logo
rss  Vol. XVIII - Nº 319         Montreal, QC, Canadá - sexta-feira, 28 de Fevereiro de 2020
arrowFicha Técnica arrowEstatutos arrowPesquisar arrowContactos arrowÚltima hora arrowClima arrowEndereços úteis
Partilhe com os seus amigos: Facebook

Festa do 14° aniversário

Amigos de Rabo de Peixe, como sempre, disseram presente!

Norberto Aguiar

Por Norberto Aguiar

 

O Núcleo dos Amigos de Rabo de Peixe nasceu em 2000. Nos primeiros anos, o LusoPresse ainda reportou as suas promoções e atividades, mesmo se, por princípio – explicaremos noutra altura, com mais tempo – não estivéssemos de acordo com o aparecimento de grupos do género.

Quis o destino que, dois ou três anos depois, um imbróglio entre um colaborador nosso com um dirigente – hoje à frente de um organismo comunitário – fizesse com que o LusoPresse nunca mais fosse convidado. A reportagem não foi do agrado do personagem!...

Festa Amigos R.de Peixe Nov. 2014 004.JPG
Presidente Eduardo Leite.

Mas o imbróglio Amigos de Rabo de Peixe e o LusoPresse não ficou por ali... Alguns anos mais tarde a «receita» repetiu-se, depois de alguém, bem-intencionado, ter pedido para que o LusoPresse fosse de novo cobrir uma festa dos Amigos de Rabo de Peixe. Foi pior a emenda do que o soneto.

Com esta última trapalhada, só possível pela grande necessidade de algumas pessoas quererem um protagonismo que chega, por vezes, a ser doentio, o LusoPresse nunca mais marcou lugar nas festas e promoções das gentes oriundas daquela simpática vila do concelho de Ribeira Grande. Até ao ano passado.

Emanuel Marques

Com efeito, foi o Emanuel Marques – que neste momento deve andar pela nossa querida ilha e por isso falhou uma festa onde marca sempre presença – que nos convidou para assistir, no ano passado, à festa dos Amigos de Rabo de Peixe. Quando ele (Emanuel), em reunião disse que nos ia convidar, os seus colegas, incrédulos, disseram que não era possível, que íamos declinar o convite... Afinal marcámos mesmo presença para surpresa dos seus responsáveis. A amizade, no caso, falou alto.

Festa Amigos R.de Peixe Nov. 2014 033.JPG
O casal Mineiro, que veio dos Açores, apadrinha-o a nossa empresária Olivia Paiva.

E entra em cena Eduardo Leite.

Para a festa deste ano, seguro do que aconteceu em 2013, já foi o próprio Eduardo Leite, presidente, que nos ligou para convidar para cobrirmos a festa. Sem razões para recusarmos, lá fomos em nome do LusoPresse e da LusaQ TV. O acolhimento não podia ter sido mais agradável.

Alegria e animação

Depois desta alargada introdução, que serviu para esclarecer muita coisa em suspenso, passemos ao quadro festivo propriamente dito.

Num ambiente de gala, mais parecendo um casamento como muito bem sabem organizar os portugueses, no complexo Roma, em St-Leonard, a sala dedicada aos Amigos de Rabo de Peixe, no primeiro andar, lado sul do edifício, contou com mais de 300 pessoas, na sua grande maioria naturais de Rabo de Peixe, ou seus filhos e netos. De fora também estiveram algumas pessoas, casos de António Moniz, vulgo António Mineiro, e sua esposa Eduarda. Este conhecido empresário rabopeixense veio dos Açores, como sempre acontece nestas ocasiões, para assistir à festa. De Toronto veio Artur Macedo, o homem que lidera igual grupo na cidade rainha. Uma terceira representação esteve a cargo de Joe Sousa, dos Amigos de Rabo de Peixe da Nova Inglaterra (East Providence). Todas aquelas individualidades, mais os locais Carlos Pereira e Clourêncio Brum foram homenageados no decorrer do serão.

Festa Amigos R.de Peixe Nov. 2014 043.JPG

Relativamente à parte musical, ela esteve a cargo do DJ Jeff Gouveia, um entraitener reputado, que não deixa ninguém indiferente, com as suas brincadeiras e escolha de reportório. A sua ação musical junto do público é de tal forma influente que a pista de dança está sempre repleta, num colorido deveras atrativo. Na parte final subiria ao palco o cantor luso-americano David Melo, que não desmereceu.

Minuto de silêncio

O jantar de aniversário haveria de começar por um minuto de silêncio por alma de todos os rabopeixenses falecidos. O Hino da Freguesia de Rabo de Peixe, que tem como padroeiro o Senhor Bom Jesus, retiniu pelos acordes de uma das duas filarmónicas do aglomerado nortenho (gravação). Seguiu-se-lhes a intervenção do presidente Eduardo Leite, que deu as boas-vindas, ao mesmo tempo que deixava transparecer o orgulho que tinha por estar ali diante de tantos conterrâneos sob a bandeira do Núcleo que dirige. «Esta festa lembra forçosamente as festas da nossa querida Vila de Rabo de Peixe». Todos aplaudiram.

Festa Amigos R.de Peixe Nov. 2014 011.JPG

Logo após, o repasto começou a ser servido. Com competência e qualidade, diga-se por ser justo. Já a sobremesa, uma requintada e enorme porção de frutas e doces dos mais variados e gulosos que há, foi apresentada um pouco mais tarde, entre mais um pé de dança e a atuação da Marcha do núcleo. E foi um «ver se te avias» que esta de um self-service a tudo permite. Pena que numa situação destas há sempre quem queira mais do que deve – leia-se, pode comer...

Exposição e livro

Num canto da sala havia uma exposição de fotografias relacionada com o muito do que se fez aqui nos 14 anos do Núcleo e do que foi ou é a atual vila de Rabo de Peixe.

Por fim, José Maria Cabral, poeta, tentava e vendia alguns dos seus livros de poesia «O conto da Vila II – Falar um pouco de tudo», com edição de 2014 e que conta com um leque de 1761 quadras, que é recorde mundial, no dizer do seu autor.

LusaQ TV

Festa Amigos R.de Peixe Nov. 2014 022.JPG
Jeff Gouveia, o homem do leme musical.

Como nota de rodapé, o facto de Ludmila Aguiar, apresentadora do programa televisivo LusaQ TV, ter sido extraordinariamente bem recebida, ao ponto de ser amplamente aplaudida, quando subiu ao palco, por gentileza dos dirigentes rabopeixenses, para convidar os presentes para assistirem à festa do 1° aniversário da LusaQ TV, que se realiza no dia 24 de janeiro, na sala Calixa Lavalée (Parc Lafontaine).

Comunidade
O Núcleo dos Amigos de Rabo de Peixe nasceu em 2000. Nos primeiros anos, o LusoPresse ainda reportou as suas promoções e atividades, mesmo se, por princípio – explicaremos noutra altura, com mais tempo – não estivéssemos de acordo com o aparecimento de grupos do género.
Festa do 14 aniversario.doc
yes
O tempo no resto do mundo

Arquivos

Acordo Ortográfico

O que é o novo acordo?

O LusoPresse decidiu adotar o novo acordo ortográfico da língua portuguesa.

Todavia, estamos em fase de transição e durante algum tempo, utilizaremos as duas formas ortográficas, a antiga e a nova.   Contamos com a compreensão dos nossos leitores.

Carlos de Jesus
Diretor

 
LusoPresse - 2020