Éric Bédard é o advogado principal da firma de consultores Fasken Martineau. Filho do antigo ministro da justiça do governo pequista, Marc-André Bédard, em 1994, jovem advogado, já fazia parte do gabinete de Jacques Parizeau, então primeiro-ministro do Quebeque. Quando Lucien Bouchard substitui Parizeau, Éric Bédard continua nas boas graças do governo pequista, tanto mais que o seu pai era amigo íntimo de Bouchard.
Ler artigo
Crónica
Como se destrói um país
Aleluia! Cavaco Silva ressuscitou!
O Presidente da República levou oito longos anos a perceber o que todos os cidadãos se vêm queixando há longo tempo.
Ler artigo
Crónica
Alice da Biblioteca
Eu estava na 3ª classe e, no ano à minha frente, uma aluna da Escola Feminina ganhou um prémio. Não faço ideia se era a nível de Escola, se de Concelho, de Distrito, ou se Nacional. Mas o facto deixou-me de queixo caído: duas prateleiras de livros!
Ler artigo
Bilhete de Lisboa
Bilhete de Lisboa
Fim de semana de agosto 2014
Num dos fins de semana de agosto passado senti-me uma verdadeira turista.
Ler artigo
Comunidade
A 29 de novembro
LusaQ TV festeja primeiro aniversário
Para os telespectadores portugueses, luso-descendentes e lusófilos de Montreal e arredores a LusaQ TV apareceu no panorama televisivo local em meados do mês de dezembro de 2013. Mas para os seus criadores, a história começa a 28 de setembro do mesmo ano quando Pedro Querido, antigo produtor do «Luso Québécois» aproxima em nome de Sam Norouzi Norberto Aguiar para se tornar produtor do novo programa de televisão, em Português, a levar a cabo no Canal ICI International, também criado poucos meses antes.
Ler artigo
Crónica
Pedra de Toque
Cartas de Amor de Maria Amélia
«... deu-lhe a nossa direção e contactos e assim
Ler artigo
Comunidade
Jantar de homenagem
Pela primeira vez no Canadá simultaneamente dois luso-canadianos ocupam o prestigioso lugar de ministro das Finanças em duas das mais importantes províncias do Canadá.
Ler artigo
Crónica
«The Soccer Diários» de Michael Agovino
Como o futebol se tornou em 30 anos um desporto adulto nos Estados Unidos
Tratar-se-á da autobiografia dum fanático de futebol? Duma tese de antropologia desportiva? Dum livro de humor à americana? Duma pequena bíblia para não-iniciados? Uma coletânea de novelas? Pensando bem, é tudo isto ao mesmo tempo. Maravilhosamente bem escrito com um vocabulário cheio de fantasia. A escrita dum mestre, tocando também o cinema, as artes e a Wurste mit Senf (salsichas com mostarda). Trezentas páginas para saborear devagarinho durante um fim de semana de outono.
Ler artigo
Crónica
«The Soccer Diaries» de Michael Agovino
Comment le soccer est devenu en 30 ans un sport adulte aux États-Unis
S'agit-il de l’autobiographie d'un mordu du soccer? D’une thèse en anthropologie sportive? D'un livre d’humour à l'américaine? D’une petite bible pour non-initiés? D'un recueil de nouvelles? À bien y penser, tout cela en même temps. Merveilleusement bien écrit avec un vocabulaire fantaisiste. La plume d’un maître touchant également au cinéma, aux arts et à la Wurste mit Senf (saucisse avec moutarde). Un trois cents pages à savourer à petites gorgées pendant une fin de semaine d'automne.
Ler artigo
Política Canadiana
No Ontário
Portuguesa candidata a «mayor»
A portuguesa Rosalinda Garcia justifica a sua candidatura à Câmara canadiana de Whitby com a necessidade de contrariar o desemprego jovem, um problema que também afeta a segunda geração de imigrantes.
Ler artigo
Cronologia
ANTÓNIO PAULO
1930 – 2014
Faleceu em Montreal no dia 28 de setembro de 2014, com 84 anos de idade, António Paulo, natural de Portugal, esposo de Franca Catarinacci.
Ler artigo
Cronologia
FRANCISCO FIGUEIREDO
1948 – 2014
Faleceu em Montreal no dia 23 de setembro de 2014, com 66 anos de idade, Francisco Figueiredo, natural de Rabo de Peixe, São Miguel, Açores, esposo de Maria Adelaide Figueiredo.
Ler artigo
Cronologia
MANUEL AUGUSTO ALBERTO DE ALMEIDA
1930 – 2014
Faleceu em Montreal, no dia 26 de setembro de 2014, com 84 anos de idade, Manuel Almeida, natural de São João da Madeira, esposo de Durbalina Rosa de Pinho.
O LusoPresse decidiu adotar o novo acordo
ortográfico da língua portuguesa.
Todavia, estamos em fase de transição e durante algum
tempo, utilizaremos as duas formas ortográficas, a antiga
e a nova. Contamos com a compreensão dos
nossos leitores.