logo
rss  Vol. XVIII - Nº 315         Montreal, QC, Canadá - segunda-feira, 16 de Setembro de 2019
arrowFicha Técnica arrowEstatutos arrowPesquisar arrowContactos arrowÚltima hora arrowClima arrowEndereços úteis
Primeira Página
Current Edição
Destaque
Rui Costa Nelson Oliveira DSC_0054

Grande Prémio de Ciclismo de Montreal

Rui Costa perde por uma unha negra...

O 5° Grande Prémio Ciclista de Montreal realizou-se domingo nas encostas da Montanha e teve Simon Gerrans, da equipa Orica Edge, como vencedor. Na segunda posição, com o mesmo tempo do australiano (5h, 24m e 27s), ficou o nosso maior ciclista de momento, e atual Campeão do Mundo de Estrada, Rui Alberto Faria da Costa.

Entrevista
Filipe Henriques (Realizador1)

Filipe Henriques: – «A Guiné-Bissau oferece-me inspiração, Portugal profissão»

«O Espinho Da Rosa», a primeira longa-metragem do cinema negro escrito, realizado e produzido em Portugal, pelo cineasta de origem guineense, Filipe Henriques, será exibido no dia 27 de setembro no Cinéma Impérial, no decorrer da 10ª Edição do Festival Internacional do Filme Black de Montreal. (O Cinema Imperial está situado no 1432, rua Bleury, em Montreal, perto da rua Ste-Catherine.)

Reportagem
Tapeo DSC_1178

Relação a três e uma história de amor

O restaurante Tapeo celebra o seu 10º aniversário e torna mais belo o bairro de Villeray.

Reportagem
Tapeo DSC_1178

Un ménage à trois et une histoire d'amour

Le restaurant Tapeo célèbre son 10e anniversaire et embellit le quartier de Villeray

Açores
Lagoa VISITA familia Foto 2

Lagoa acolhe exposição de fotografia «20 anos 20 fotos»

No âmbito do programa das comemorações dos 20 anos de geminação entre a cidade de Lagoa e a de Ste-Thérèse, no Quebeque, Canadá, foi inaugurada a exposição de fotografia «20 anos 20 fotos» no edifício dos Paços do Concelho, cujas fotos referentes ao concelho da Lagoa são da autoria de Marcelo Borges e que ficará patente até ao final do mês de novembro.

Comunidade
Foto Dr Guedes de Sousa

Nomeação de novo Cônsul-Geral

O Consulado-Geral de Portugal em Montreal informa que, por despacho de S. Ex: ª o secretário de Estado dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas, o Sr. Dr. José Eduardo Bleck Guedes de Sousa, foi nomeado Cônsul-Geral de Portugal em Montreal, tendo assumido a gerência deste Posto Consular em 27 de agosto de 2014.

Açores
IMG_8498

Geminaçöes como forma de preservar heranças...

Lagoa, São Miguel – As geminações atuam de forma a promover o relacionamento entre locais distintos com características comuns, tendo como objetivo preservar heranças culturais e patrimoniais, desenvolver práticas comuns de sucesso no progresso nas regiões a nível económico, mas também a nível cultural e social.

Desporto
Landon Donovan

Campeonato da Major League Soccer

Impacto já não vai a tempo…

A seis jornadas do fim do Campeonato da Major League Soccer, o Impacto de Montreal está praticamente fora da fase final desta competição que, como sabem, tem duas fases. Na primeira, com 34 jornadas, há um campeão que recebe uma taça por isso. Na segunda, em jeito de eliminatórias, apuram-se os cinco primeiros classificados das duas zonas, a Oeste e a Este, com embates a eliminar, mediante dois jogos, um em casa de cada adversário.

Comunidade
Livro Toronto7

Apresentada em Toronto...

História de Fafe

No passado dia 11 de agosto (segunda-feira), o historiador Daniel Bastos, a convite da Coordenação do Ensino Português no Canadá, apresentou na Casa do Alentejo em Toronto, uma das cidades com maior diversidade multicultural do mundo, o livro Fafe – História, Memória e Património.

Cinema
logo_anglais

O Espinho da Rosa

Espinho da Rosa é um filme que estará sendo apresentado sábado, dia 27 de setembro, no Cinema Odéon, do Quartier Latin, às 21h00, no âmito do Festival Internacional do Filme Black de Montreal. O LusoPresse e a LusaQ TV são coapresentadores deste filme e por isso convidam todos os amantes portugueses de cinema a marcarem presença na apresentação desta película extremamente bem conseguida.

Ler em PDF
Editorial

Editorial

O Clã Escocês

Há dias, a conhecida cronista, Joanne Marcotte, conhecida pelas suas posições libertárias e que não tem papas na língua para dizer o que pensa, seja de quem for incluindo dos seus próprios patrões*, fazia uma muito justa reflexão no seu blogue a propósito dos comentadores políticos que nas últimas semanas não têm martelado senão no referendo sobre a independência da Escócia e das suas semelhanças com os referendos quejandos nesta «Belle Province».
Ler artigo
Crónica

Lembranças de Cabo Verde (2)

Ilha do Fogo, prima do Pico

O erguer da cama, no último dia da Brava, foi às 5 da matina para apanharmos o Fast Ferry que supostamente rumaria à ilha do Fogo pelas 7 e no entanto só largou às 10:30.
Ler artigo
Comunicado

Pico da Pedra...

