logo
rss  Vol. XVIII - Nº 314         Montreal, QC, Canadá - sexta-feira, 22 de Janeiro de 2021
arrowFicha Técnica arrowEstatutos arrowPesquisar arrowContactos arrowÚltima hora arrowClima arrowEndereços úteis
Partilhe com os seus amigos: Facebook

Últimas e fresquinhas

Carlos César em Montreal?

LusoPresse – Soubemos de fonte segura que o antigo presidente do Governo dos Açores, Carlos César estará brevemente entre nós. Pensa-se que a sua chegada a Montreal poderá acontecer no fim de semana de 2 de novembro. Carlos César visita esta cidade antes de viajar para Winnipeg, regressando depois a Toronto como escala para os Açores. Nas três cidades canadianas, o antigo chefe do governo arquipelágico discursará para os açorianos destas três regiões no âmbito das Semanas Culturais das Casas dos Açores.

Recorde-se que Carlos Manuel do Vale César é um perfeito conhecedor das comunidades portuguesas do Canadá, para onde viajou amiúde enquanto governante. A sua popularidade entre a nossa diáspora também não deixa nenhuma sombra de dúvida.

Novo cônsul-geral

Carlos CESARdiscurso.jpg

LusoPresse – Rei morto, rei posto. Foi-se Fernando Demée de Brito e chegou João António Calcada.

Com um consulado «nem quente nem frio», Demée de Brito deixou gente contente na sua passagem por Montreal, sobretudo aqueles que dele se aproveitaram, e deixou outros descontentes, por razões várias, algumas delas por ação do seu temperamento.

Mas a vida é feita desses desencantamentos. Com estes ou outros protagonistas. Por isso, o que interessa agora é virar a página e esperar que o dia de amanhã seja mais risonho que o de ontem.

Para começar, o novo diplomata tem de gerir um consulado com falta de pessoal e a redução das instalações. Nada do outro mundo, dirão alguns. Do resto, vamos esperar para ver, o que não deixa de ser uma opção correta, visto João Calcada acabar de chegar a um meio que desconhece... Ou talvez não, porque nestas trocas a passagem de testemunho, de uma maneira geral, deixa as suas «marcas», tanto nas boas como nas más situações.

Rui Costa corre em Montreal

LusoPresse – Rui Costa, o campeão do mundo português de ciclismo já é um habitué dos Grandes Prémios de Ciclismo de Quebeque e de Montreal que se disputam na próxima semana. E como grande nome do ciclismo que é, Rui Costa é esperado com muito entusiasmo, tanto pela organização ciclista quebequense responsável pelos citados grandes prémios, como pelos simples adeptos desta popular modalidade, já para não falar nos portugueses e luso-descendentes desta terra.

01_Costa_1200x679.jpg
Rui Costa

Para todos os interessados, chamamos a atenção para o facto do Grande Prémio de Montreal, que se realiza na Montanha Mont-Royal e sua encosta, ter como dia de partida o domingo, dia 14 de setembro. O tiro de partida, por sua vez, será dado pelas 11h00, na Avenue du Parc, diante do Parque Jeanne-Mance. Antes, porém, haverá lugar para a apresentação de todas as equipas às 10h00, no mesmo local.

Entretanto, o Grande Prémio de Quebeque disputa-se na sexta-feira antes, dia 12, com os mesmos protagonistas, obedecendo às diretrizes da mesma organização.

Rui Costa, pela sua categoria intrínseca aparece naturalmente como um dos candidatos às respetivas vitórias na competição em ambas as cidades.

Mais portugueses

LusoPresse – Para além de Rui Costa, que é o Chefe de fila da equipa italiana Lampre/Merida, há Nelson Santos, que atua como braço-direito de Rui Costa. Aquele, pela sua condição de grande do ciclismo atual ostentará o dorsal número um, enquanto Santos «carregará» com o número sete.

Agora, noutra equipa, a Tinkoff/Saxo, há um terceiro português que tomará parte nestas competições quebequenses, Bruno Pires, cujo dorsal será o 36. E de portugueses é tudo.

Entretanto, o Canadá também estará representado. No plano puramente profissional por Hugo Houle (La Mondiale, número 24), Christian Meier (Orica Gren, dorsal 126) e Antoine Duchesne (Team Europcar, 173). Em termos amadores, ou semiprofissional se preferirem, com uma equipa de oito corredores, entre quebequenses e oriundos de outras regiões deste país. Steve Bauer, grande ciclista de há uma década é quem dirigirá Equipa Canada Team.

Comunidade
LusoPresse – Soubemos de fonte segura que o antigo presidente do Governo dos Açores, Carlos César estará brevemente entre nós. Pensa-se que a sua chegada a Montreal poderá acontecer no fim de semana de 2 de novembro.
Ultimas e fresquinhas.doc
yes
O tempo no resto do mundo

Arquivos

Acordo Ortográfico

O que é o novo acordo?

O LusoPresse decidiu adotar o novo acordo ortográfico da língua portuguesa.

Todavia, estamos em fase de transição e durante algum tempo, utilizaremos as duas formas ortográficas, a antiga e a nova.   Contamos com a compreensão dos nossos leitores.

Carlos de Jesus
Diretor

 
LusoPresse - 2021