logo
rss  Vol. XVIII - Nº 314         Montreal, QC, Canadá - sexta-feira, 22 de Janeiro de 2021
arrowFicha Técnica arrowEstatutos arrowPesquisar arrowContactos arrowÚltima hora arrowClima arrowEndereços úteis
Partilhe com os seus amigos: Facebook

Entre a lagoa e Ste-Thérèse

«Manter o património da afetividade»

O Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, João Ponte, após a reunião de trabalho, que juntou os executivos de ambas as cidades, que contou com a presença da presidente da Câmara de Sainte Thérèse, Sylvie Surprenant, anunciou que pretende reforçar a parceria com a Vila de Sainte-Thérèse.

A reunião de trabalhos que serviu para apresentar alguns dos potenciais projetos, sugeridos na reunião realizada em Sainte Thérèse, aquando da receção da comitiva lagoense, e que se pretende dar continuidade e avançar num futuro próximo, de modo a firmar ainda mais os laços de proximidade entre as duas comunidades.

No decorrer da reunião, João Ponte, deixou o desejo que no futuro se continue a desenvolver este projeto que aproxima as duas cidades e a sua população que tem envolvido a participação de várias instituições.

Foto 1.jpg

«Tenho a certeza que os projetos hoje propostos nesta reunião de trabalho terão continuidade num futuro muito próximo, sendo que já se procedeu à criação de uma página no Facebook, que estará on-line muito em breve, que permita divulgar as experiências e as atividades que são desenvolvidas em ambas as comunidades, bem como promover a vila de Sainte –Thérèse e a cidade de Lagoa. Um outro projeto aprovado foi a realização, já em 2015, de um intercâmbio com um artista lagoense que se deslocará a Sainte Thérèse para pintar um mural alusivo à Lagoa. No domínio do desporto será também realizado em 2016, um intercâmbio desportivo. E por fim, o projeto que mais interesse despertará será no domínio do turismo. Ambos os municípios vão criar condições para facilitar a vinda de turistas da Vila de Sainte Thérèse e de outras Vilas próximas à Lagoa durante uma semana, envolvendo uma parceria com empresas na área do turismo de ambas as cidades, com o objetivo de promover económica e turisticamente a Lagoa,» referiu João Ponte.

O autarca lagoense afirmou ainda que» Vinte anos se passaram desde que foi assinado a geminação entre as nossas duas comunidades e na realidade este tem proporcionado a troca de boas experiências e tem sido um importante instrumento para impulsionar o intercâmbio de boas práticas entre os dois governos locais envolvidos.

Hoje em dia, a comunidade açoriana Canadá, em particular, a comunidade lagoense, foi-se afirmando gradualmente nas atividades políticas e sociais do país, através do seu trabalho e dinamismo, sem deixar de lado a sua afetividade para com sua terra natal, sendo que, uma grande parte desse sucesso pode ser atribuído ao Canadá, um país que sempre soube acolher os nossos emigrantes.

Nunca é demais enfatizar a preservação, a defesa e a promoção da nossa memória coletiva às novas gerações porque cabe a elas a missão de manter este património de afetividade que nos torna únicos na partilha de experiências, fazendo de todos nós lagoenses, promotores do progresso onde quer que estejamos.

É precisamente com este espírito de progresso e de partilha de experiências que espero que estou convencido que esta geminação continuará a ser útil ao serviço de ambas as comunidades.»

Açores
O Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, João Ponte, após a reunião de trabalho, que juntou os executivos de ambas as cidades, que contou com a presença da presidente da Câmara de Sainte Thérèse, Sylvie Surprenant, anunciou que pretende reforçar a parceria com a Vila de Sainte-Thérèse.
Entre a lagoa e Ste.doc
yes
O tempo no resto do mundo

Arquivos

Acordo Ortográfico

O que é o novo acordo?

O LusoPresse decidiu adotar o novo acordo ortográfico da língua portuguesa.

Todavia, estamos em fase de transição e durante algum tempo, utilizaremos as duas formas ortográficas, a antiga e a nova.   Contamos com a compreensão dos nossos leitores.

Carlos de Jesus
Diretor

 
LusoPresse - 2021