logo
rss  Vol. XVIII - Nº 318         Montreal, QC, Canadá - segunda-feira, 16 de Setembro de 2019
arrowFicha Técnica arrowEstatutos arrowPesquisar arrowContactos arrowÚltima hora arrowClima arrowEndereços úteis
Primeira Página
Current Edição
Destaque
LEITAO 4M5A6851 - Version 2

Homenagem aos Ministros das Finanças

Carlos Leitão condecorado pelo Presidente da República

LusoPresse – No passado sábado, dia 31 de outubro, no Centre des Congrès et Banquets Renaissance, com a presença de centenas de compatriotas, teve lugar um jantar de homenagem a dois luso-canadianos que, coincidentemente, ocupam os lugares de Ministros das Finanças das duas mais importantes províncias canadianas. Carlos Leitão, ministro do Quebeque e Charles Sousa, ministro do Ontário.

Comunidade
Combatentes 2

No Parque Pedro da Silva, em Laval

Inaugurado monumento aos Combatentes Portugueses

O núcleo quebequense da Liga dos Combatentes Portugueses inaugurou sábado passado, no Parque Pedro da Silva, em Laval, um monumento dedicado a todos os Combatentes Portugueses do Quebeque. A cerimónia contou com a presença de muitos antigos soldados, alguns familiares, amigos e convidados, como veremos mais adiante. Presidiram ao ato o presidente do Núcleo Quebequense, o engenheiro António Santiago, e o novo cônsul-geral de Portugal em Montreal, Dr. José Guedes de Sousa.

Comunidade
Pai Natal IMG_6787

Na rue Ste-Catherine

Desfile do Pai Natal

Com a apresentação de Carlos Ferreira, atual presidente do Conselho de Administração do grupo «Destino Centro da Cidade de Montreal», foi levada a efeito a conferência de Imprensa de apresentação do 64° Desfile do Pai Natal que se realiza na rua Ste-Catherine, no sábado, dia 22 de novembro, com início às 11 horas.

Comunidade
Cathy Pimentel Club Ballatou Oct 2014-209

No Balattou

Espetáculo Cathy e os seus amigos

Foi a segunda vez que Cathy Pimentel, jovem cantora da comunidade, que agora virou fadista, atuou na casa de espetáculos Balattou. A primeira vez foi em abril passado, quando no âmbito do festival «Nuits d’Afrique», ela se exibiu para um público quebequense, na sua maioria conhecedor, não fosse o Balattou a porta de entrada de grandes artistas, principalmente de africanos que nos visitam ao longo do ano.

Entrevista
Ana Isabel ferreira

Ana Isabel Ferreira

Mais uma estrela brilha em de S. Miguel, Açores

Quis Deus que Ponta Delgada desse brilho e luz ao olhar sereno e belo da pequena estrela que se fez mulher ao aprender a crescer e a viver com os sons das gaivotas, com o assobiar do vento; com o segredo do basalto e da lava do vulcão… ah! com o ruído das ondas: o eco dos cantos que o mar inventa. Logo, acredita que apesar de viver num arquipélago, a terra é o lugar, sem mistérios, nem segredos, a ilha ideal para todos os homens! Amar a Ilha que lhe deu o Ser e a dotou de múltiplos talentos e valores é o seu lema.

Desporto
Ferrari

Últimas do Impacto

Cabeças começam a rolar...

Como já todos sabem, o Impacto de Montreal acabou a época muito mal, se bem que, no último jogo tenha feito uma boa exibição, diante do DC United, que terminou líder da Zona Este, com 59 pontos, mais quatro que o Revolution de Bóston.

Desporto
Landon-Donovan-waves-goodbye-at-USAvECU

Major League Soccer

Lugar às eliminatórias

Terminadas as 34 jornadas do Campeonato da Major League Soccer, que teve o Sounders de Seattle como grande vencedor, averbando 64 pontos, mais três do que o La Galaxy de Los Angeles, ambos da Divisão Oeste, com o DC United, primeiro da Divisão Este, a do Impacto, a ficar a cinco pontos do primeiro lugar e a dois do segundo, o que talvez queira demonstrar que as equipas do Oeste do continente possam estar uns furos acima... passemos para o período atual, o das eliminatórias de fim de temporada, que dá ensejo para que as 10 equipas apuradas possam lutar pela respetiva Taça MLS que é, ao invés do que acontece na Europa e nos mais diversos campeonatos nacionais de dezenas de outros países, o título mais importante do futebol no Canadá e Estados Unidos, países onde está, claro, inserida a Major League Soccer.

Açores
AMRAA

AMRAA CONCLUI QUE PROPOSTA DE ORÇAMENTO DE ESTADO CONTINUA A REDUZIR TRANSFERÊNCIAS E A ASFIXIAR OS MUNICÍPIOS AÇORIANOS

A Associação de Municípios da Região Autónoma dos Açores (AMRAA) contesta a proposta de Lei do Orçamento de Estado para 2015 (OE) e acusa o Governo da República de continuar a asfixiar o Poder Local, tendo em conta a continuada diminuição das transferências do Orçamento do Estado para os Municípios.

