logo
rss  Vol. XVIII - Nº 319         Montreal, QC, Canadá - terça-feira, 24 de Novembro de 2020
arrowFicha Técnica arrowEstatutos arrowPesquisar arrowContactos arrowÚltima hora arrowClima arrowEndereços úteis
Partilhe com os seus amigos: Facebook

Bilhete de Lisboa

Grafite

Por Filipa Cardoso

Segundo a Wikipédia grafite (do italiano graffiti) é o nome dado às inscrições feitas em paredes, desde o Império Romano.

Por muito tempo visto como um assunto irrelevante ou mera contravenção, atualmente o grafite já é considerado como forma de expressão incluída no âmbito das artes visuais, mais especificamente, da street art ou arte urbana.

Esta pequena introdução está relacionada com a compra que fiz recentemente de um livro que se intitula «Street Art Lisbon», que reúne imagens de 188 obras de grafite espalhadas pela cidade de Lisboa, realizadas entre 2012 e 2013.

Acompanha o livro um mapa em que as obras são devidamente assinaladas e que ajuda os apreciadores a encontrá-las.

Foi editado pela Zest, com apoio da GAU – Galeria de Arte Urbana, uma unidade do Departamento do Património Cultural, da Câmara Municipal de Lisboa, criada em 2008, no Bairro Alto

Desde 2010 o número de projetos apoiados pela GAU tem vindo a aumentar, mas sendo a street art efémera, uma obra pode desaparecer de um dia para o outro e logo surgir outra no seu lugar, o livro já se encontra desatualizado e não demorará muito, segundo a Zest, a surgir um novo volume referente a 2014.

Lisboa passou a fazer parte das melhores cidades do mundo para apreciar street art, local regular de visita de grandes artistas mundiais como Arys, BLU, Os Gémeos, M. Chat, Sam 3, e os portugueses, Vhils, Pantónio, MAR entre outros.

Em vários jornais internacionais têm sido publicadas notícias sobre os grafites em Lisboa:

The Guardian «For cutting-edge street art, head to the portuguese capital...»

The New York Times Style Magazine «Young Lisbon is indeed «building» like crazy...»

National Geographic Traveller Magazine «...making Lisbon the current global hotspot for street art...».

Da parte da GAU tem havido uma clara preocupação em preservar o património artístico existente e incentivar a não prática de grafite destrutivo, o que infelizmente não tem sido completamente conseguido o que a torna num flagelo.

Lisboa é uma das mais belas cidades para se estar ao ar livre e, também, o lugar ideal para nos tempos que correm se poder apreciar a mais pública de todas as artes...

Bilhete de Lisboa
Segundo a Wikipédia grafite (do italiano graffiti) é o nome dado às inscrições feitas em paredes, desde o Império Romano.
Bilhete de Lisboa.doc
no
O tempo no resto do mundo

Arquivos

Acordo Ortográfico

O que é o novo acordo?

O LusoPresse decidiu adotar o novo acordo ortográfico da língua portuguesa.

Todavia, estamos em fase de transição e durante algum tempo, utilizaremos as duas formas ortográficas, a antiga e a nova.   Contamos com a compreensão dos nossos leitores.

Carlos de Jesus
Diretor

 
LusoPresse - 2020