Lança jornal digital

A freguesia do Pico da Pedra, na ilha de S. Miguel, vai lançar um jornal digital a partir desta semana.
Ler artigo
Crónica

Com os olhos e os sons da floresta

Caros leitores, não sei se deva… devoção não faz parte da minha natureza, mas obrigação é com certeza. Agradeço então ao Norberto Aguiar por mais este artigo levado até Vós. Nada mal, vai escrito com a ilusão e a magia dos olhos da alma e dos sons da floresta! O título por si só já nos inspira.
Ler artigo
Literatura

POESIA AÇORIANA... nas ruas de Ponta Delgada

Ponta Delgada, São Miguel – O que faz com que um arquipélago de nove ilhas, pouco povoado, como os Açores, possua uma herança poética tão rica e duradoura? Será que o isolamento geográfico pelo Oceano Atlântico e uma história única são suficientes para explicar o poderoso impulso poético que continua a manifestar-se dentro e fora das ilhas, em lugares tão distantes como a região de Santa Catarina no sul do Brasil, ou ainda no Canadá e nos Estados Unidos, onde imigrantes açorianos e gerações de seus descendentes vivem e escrevem? Estas e outras questões estiveram na génese de Poesia Açoriana na Rua, um projeto convidado a participar na recente edição do WALK&TALK Azores – Festival de Arte Pública em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel.
Ler artigo
Bilhete de Lisboa

Bilhete de Lisboa

Museu Nacional de Arte Antiga – 2014

O Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA) divulgou, no passado mês de junho, que ultrapassou em seis meses o número total de visitantes de 2013.
Ler artigo
Comunidade

Publi-reportagem

Novo Mestre de Romeiros?...

O Mestre dos Romeiros do Quebeque, o sr. Duarte Amaral, publicou no jornal Voz de Portugal, nos dia 12 e 26 de março 2014, uma nota pedindo um coordenador Mestre Romeiro, que fosse responsável pelo grupo de Romeiros do Quebeque. O antigo Mestre João Vital, o mesmo que nomeou Duarte Amaral como Mestre em 2009, respondeu ao anúncio.
Ler artigo
Comunicado

Na Casa dos Açores

Exposição de Pintura

A pintora Candie Martins apresenta uma exposição de pintura nos dias 26 e 27 de setembro, na Casa dos Açores do Quebeque.
Ler artigo
Cronologia

ANTÓNIO MANUEL PEREIRA

1948 – 2014

Faleceu em Montreal, no dia 2 de setembro de 2014, com 66 anos de idade, António Manuel Pereira, natural da Ribeira das Taínhas, Vila Franca do Campo, São Miguel, Açores, esposo de Maria de Lurdes Resendes Chibante.
Ler artigo
Açores

Cabouco Sempre Abrir

A Junta de Freguesia do Cabouco, na cidade de Lagoa, realizou no sábado, dia 6 de setembro, o evento Cabouco Sempre Abrir.
Ler artigo
Comunidade

20 anos de geminação com Ste-Thérèse

Lagoa assinala com descerramento de monumento

A Câmara Municipal de Lagoa acaba de inaugurar um monumento comemorativo dos 20 anos de geminação entre a cidade de Lagoa e Sainte Thérèse, no Largo de Sainte Thérèse – Rosário, na freguesia de Nossa Senhora do Rosário.
Ler artigo
Regional

Aos jovens arcuenses

Voto de congratulação

No passado dia 11 de setembro de 2014, a edilidade aprovou, em Reunião de Câmara, um voto de congratulação aos dois jovens arcuenses (Adrien Silva e Pedro Tiba) pela convocatória para a Seleção Portuguesa de Futebol no Jogo contra a Albânia. O jovem Adrien Silva já nos habituou à sua presença em vários jogos da Seleção, enquanto o jovem jogador Pedro Tiba nos agraciou este ano com a sua primeira convocatória para a Seleção Portuguesa. É um orgulho para todos os arcuenses ver representado o Concelho na Seleção Nacional de Futebol.
Ler artigo
Açores

João Ponte lamenta

Falecimento de Dorvalino Moniz Barreto

O Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, João Ponte, acaba de lamentar o falecimento do conterrâneo lagoense Dorvalino Moniz Barreto.
Ler artigo
Açores

MiratecArts

Promove concurso de fotografia

Montanha é o tema do novo festival de artes nos Açores e do primeiro concurso internacional de fotografia da MiratecArts.
Ler artigo
Poesia

PRATA COM AMOR

Simpático casal, amigos: O céu está azul e cor-de-rosa, e abriu-se hoje, com alegria para que todos pudessem festejar as bodas de prata da Celene e do Armindo Ferreira. Que do alto venham mais estrelinhas iluminar o vosso lar, que este formoso dia de FESTA se repita por muitos mais; que se transforme em ouro e com muito amor.
Ler artigo
O tempo no resto do mundo

Arquivos

Acordo Ortográfico

O que é o novo acordo?

O LusoPresse decidiu adotar o novo acordo ortográfico da língua portuguesa.

Todavia, estamos em fase de transição e durante algum tempo, utilizaremos as duas formas ortográficas, a antiga e a nova.   Contamos com a compreensão dos nossos leitores.

Carlos de Jesus
Diretor

 
LusoPresse - 2019