Ler em PDF
Editorial

Editorial

Estado merceeiro

Carlos Leitão, Ministro das Finanças do Quebeque, num discurso que pronunciou durante uma reunião de economistas em Quebeque, declarou que o Estado não é a única entidade capaz de fornecer os serviços públicos de que a população tem necessidade. Que o importante não é quem presta o serviço mas o serviço em si.
Ler artigo
Crónica

A Saúde cancerosa

De repente a Saúde transformou-se no patinho feio da «via açoriana».
Ler artigo
Bilhete de Lisboa

BILHETE DE LISBOA

Visita a Beja

Beja, no Baixo Alentejo, a cerca de 140 km da capital, é uma cidade que eu conhecia mal e por essa razão fui lá passar uns dias.
Ler artigo
Em foco

In the Mouth

Um projeto de Nicolas Fonseca

À entrada lê-se, em grandes letras feitas de musgo, Food+Bodyconvida tado od no velho Porto, que acolhe y*|ida a crescer-lhe num pulmeceitas novas, novos ingredientes, etc. =Symbiosis. Estamos no Centre Phi, no velho porto de Montreal. O In the Mouth, um projeto do artista multidisciplinar Nicolas Fonseca, inclui o Poetic Food Centre, uma exposição/instalação, que convida, durante o mês de outubro, a explorar o universo da comida e todos os sentidos que ela nos desperta. Tudo o que se vê e ouve é um desafio às nossas emoções, é um jogo de fronteiras entre a ficção e a realidade. O que poderia ser apenas um quadro bucólico, onde o verde domina, é também uma oportunidade para deixar fluir memórias antigas e pensar na representação que a comida tem nas nossas vidas, nas relações interpessoais e na cultura de cada povo. Além das exposições e instalações, o projeto In the Mouth inclui uma série de jantares experimentais onde o ingrediente principal é sem dúvida uma grande dose de criatividade.
Ler artigo
Necrologia

OTÍLIA BETENCOURT DA SILVEIRA

1943 – 2014

Faleceu em Montreal no dia 20 de outubro de 2014, com 70 anos de idade, Otília Augusta de Sousa Betencourt, natural da Lomba, Lajes das Flores, esposa de José Brum da Silveira.
Ler artigo
Crónica

A Autonomia mausoléu!

A Autonomia está a transformar-se num mausoléu.
Ler artigo
Comunicado

Consulado-geral

Concerto de Cristina Branco e de João Paulo Esteves da Silva

O Consulado-Geral de Portugal em Montreal informa que, no âmbito do plano de atividades culturais para o ano de 2014, em colaboração com a Embaixada de Portugal em Otava e com o patrocínio do Camões Instituto de Cooperação e da Língua e da Caixa Desjardins Portuguesa, vai promover um concerto de Cristina Branco (voz) e João Paulo Esteves da Silva (Piano) com o tema O fado no sentido, que terá lugar sexta-feira, 28 de novembro de 2014, pelas 20h00 no Oscar Peterson Hall, situado em 7141, rua Sherbrooke oeste, Montreal (Campus Loyola da Universidade Concordia).
Ler artigo
Necrologia

ANDRÉ MOREIRA MARQUES

1983 – 2014

Faleceu em Montreal no dia 26 de outubro de 2014, com 31 anos de idade, André Moreira Marques, natural de Montreal (Quebeque), irmão do falecido Paulo Sérgio Marques.
Ler artigo
Biografia

NOTA BIOGRÁFICA

Luciana Graça

Nasceu em 1981. Vive desde sempre em Soza, aldeia do concelho de Vagos e do distrito de Aveiro.
Ler artigo
Língua Portuguesa

Português ao raio X

Um novo mês teve há poucos dias início. E com ele começa também esta nossa pequena rubrica, que nasceu de um nosso grande sonho. O sonho de partilhar este nosso amor pela língua portuguesa com todos os portugueses. Foi enorme a emoção ao ver a mesma pela primeira vez publicada no Jornal de Notícias, em março de 2009.
Ler artigo
Necrologia

MÁRIO TEIXEIRA

1932 – 2014

Faleceu em Montreal, no dia 19 de outubro de 2014, com 81 anos de idade, Mário Teixeira, natural de Braga (Sé), Portugal, esposo de Laurinda Silva Teixeira.
Ler artigo
O tempo no resto do mundo

Arquivos

Acordo Ortográfico

O que é o novo acordo?

O LusoPresse decidiu adotar o novo acordo ortográfico da língua portuguesa.

Todavia, estamos em fase de transição e durante algum tempo, utilizaremos as duas formas ortográficas, a antiga e a nova.   Contamos com a compreensão dos nossos leitores.

Carlos de Jesus
Diretor

 
LusoPresse - 2019