logo
rss  Vol. XVIII - Nº 319         Montreal, QC, Canadá - quarta-feira, 01 de Abril de 2020
arrowFicha Técnica arrowEstatutos arrowPesquisar arrowContactos arrowÚltima hora arrowClima arrowEndereços úteis
Partilhe com os seus amigos: Facebook

Clube Portugal de Montreal

São Martinho trouxe a capa da amizade

Adelaide Vilela

Por Adelaide Vilela (texto e fotos)

Caros leitores a vossa bênção! Chega o Natal! Que a paz esteja convosco!

Aqui e agora o inverno já assobia às portas do céu, e está capaz de fechar os últimos passos do outono que mal começou. A neve e o gelo já arreliam os ossos, os nervos já bulham com a alma que não quer sair da «sua abóbada» nem falar com Deus. Normal, zangou-se com o sol que mandou prender a lua até ao próximo ano, em maio, tempo da nova primavera. Quem se alegrou e bebeu umas pingolas foi o bendito S. Martinho. Logo diz a velha lenda que num certo caminho de Roma, partilhou metade da sua capa vermelha com um pobrezinho cheio de frio. Pudera, carregadinho já nem precisava dela!

Clube Portugal Biblioteca IMG_6509.JPG
A advogada Carla Vicente visita o pai no Clube Portugal de Montreal com a sua família.

Pois é, meus amigos, foi belo o gesto de amizade e partilha de S. Martinho. Quantos de nós faríamos o mesmo? Nesta altura do ano diz-se que S. Martinho vai à adega e prova o vinho. Mas à custa dele muitos descem ao poço do tinto e regressam com as faces rosadas perfumando as moças de maneira tal que até as fazem fugir… é o tintol em ebulição! Nada que o amor não resolva, nada que a amizade não entende.

O que posso dizer é que o S. Martinho do Clube Portugal de Montreal, organizado pela numerosa e dinâmica direção, tudo sabe e tudo entende porque desistir não é com eles. Cada um leva simplesmente ao outro o melhor exemplo de trabalho, compartilhando ideias e saberes com os mais jovens que perfazem um grande grupo.

Clube Portugal direcao IMG_6540.JPG
A grande família que é a direção do Clube, com o seu presidente António Moreira à cabeça.

Hoje recordamos o dia de S. Martinho em especial e as pessoas que estiveram connosco, algumas nem sequer as conhecíamos, como foi o caso dos primos do saudoso Fernando André. Depois desfrutámos a bela companhia do Sr. José da Boutique Ana Maria e da Esposa. Connosco à mesma mesa vieram sentar-se amigos de longa data, o Manuel de Fátima e a esposa Manuela. Lindo foi encontrar o meu menino Jesus, o Paulinho e a mãe dele, ele representou Jesus num Presépio ao vivo, na peça que organizei no tempo da TV Portuguesa, do falecido Carlos Querido.

Não podemos ir mais longe sem assinalar o delicioso bacalhau que nos foi apresentado, bem confecionado, num modo de servir rápido e eficaz. A seguir saboreamos o delicioso pudim caseio e as castanhas.

Clube Portugal Gabriel anos IMG_6535.JPG
Os anos do pequeno Gabriel.

E devemos todo este empenho à Direção, no que respeita ao bom ambiente deste espaço: «Tudo se faz para que os presentes se sintam em casa». Palavras do presidente da coletividade, o Sr. António Moreira. Foi desta maneira que realçou a presença da Ludmila Aguiar, permitindo-lhe que subisse ao palco para que anunciasse a festa do primeiro aniversário da LusaQ TV, que virá de certo modo promover a língua e a cultura portuguesas através da televisão, na qual ela é animadora/apresentadora. A Festa vai ter lugar no dia 24 de janeiro de 2015.

Num abrir e fechar de olhos o simbólico dia chegava ao fim quando observei um grandíssimo bolo às cores e a música melodiava: parabéns a você! Havia ali por perto um lindo S. Martinho de palmo e meio que festejava o seu aniversário. Para que se registe, a equipa do jornal LusoPresse envia ao menino Gabriel sinceros parabéns e muitas felicidades.

Que haja sempre união e espírito de aventura no Clube Portugal de Montreal, para que os vindouros saibam festejar com o nosso abraço o mesmo S. Martinho daqui a muitos anos. Deus queira. Daqui até lá vamos partilhando as capas de S. Martinho em todos os Clubes e Associações Portuguesas pelo mundo.

Comunidade
Caros leitores a vossa bênção! Chega o Natal! Que a paz esteja convosco!
Clube Portugal de Montreal.doc
yes
O tempo no resto do mundo

Arquivos

Acordo Ortográfico

O que é o novo acordo?

O LusoPresse decidiu adotar o novo acordo ortográfico da língua portuguesa.

Todavia, estamos em fase de transição e durante algum tempo, utilizaremos as duas formas ortográficas, a antiga e a nova.   Contamos com a compreensão dos nossos leitores.

Carlos de Jesus
Diretor

 
LusoPresse - 2020