logo
rss  Vol. XVIII - Nº 316         Montreal, QC, Canadá - segunda-feira, 16 de Setembro de 2019
arrowFicha Técnica arrowEstatutos arrowPesquisar arrowContactos arrowÚltima hora arrowClima arrowEndereços úteis
Primeira Página
Current Edição
Destaque
2014-09-19 16.57.29

Jacinta Amâncio

300 mil para Casa de Portugal

Em entrevista à emissão «Personalidades da nossa comunidade» da LusaQ.TV, a Diretora-Geral da Caixa Desjardins Portuguesa, Jacinta Amâncio, disse-nos que a Caixa podia dar 300 mil dólares por ano a uma possível Casa de Portugal.

Destaque
Cabral OSVALDO foto premiada _PR11093

Pedro Ribeiro, premiado com foto na BBC Magazine

«Turismo de mergulho é pilar fundamental nos Açores»

Uma foto subaquática obtida no mar da ilha de Santa Maria, em agosto passado, acaba de ser premiada com a sua publicação na famosa revista «BBC Wildlife Magazine» deste mês de outubro.

Reportagem
Alexandre da Costa Desjardins

Da Costa e Richard Desjardins juntos no palco

«Rien n’est plus vivant qu’un souvenir», não há nada mais vivo do que uma memória, foi o mote para um espetáculo onde a vida, a poesia e a música de Federico García Lorca foi celebrada nas noites de 17 e 18 de setembro. Richard Desjardins, Alexandre Da Costa e Alexandre Éthier juntos no palco do teatro Outremont onde uma sala cheia aplaudiu de pé o concerto literário Soleil d’Espagne – Vies et poésies de Lorca. Olé!

Cinema
Fabienne Boris

O filme «Hope»:

A dura realidade dos migrantes africanos do Saara

A soirée de abertura do Festival do Filme Black com tapete vermelho foi a oportunidade para um encontro animado com vários representantes da comunidade negra e de simpatizantes de todos os meios, na outra semana, no Cinema Imperial. Alguns representantes do LusoPresse e da LusaQ TV juntaram-se com prazer aos convidados de honra. Foi também a ocasião de ver o filme coup-de-poing do realizador Boris Lojkine, descrevendo as aventuras dolorosas de numerosos migrantes africanos tentando entrar na Europa transitando por Marrocos e a Espanha.

Cinema
Fabienne Boris

Le film «Hope»:

La dure réalité des migrants africains du Sahara

La soirée d'ouverture du Festival du Film Black sur tapis rouge a donné lieu à une rencontre animée de plusieurs représentants de la communauté noire et de sympathisants de tous les milieux la semaine passée au cinéma Impérial. Quelques représentants de LusoPresse et de LusaQ TV se sont joints avec plaisir aux invités d’honneur. Ce fut aussi l'occasion de voir le Ce fut aussi l’occasion de voir le film coup-de-poing du réalisateur français Boris Lojkine décrivant les aventures douloureuses des nombreux migrants africains tentant de passer en Europe en transitant par le Maroc et l'Espagne.

Desporto
Marco Ramos futebolista

Marco Ramos no Canadá...

Para assinar contrato com o Fury de Otava?

Marco Ramos jogou no Mónaco, no Lusitanos de Créteil, no Châteauroux, no Lens e agora alinha no Auxerre. Entretanto, neste momento, Marco Ramos, que nasceu em França mas é, como se pode ver, de origem portuguesa, está de passagem pelo Canadá para, diz-se, assinar contrato com o Fury de Otava, equipa da Segunda Divisão norte-americana e que tem como treinador o nosso jovem luso-descendente Marc dos Santos.

Desporto
Rui Costa Logo

No Mundial de Ponferrada

Rui Costa perde mundial por sete segundos!...

