logo
rss  Vol. XVIII - Nº 312         Montreal, QC, Canadá - sexta-feira, 28 de Fevereiro de 2020
arrowFicha Técnica arrowEstatutos arrowPesquisar arrowContactos arrowÚltima hora arrowClima arrowEndereços úteis
Partilhe com os seus amigos: Facebook

Delegação lagoense em Ste-Thérèse...

Para comemorar 20 anos de geminação

Norberto Aguiar

Por Norberto Aguiar

Chega amanhã a Montreal, em voo da SATA Internacional, uma delegação da Câmara Municipal de Lagoa (Açores), chefiada pelo presidente João Ponte. Esta visita tem por destino Ste-Thérèse, cidade geminada com Lagoa desde há 20 anos (1994 – 2014).

Com efeito, o principal objetivo da visita prende-se com as comemorações dos 20 anos de geminação entre as duas cidades e que agora tem o seu ponto alto. Com João Ponte, veem Albertina Oliveira, presidente da Assembleia Municipal, Teresa Viveiros, bibliotecária, e Odete Cabral, chefe de gabinete de João Ponte.

A visita da delegação lagoense durará uma semana e nesse período terá reuniões de trabalho com os seus homólogos teresenses, para além de outras diligências, como veremos a seguir.

Sexta-feira: a chegada.

Neste dia a comitiva será recebida pela «mairesse» de Ste-Thérèse, Sylvie Surprenant, e outros vereadores municipais, com destaque para Armando Melo, também ele lagoense de origem.

JOAO PONTE fotografia.JPG
Engenheiro João Ponte, presidente da Câmara Municipal de Lagoa.

Depois de instalados, os lagoenses chefiados por João Ponte participarão num coquetel de boas-vindas a ter lugar no Hotel Le Mirage, em Blainville, do nosso compatriota Manuel Puga. Uma hora depois (18h00), no mesmo local, realizar-se-á o respetivo jantar.

No sábado, a comitiva lagoense começa o dia assistindo aos Campeonatos de Atletismo do Canadá, no Estádio Richard Garneau, seguindo às 14 horas para o Parque Olímpico, onde visitará a Torre do Estádio e o Planétarium. À noite, o jantar será servido no Restaurante La Sauvagine, do também nosso compatriota David Dias.

O dia de domingo será passado no Mont-Tremblant. Aqui haverá nomeadamente lugar para um passeio de barco no imponente lago local. Uma visita à estação veraneante também faz parte do programa.

Para segunda-feira foi decidido dia livre. No entanto, às 20h00, João Ponte e os seus acompanhantes participarão na sessão pública levada a efeito pelo Conselho Municipal de Ste-Thérèse, naquela que será a primeira ação política em que tomam parte.

Mais sobrecarregado está o dia de terça-feira. Logo pela manhã há um encontro de trabalho privado entre os políticos de ambas as câmaras. Será aqui que se tomarão as grandes decisões no interesse das duas comunidades? Oh! como temos vontade que seja verdade...

Entretanto, pelas 11h30, será tempo para, numa cerimónia de índole protocolar, nomear a «Passerelle des Açores».

Da parte da tarde, a visita começa na biblioteca, onde se inaugurará a exposição «20 fotos, 20 anos». Logo depois, pelas 17h00, haverá o lançamento de um livro da bibliotecária Teresa Viveiros que, como já vimos, faz parte da delegação que nos visita.

O dia de terça-feira termina na Place du Village, com um espetáculo de cariz popular.

A quarta-feira fica por conta de uma viagem a Quebeque. Por sinal muito preenchida, com visitas ao Velho Quebeque, Assembleia Nacional e ao Teatro Capitole, onde a delegação conjunta assistirá a um jantar/espetáculo.

Depois de pernoitar na Capital, a manhã de quinta-feira é livre para todos. Mais tarde há o regresso a Ste-Thérèse. Já à noite, mais precisamente às 20h00, será realizado um jantar protocolar que também serve para apresentação de despedidas.

Promessa

O LusoPresse e a LusaQ TV tanto quanto possível tentarão reportar sobre esta visita de João Ponte e restante delegação a Ste-Thérèse, uma vez que até há poucos dias nada dela sabíamos oficialmente. Depois, foi preciso insistir para que finalmente chegasse até nós a informação necessária para preparar este artigo.

É nossa intenção contar, na nossa próxima edição, como começaram os contactos entre Lagoa e Ste-Thérèse de maneira a chegar ao ponto em que estão as relações hoje em dia.

Açores
Chega amanhã a Montreal, em voo da SATA Internacional, uma delegação da Câmara Municipal de Lagoa (Açores), chefiada pelo presidente João Ponte. Esta visita tem por destino Ste-Thérèse, cidade geminada com Lagoa desde há 20 anos (1994 – 2014).
Delegacao Lagoense em Ste.doc
yes
O tempo no resto do mundo

Arquivos

Acordo Ortográfico

O que é o novo acordo?

O LusoPresse decidiu adotar o novo acordo ortográfico da língua portuguesa.

Todavia, estamos em fase de transição e durante algum tempo, utilizaremos as duas formas ortográficas, a antiga e a nova.   Contamos com a compreensão dos nossos leitores.

Carlos de Jesus
Diretor

 
LusoPresse - 2020