logo
rss  Vol. XVIII - Nº 318         Montreal, QC, Canadá - sexta-feira, 28 de Fevereiro de 2020
arrowFicha Técnica arrowEstatutos arrowPesquisar arrowContactos arrowÚltima hora arrowClima arrowEndereços úteis
Partilhe com os seus amigos: Facebook

BILHETE DE LISBOA

Visita a Beja

Por Filipa Cardoso

Beja, no Baixo Alentejo, a cerca de 140 km da capital, é uma cidade que eu conhecia mal e por essa razão fui lá passar uns dias.

Escolhi ficar na Herdade de Grous.

Esta Herdade tem cerca de 730 hectares, uma barragem de 80 hectares, gado e cavalos. Contudo é mais conhecida pela sua produção de vinhos que têm ganho diversos prémios internacionais. Os seus trinta quartos, duas piscinas, restaurante com vistas panorâmicas, caves e adegas proporcionam aos seus hóspedes uma estadia muito agradável.

Em Beja visitei vários monumentos e edifícios religiosos.

A Torre de Menagem do Castelo com 40 metros de altura, a mais alta do país, sobressai no horizonte. Esta torre é considerada um dos mais belos exemplos da arquitetura militar da Idade Média de Portugal. A porta principal do castelo abre-se em arco ogival e dá acesso à praça de armas. Visitei e gostei muito do «Núcleo Museológico Rua do Sembrano».

Este projeto concluído em 2004 é de autoria do arquiteto Fernando Sequeira Mendes.

Os visitantes são convidados a passear em cima de uma superfície de vidro e admirar as escavações que põe a descoberto vestígios que se estendem cronologicamente desde a Pré-História até à Época Contemporânea..

Não podia deixar de visitar o Museu Regional de Beja, Rainha D. Leonor, criado em 1927 no antigo Convento de Nossa Senhora da Conceição da Ordem de Santa Clara.

Está dividido em três áreas: arqueologia, ourivesaria e pintura mas logo à entrada os visitantes são brindados com um espaço vestibular que prolonga a nave da Igreja toda coberta de talha dourada e vários painéis de azulejos. Magnifico mas infelizmente a precisar de um restauro urgente.

No segunda piso, ao fundo da galeria, estive junto de uma janela gradeada, mais conhecida pela «janela da Mariana».

Soror Mariana Alcoforado (1640-1723), autora das famosas cartas de amor dirigidas ao oficial francês Chamilly, viveu neste Convento.

O pequeno Museu Jorge Vieira ocupa um espaço fundamental na dinâmica cultural de Beja. A partir da coleção aqui representada por esculturas em mármore, ferro e terracota, pude contactar com a obra de Jorge Vieira, escultor que marcou o mundo das artes no século XX.

Depois de um lauto jantar na Adega Típica 25 de Abril, e já de regresso ao hotel, fui surpreendida ao passar pela Biblioteca Municipal José Saramago, por estar ainda aberta. Encerra às 23H00.

É uma biblioteca moderna, funcional, complementada com setores infantis, audiovisual e multimédia – internet.

Antes do regresso a casa fui visitar a Herdade da Malhadinha, muito perto da Herdade de Grous, mais propriamente em Albernoa.

É uma exploração familiar que produz vários vinhos de grande qualidade. Fazem parte deste projeto uma moderna adega, um restaurante liderado pelo Chefe Consultor Joachim Koerper e o Monte da Peceguina, com 10 quartos e spa.

Já de regresso a Lisboa ainda houve tempo para um almoço gastronómico no restaurante A Escola, instalado numa antiga escola primária em Cachopos, perto de Alcácer do Sal.

Assim se fechou, com chave de ouro, uma visita a terras alentejanas.

 

Bilhete de Lisboa
Beja, no Baixo Alentejo, a cerca de 140 km da capital, é uma cidade que eu conhecia mal e por essa razão fui lá passar uns dias.
Bilhete de Lisboa.doc
no
O tempo no resto do mundo

Arquivos

Acordo Ortográfico

O que é o novo acordo?

O LusoPresse decidiu adotar o novo acordo ortográfico da língua portuguesa.

Todavia, estamos em fase de transição e durante algum tempo, utilizaremos as duas formas ortográficas, a antiga e a nova.   Contamos com a compreensão dos nossos leitores.

Carlos de Jesus
Diretor

 
LusoPresse - 2020