalar a data, sublinhando o seu papel e, em paralelo, debatendo os desafios atuais que enfrentamos», explicou o autarca.

«O programa comemorativo vai estender-se aos 19 Concelhos da Região. Estamos, neste momento, a agilizá-lo com todas as Câmaras Municipais, para que os açorianos se identifiquem com os eventos», sublinhou.

Neste sentido, o Conselho de Administração da AMRAA decidiu igualmente, no ano de 2015, em que se celebra esta efeméride, desenvolver algumas ações. Em primeiro lugar, e uma vez que a AMRAA detém a exploração do Jogo Instantâneo dos Açores, será lançada uma série comemorativa dos 40 Anos do Poder Local Democrático nos Açores, cujo design será alvo de um concurso lançado na região, para artistas, designers e amadores que pretendam participar neste evento.

Em segundo lugar, e tendo por base os preceitos de distribuição de resultados do Jogo Instantâneo dos Açores para prossecução de ações nas áreas da solidariedade social, educação e desporto, a AMRAA pretende organizar o 1º Torneio Desportivo Intermunicipal dos Açores, visando o intercâmbio desportivo de jovens entre os 19 municípios dos Açores.

Por último, e como apoteose das comemorações, a Associação de Municípios da Região Autónoma dos Açores pretende, durante o mês de novembro, altura em que se comemora o Dia do Poder Local, realizar Jornadas Autárquicas descentralizadas, com debates e ações de formação, a serem realizadas em três sessões, divididas pelos grupos ocidental, central e oriental do arquipélago.

O programa final será anunciado até ao final do ano, e contará também com debates e palestras sobre a evolução e desafios de cada Concelho; exposições evocativas do papel do Poder Local nas ilhas; homenagens a personalidades locais e regionais cuja ação foi fundamental para a consolidação do Poder Local nos Açores; momentos musicais, entre outras ações.

Açores
O Conselho de Administração da Associação de Municípios da Região Autónoma dos Açores (AMRAA) assinala, em 2015, os 40 anos do Poder Local Democrático no arquipélago com um vasto programa comemorativo com eventos que decorrerão nos 19 Concelhos da Região.
Durante 2015.doc
yes
O tempo no resto do mundo

Arquivos

Acordo Ortográfico

O que é o novo acordo?

O LusoPresse decidiu adotar o novo acordo ortográfico da língua portuguesa.

Todavia, estamos em fase de transição e durante algum tempo, utilizaremos as duas formas ortográficas, a antiga e a nova.   Contamos com a compreensão dos nossos leitores.

Carlos de Jesus
Diretor

 
LusoPresse - 2020