logo
rss  Vol. XVIII - Nº 320         Montreal, QC, Canadá - segunda-feira, 30 de Março de 2020
arrowFicha Técnica arrowEstatutos arrowPesquisar arrowContactos arrowÚltima hora arrowClima arrowEndereços úteis
Partilhe com os seus amigos: Facebook

Autarquia de Lagoa

Cria Prémio Numídico Bessone

A Câmara Municipal de Lagoa aprovou em reunião, a proposta do regulamento do Prémio Municipal de Pintura Numídico Bessone.

Tratou-se de uma proposta apresentada pelo autarca lagoense João Ponte, como forma de dignificar e perpetuar a memória do ilustre lagoense Numídico Bessone Borges de Medeiros Amorim, escultor e medalhista, autor de uma vasta obra que inclui alguns dos mais notáveis exemplares de estatuária pública existente nos Açores e no continente.

O regulamento municipal agora instituído pela Câmara Municipal de Lagoa integra as disposições por que se regerá a atribuição do Prémio Municipal de Pintura Numídico Bessone, com o objetivo de estimular a atividade cultural na área da pintura e os artistas locais e regionais.

De referir que a atribuição do Prémio Municipal de Pintura Numídico Bessone será bienal, nos anos ímpares, com um prémio monetário no valor é de 3 000 €. Assim, poderão concorrer todos os artistas naturais e ou residentes na Região Autónoma dos Açores, sendo que os participantes terão total liberdade temática, admitindo-se todas as tendências e correntes estéticas, desde que se enquadrem na disciplina de pintura.

Cada participante poderá concorrer com o máximo de duas obras, inéditas e originais, da sua exclusiva propriedade, sendo condição indispensável que não tenham sido apresentadas a nenhum outro prémio ou concurso e que não estejam incluídas em catálogo ou publicações. As obras deverão ser concluídas nos dois anos anteriores ao da sua apresentação a concurso.

Numídico Bessone Borges de Medeiros Amorim mais conhecido por Numídico Bessone, nasceu no concelho da Lagoa a 12 de agosto de 1913, notabilizando-se como escultor e medalhista, sendo autor de uma vasta obra que inclui alguns dos mais notáveis exemplares de estatuária pública existente nos Açores e no continente.

Foi uma personalidade incontornável das artes, pela sua formação em escultura na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa e depois em pintura na Escola Superior de Belas Artes do Porto, distinguindo-se como um aluno brilhante, tendo por isso alcançado o Prémio Nacional de Belas Artes, que lhe deu direito a ser selecionado como bolseiro do Instituto de Alta Cultura para estudar em Roma, entre 1946 a 1949, onde também foi bolseiro do governo italiano, frequentando depois um curso de especialização em medalhística na Escola de Arte de Medalha de Roma, entre 1950 e 1951.

A sua obra foi apresentada em várias exposições internacionais e está representada no Museu Nacional de Arte Contemporânea de Lisboa, no Museu Carlos Machado, no Museu de José Malhoa e em diversas galerias.

Açores
A Câmara Municipal de Lagoa aprovou em reunião, a proposta do regulamento do Prémio Municipal de Pintura Numídico Bessone.
Autarquia de Lagoa.doc
yes
O tempo no resto do mundo

Arquivos

Acordo Ortográfico

O que é o novo acordo?

O LusoPresse decidiu adotar o novo acordo ortográfico da língua portuguesa.

Todavia, estamos em fase de transição e durante algum tempo, utilizaremos as duas formas ortográficas, a antiga e a nova.   Contamos com a compreensão dos nossos leitores.

Carlos de Jesus
Diretor

 
LusoPresse - 2020