Depois de ter conquistado, com alguma surpresa, o Campeonato do Mundo de Ciclismo de Estrada o ano passado, em Itália, Rui Costa, este ano, em Ponferrada (Espanha), não foi além de um 23° lugar, muito pelo facto de ter deixado que os seus colegas favoritos fugissem a cerca de 300 metros da última subida antes da meta, e sem que o nosso compatriota tivesse podido fazer o que quer que fosse para continuar a manter vestida a camisola arco-íris nas corridas velocipédicas em 2015.

Desporto
Tenis de mesa 1

Em ténis de mesa

Portugal campeão da Europa

No desporto, Portugal sempre foi visto como um país de futebol. As grandes conquistas internacionais fizeram-se através desta modalidade, vide o caso do Benfica, primeiro, do Porto, depois, com as Taças europeias. O Sporting também lá chegou, se bem que em menor escala. Houve também algum impacto internacional com o Joaquim Agostinho. Mais tarde apareceram Carlos Lopes e Rosa Mota, entre alguns outros, com as suas medalhas olímpicas.

Desporto
Emilio Aguiar

No Vale de Okanagan…

Emílio Aguiar tem pinta de jogador

LusoPresse – O jovem Emílio Aguiar, filho do montrealense Luís Aguiar, está a dar que falar no Vale de Okanagan, onde joga futebol desde menino, ele que agora está às portas da adolescência.

Desporto
DiVaioRing[1]

A três jogos do fim…

Impacto joga fuga ao último lugar

Quando faltam apenas três jogos para que o campeonato da Major League Soccer termine, o Impacto de Montreal assenta a sua classificação no último lugar. Isto para quem iniciou a época cheio de ambições, não se falava noutra coisa senão no apuramento para as eliminatórias de fim de temporada, quando não mesmo lutar pela Taça, nada mais deprimente do que ver o Impacto na 19ª posição da tabela classificativa...

Comunidade
Adelaide ANOS casal IMG_5553

PRATA COM AMOR

Amados, Celene e Armindo, casal

Açores
Lagoa executivo Foto

Assembleia Municipal de Lagoa

Visitou Parque municipal de obras

A Assembleia Municipal de Lagoa realizou, no passado sábado, uma visita ao parque Municipal de obras da Câmara Municipal, bem como às obras de ampliação do canil.

Açores
Lagoa joao ponte VASCO CORDEIRO Foto 2

No concelho de Lagoa

Inaugurado novo empreendimento industrial

O Presidente da Câmara Municipal de Lagoa participou na abertura do novo empreendimento industrial do Grupo Sicosta, a SSCC Soluções Agropecuárias, SA.

Ler em PDF
Editorial

Confraria Bédard

Éric Bédard é o advogado principal da firma de consultores Fasken Martineau. Filho do antigo ministro da justiça do governo pequista, Marc-André Bédard, em 1994, jovem advogado, já fazia parte do gabinete de Jacques Parizeau, então primeiro-ministro do Quebeque. Quando Lucien Bouchard substitui Parizeau, Éric Bédard continua nas boas graças do governo pequista, tanto mais que o seu pai era amigo íntimo de Bouchard.
Ler artigo
Crónica

Como se destrói um país

Aleluia! Cavaco Silva ressuscitou!

O Presidente da República levou oito longos anos a perceber o que todos os cidadãos se vêm queixando há longo tempo.
Ler artigo
Crónica

Alice da Biblioteca

Eu estava na 3ª classe e, no ano à minha frente, uma aluna da Escola Feminina ganhou um prémio. Não faço ideia se era a nível de Escola, se de Concelho, de Distrito, ou se Nacional. Mas o facto deixou-me de queixo caído: duas prateleiras de livros!
Ler artigo
Bilhete de Lisboa

Bilhete de Lisboa

Fim de semana de agosto 2014

Num dos fins de semana de agosto passado senti-me uma verdadeira turista.
Ler artigo
Comunidade

