logo
rss  Vol. XVIII - Nº 319         Montreal, QC, Canadá - terça-feira, 24 de Novembro de 2020
arrowFicha Técnica arrowEstatutos arrowPesquisar arrowContactos arrowÚltima hora arrowClima arrowEndereços úteis
Partilhe com os seus amigos: Facebook

Câmara Municipal de Lagoa

Cria Prémio Municipal Literário

A Câmara Municipal de Lagoa aprovou, em reunião de câmara, o regulamento de Prémio Municipal Literário Padre Doutor Simão Leite de Bettencourt.

Esta foi uma proposta apresentada pelo Presidente do município lagoense, Eng.º João Ponte, com o intuito de dignificar e perpetuar a memória do ilustre lagoense Padre Doutor Simão Leite de Bettencourt, uma personalidade incontornável das letras, autor de vários pensamentos, artigos de opinião e manuscritos de teor humanista e universal.

O presente regulamento define as normas que regem o concurso Prémio Municipal Literário Padre Doutor Simão Leite de Bettencourt, instituído pela Câmara Municipal de Lagoa, através do qual se pretende estimular e criação da escrita literária.

Salienta-se que o Prémio é concedido bianualmente, nos anos pares, e destina-se a galardoar um autor português, ou de um país de língua oficial portuguesa, da melhor obra no género de ficção narrativa, nas categorias de romance, novela e conto, visando assim estimular a criação literária e, em especial, o aparecimento de novos autores, sendo o vencedor premiado com a atribuição de um prémio pecuniário de 2 000,00 €.

O Padre Doutor Simão Leite de Bettencourt nasceu no concelho da Lagoa, a 28 de outubro de 1913, tornando-se num ilustre açoriano, membro do clero, filósofo e ensaísta, poliglota e personalidade dotada de vasta cultura.

Foi uma personalidade incontornável das letras, depois de se ter formado em Filosofia, Teologia e Direito Canónico na Universidade Gregoriana, tendo sido autor de vários pensamentos, artigos de opinião e manuscritos de teor humanista e universal.

Para além disso foi um acérrimo defensor dos valores humanistas e do exercício da cidadania ao longo da sua vida, traduzidos no desempenho da sua atividade como padre em Roma, São Paulo, Rio de Janeiro, São José da Califórnia, Oakland e também como Diretor Espiritual do Seminário Diocesano de Angra do Heroísmo e colaborador direto do Papa João XXIII.

O Padre Simão Leite de Bettencourt notabilizou-se ainda pela sua vocação pedagógica, enquanto professor em diversos países, dominava para além das línguas clássicas (latim, grego e hebraico), as línguas francesa, espanhola, italiana, alemã e russa.

Açores
A Câmara Municipal de Lagoa aprovou, em reunião de câmara, o regulamento de Prémio Municipal Literário Padre Doutor Simão Leite de Bettencourt.
Camara Municipal de Lagoa.doc
yes
O tempo no resto do mundo

Arquivos

Acordo Ortográfico

O que é o novo acordo?

O LusoPresse decidiu adotar o novo acordo ortográfico da língua portuguesa.

Todavia, estamos em fase de transição e durante algum tempo, utilizaremos as duas formas ortográficas, a antiga e a nova.   Contamos com a compreensão dos nossos leitores.

Carlos de Jesus
Diretor

 
LusoPresse - 2020