logo
rss  Vol. XVIII - Nº 314         Montreal, QC, Canadá - sexta-feira, 22 de Janeiro de 2021
arrowFicha Técnica arrowEstatutos arrowPesquisar arrowContactos arrowÚltima hora arrowClima arrowEndereços úteis
Partilhe com os seus amigos: Facebook

Autarquia Lagoense...

Recebe comitiva da Ville de Sainte-Thérèse

 

A autarquia da Lagoa presidida por João Ponte recebeu uma comitiva da Ville de Sainte-Thérèse, do Quebeque, que se deslocou à cidade de Lagoa, entre o dia 29 de agosto e o dia 5 de setembro, no âmbito das comemorações dos 20 anos de geminação entre essas duas cidades.

Uma vez que, no passado mês de julho, uma comitiva lagoense, presidida pelo presidente da Câmara de Lagoa, João Ponte, visitou a Ville de Sainte-Thérèse para as comemorações dos 20 anos de geminação entre as duas cidades, a partir de sexta-feira, dia 29 de agosto e durante uma semana, a autarquia lagoense receberá a visita da presidente da Câmara Municipal de Sainte-Thérèse, Madame Sylvie Surprennant, juntamente com conselheiros municipais, de modo a assinalar esses 20 anos de geminação.

Lagoa visita 4 IMG_0593.jpg

A concretização desta geminação que ocorreu em 1994 deve-se sobretudo pelo facto da Ville de Sainte-Thérèse ter sido o destino escolhido por muitos lagoenses, e deu-se devido ao empenho de Élie Fallu e de Luís Martins Mota, na altura presidentes de ambas as câmaras.

Assim, inserida no âmbito das comemorações dos 20 anos de geminação entre Sainte-Thérèse e Lagoa, foi agendada a inauguração da exposição de fotografia «20 anos 20 fotos», que se realizou no dia 2 de setembro e teve lugar no Edifício dos Paços do Concelho, a partir das 21h00. Sendo que no dia seguinte, dia 3 de setembro, foi inaugurado também o monumento comemorativo dos 20 anos de geminação entre essas duas cidades, no Largo Sainte Thérèse – Rosário, pelas 19h30, na freguesia de Nossa Senhora do Rosário.

Uma reunião de trabalhos aconteceu no dia 1 de setembro, sendo que esta reunião serviu para apresentar alguns dos potenciais projetos, sugeridos na reunião realizada no dia 8 de julho, em Sainte-Thérèse, aquando da receção da comitiva lagoense e que se pretende dar continuidade e avançar num futuro próximo, de modo a firmar ainda mais os laços de proximidade entre as duas comunidades.

Lagoa visita mapa sainte therese _lagoa.jpg

De referir que, desde 1994, ano em que foi oficialmente assinado o Protocolo de Amizade entre a Lagoa e Sainte-Thérèse, que os laços de proximidade entre as duas comunidades firmaram-se de forma intensa com a realização de diversos intercâmbios que, ao longo destes 20 anos, envolveram várias pessoas e instituições. Começou-se em 1994, com a inauguração da Praça da Lagoa em frente aos Paços do Concelho de Sainte-Thérèse, bem como nesse mesmo ano a Assinatura do Protocolo de Geminação entre os dois Municípios em Sainte-Thérèse.

Entre 1996 e 2004, realizaram-se vários intercâmbios escolares, com idas e vindas de vários alunos da Lagoa e Sainte-Thérèse, sendo que no ano de 2004, se realizou a cerimónia do 10º aniversário da assinatura do Protocolo de Geminação entre Lagoa e Sainte-Thérèse, em que o Presépio Tradicional da Lagoa esteve em exposição em Sainte-Thérèse. Dois anos depois, uma delegação presidida por João Ponte visitou Sainte-Thérèse, pela primeira vez enquanto presidente da Câmara Municipal de Lagoa. Nesse mesmo ano realizou-se um intercâmbio cultural com a ida do Grupo Som do Vento a Sainte-Thérèse. Em 2008, foi a vez da Presidente da Câmara de Sainte-Thérèse, Madame Sylvie Surprennant, de visitar a Lagoa, repetindo-se ambas as visitas dos dois municípios em 2010.

Mais recentemente, em 2011, o Grupo Nova Geração participou nas Festas do Divino Espírito Santo em Sainte-Thérèse, enquanto entre 2012 e 2013, o Grupo de Teatro A Faísca, da Escola Secundária de Lagoa, realizou um intercâmbio com os alunos da Académie Sainte-Thérèse.

O edil lagoense, João Ponte, mostrou-se satisfeito e honrado por receber a comitiva de Sainte-Thérèse, de forma a comemorar os 20 anos de geminação. «Esta visita é uma oportunidade para reforçar os laços entre a Lagoa e Sainte-Thérèse, bem como para definição de compromissos futuros, e que a celebração destes 20 anos de amizade será um estímulo para continuarmos a trabalhar em prol do desenvolvimento dos nossos concelhos.

Açores
A autarquia da Lagoa presidida por João Ponte recebeu uma comitiva da Ville de Sainte-Thérèse, do Quebeque, que se deslocou à cidade de Lagoa, entre o dia 29 de agosto e o dia 5 de setembro, no âmbito das comemorações dos 20 anos de geminação entre essas duas cidades.
Autarquia Lagoense.doc
yes
O tempo no resto do mundo

Arquivos

Acordo Ortográfico

O que é o novo acordo?

O LusoPresse decidiu adotar o novo acordo ortográfico da língua portuguesa.

Todavia, estamos em fase de transição e durante algum tempo, utilizaremos as duas formas ortográficas, a antiga e a nova.   Contamos com a compreensão dos nossos leitores.

Carlos de Jesus
Diretor

 
LusoPresse - 2021