A 29 de novembro

LusaQ TV festeja primeiro aniversário

Para os telespectadores portugueses, luso-descendentes e lusófilos de Montreal e arredores a LusaQ TV apareceu no panorama televisivo local em meados do mês de dezembro de 2013. Mas para os seus criadores, a história começa a 28 de setembro do mesmo ano quando Pedro Querido, antigo produtor do «Luso Québécois» aproxima em nome de Sam Norouzi Norberto Aguiar para se tornar produtor do novo programa de televisão, em Português, a levar a cabo no Canal ICI International, também criado poucos meses antes.
Ler artigo
Crónica

Pedra de Toque

Cartas de Amor de Maria Amélia

«... deu-lhe a nossa direção e contactos e assim
Ler artigo
Comunidade

Jantar de homenagem

Pela primeira vez no Canadá simultaneamente dois luso-canadianos ocupam o prestigioso lugar de ministro das Finanças em duas das mais importantes províncias do Canadá.
Ler artigo
Crónica

«The Soccer Diários» de Michael Agovino

Como o futebol se tornou em 30 anos um desporto adulto nos Estados Unidos

Tratar-se-á da autobiografia dum fanático de futebol? Duma tese de antropologia desportiva? Dum livro de humor à americana? Duma pequena bíblia para não-iniciados? Uma coletânea de novelas? Pensando bem, é tudo isto ao mesmo tempo. Maravilhosamente bem escrito com um vocabulário cheio de fantasia. A escrita dum mestre, tocando também o cinema, as artes e a Wurste mit Senf (salsichas com mostarda). Trezentas páginas para saborear devagarinho durante um fim de semana de outono.
Ler artigo
Crónica

«The Soccer Diaries» de Michael Agovino

Comment le soccer est devenu en 30 ans un sport adulte aux États-Unis

S'agit-il de l’autobiographie d'un mordu du soccer? D’une thèse en anthropologie sportive? D'un livre d’humour à l'américaine? D’une petite bible pour non-initiés? D'un recueil de nouvelles? À bien y penser, tout cela en même temps. Merveilleusement bien écrit avec un vocabulaire fantaisiste. La plume d’un maître touchant également au cinéma, aux arts et à la Wurste mit Senf (saucisse avec moutarde). Un trois cents pages à savourer à petites gorgées pendant une fin de semaine d'automne.
Ler artigo
Política Canadiana

No Ontário

Portuguesa candidata a «mayor»

A portuguesa Rosalinda Garcia justifica a sua candidatura à Câmara canadiana de Whitby com a necessidade de contrariar o desemprego jovem, um problema que também afeta a segunda geração de imigrantes.
Ler artigo
Cronologia

ANTÓNIO PAULO

1930 – 2014

Faleceu em Montreal  no dia 28 de setembro de 2014, com 84 anos de idade, António Paulo, natural de Portugal, esposo de Franca Catarinacci.
Ler artigo
Cronologia

FRANCISCO FIGUEIREDO

1948 – 2014

Faleceu em Montreal no dia 23 de setembro de 2014, com 66 anos de idade, Francisco Figueiredo, natural de Rabo de Peixe, São Miguel, Açores, esposo de Maria Adelaide Figueiredo.
Ler artigo
Cronologia

MANUEL AUGUSTO ALBERTO DE ALMEIDA

1930 – 2014

Faleceu em Montreal, no dia 26 de setembro de 2014, com 84 anos de idade, Manuel Almeida, natural de São João da Madeira, esposo de Durbalina Rosa de Pinho.
Ler artigo
O tempo no resto do mundo

Arquivos

Acordo Ortográfico

O que é o novo acordo?

O LusoPresse decidiu adotar o novo acordo ortográfico da língua portuguesa.

Todavia, estamos em fase de transição e durante algum tempo, utilizaremos as duas formas ortográficas, a antiga e a nova.   Contamos com a compreensão dos nossos leitores.

Carlos de Jesus
Diretor

 
LusoPresse - 2019