logo
rss  Vol. XVIII - Nº 318         Montreal, QC, Canadá - quarta-feira, 03 de Junho de 2020
arrowFicha Técnica arrowEstatutos arrowPesquisar arrowContactos arrowÚltima hora arrowClima arrowEndereços úteis
Partilhe com os seus amigos: Facebook

Homenagem aos Ministros das Finanças

Carlos Leitão condecorado pelo Presidente da República

Carlos de Jesus

Por Carlos de Jesus

LusoPresse – No passado sábado, dia 31 de outubro, no Centre des Congrès et Banquets Renaissance, com a presença de centenas de compatriotas, teve lugar um jantar de homenagem a dois luso-canadianos que, coincidentemente, ocupam os lugares de Ministros das Finanças das duas mais importantes províncias canadianas. Carlos Leitão, ministro do Quebeque e Charles Sousa, ministro do Ontário.

LEITAO 4M5A6851 - Version 2.JPG

Na mesa de honra, além dos homenageados e suas esposas, encontravam-se também a ministra quebequense da Imigração e Inclusão Katerine Weill, o presidente da Câmara de Montreal, Denis Coderre, a conselheira das Comunidades Portuguesas, Clementina Santos e esposo, Me. Arlindo Vieira, o embaixador de Portugal no Canadá, Dr. José Fernando Moreira da Cunha e o presidente do conselho de administração da Caixa Desjardins Portuguesa, Emanuel Linhares e esposa. Na sala estavam presentes vários dignitários, entre outros o cônsul-geral de Portugal em Montreal, Dr. José Guedes de Sousa, a deputada liberal provincial de Bourassa-Sauvé, Rita de Santis, o presidente da freguesia de Anjou, Luís Miranda, o vereador de Rivière-des-Prairies, Manuel Guedes, além do antigo deputado dos Açores, Dr. António Pedro da Costa.

LEITAO 4M5A6846 - Version 2.JPG
Caravelas representativas dos Descobrimentos foram oferecidas pelo Comité Organizador aos dois homenageados, ministros Carlos Leitão e Charles de Sousa. A foto em baixo assinala o momento em que o embaixador de Portugal, José Moreira da Cunha, colocava ao peito de Carlos Leitão as insígnias de comendador. Assistem ao ato o cônsul- geral de Portugal José de S o u s a Guedes e Emanuel Linhares do Comité organizador.
Foto Manuel Ribeiro - LusoPresse

A apresentação do evento esteve a cargo de Ludmila Aguiar e Tavares Bello, o qual sublinhou que esta era a última vez que se metia nestas andanças e que daqui para o futuro se iria ocupar dos netos…

Depois dos discursos das personalidades da mesa de honra, louvando o exemplo que representa para toda a comunidade portuguesa, e em particular para os jovens, o papel destes dois ministros, um nascido em Toronto, Charles Sousa, e o outro natural de Peniche, chegado ao Canadá com 18 anos, são a prova de que com esforço, estudo e trabalho o Canadá é realmente uma terra de oportunidades, como teve a ocasião de sublinhar a ministra Weill.

Falaram em seguida os dois homenageados que, depois de agradecerem as palavras dos oradores precedentes, mostraram o seu apreço pela presença numerosa dos convivas e pela iniciativa dos organizadores.

Depois do jantar, como a cereja sobre o bolo, saiu a surpresa pela mão do embaixador português que leu a mensagem do Presidente da República Portuguesa, Prof. Cavaco Silva, que acompanhava a condecoração da

Leitao 4M5A6847 - Version 2.JPG

Comenda da Ordem do Infante D. Henrique atribuída ao nosso compatriota Carlos Leitão, que justificada e garbosamente a pôs ao peito.

No final, houve uma sessão de fados pela voz inconfundível de Cathy Pimentel, acompanhada pelos seus músicos.

Destaque
LusoPresse – No passado sábado, dia 31 de outubro, no Centre des Congrès et Banquets Renaissance, com a presença de centenas de compatriotas, teve lugar um jantar de homenagem a dois luso-canadianos que, coincidentemente, ocupam os lugares de Ministros das Finanças das duas mais importantes províncias canadianas. Carlos Leitão, ministro do Quebeque e Charles Sousa, ministro do Ontário.
Homenagem aos ministros das financas.doc
yes
O tempo no resto do mundo

Arquivos

Acordo Ortográfico

O que é o novo acordo?

O LusoPresse decidiu adotar o novo acordo ortográfico da língua portuguesa.

Todavia, estamos em fase de transição e durante algum tempo, utilizaremos as duas formas ortográficas, a antiga e a nova.   Contamos com a compreensão dos nossos leitores.

Carlos de Jesus
Diretor

 
LusoPresse - 2020