logo
rss  Vol. XVIII - Nº 312         Montreal, QC, Canadá - segunda-feira, 24 de Fevereiro de 2020
arrowFicha Técnica arrowEstatutos arrowPesquisar arrowContactos arrowÚltima hora arrowClima arrowEndereços úteis
Partilhe com os seus amigos: Facebook

Campeonato da MLS

Impacto com regresso surpreendente!

Norberto Aguiar

Por Norberto Aguiar

Na nossa última nota sobre a Major League of Soccer e a carreira do Impacto, dizíamos que a equipa da cidade tinha obrigação de ganhar o seu jogo contra o Dynamo de Houston, principalmente por jogar em casa, e que difícil seria ir a Vancouver conquistar qualquer ponto ao Whitecaps, que já levava uma boa série de jogos sem perder...

Se acertámos na vitória diante do Dynamo, já o empate conseguido contra a equipa do Oeste canadiano estava longe das nossas cogitações, pois pensávamos que o Impacto não seria capaz de conter o poderio dos azuis e brancos do presidente Lennarduzi.

Felizmente, nos dois jogos, o Impacto conquistou quatro pontos, um mais do que prevíamos. E com estes pontos, a formação montrealense, que tem dois jogos a menos que os seus mais próximos adversários na tabela classificativa, aproximou-se da zona de apuramento para a fase eliminatória de fim de ano. Para isso basta vencer os dois jogos em atraso e... aí vai o Impacto a caminho do seu grande objetivo: participar, pelo segundo ano consecutivo, na fase de fim de época, aquela que dá acesso ao título máximo da MLS.

Whitecaps – Impacto, 0-0

Don Garber MLS.jpg
Don Garber, o homem forte da MLS em recente passagem por Montreal.

Foi difícil arrancar um ponto no BC Place de Vancouver. Mas, no fim e contra todas as expectativas, o Impacto até podia ter vindo com os três pontos no bornal. Alguns falhanços dos atacantes da equipa de Montreal obstaram a que a vitória fosse até possível, isto diante de uma formação que está bem colocada – acima da linha – na tabela classificativa que dá direito a participar nas eliminatórias de fim de ano.

Também por ser verdade, diga-se, em abono da verdade, que o Whitecaps também podia, e de certa maneira, devia, ter adquirido a vitória. Foi a equipa que mais dominou e teve mais oportunidades... mas acabou por deixar fugir um ponto para os seus rivais do Leste do Canadá.

Depois de ter ganho o Campeonato de Futebol do país, em 2013, precisamente diante do Whitecaps, pensou-se que até por isso os vancouveroenses se quisessem vingar do Impacto neste jogo... Pelos vistos, ficará essa «vingança» para outra ocasião. Em 2015? Para este ano é que já não pode ser nada, visto ter sido o encontro do passado dia 25 de junho o único que colocou frente a frente as duas equipas canadianas.

Impacto – Dynamo, 3-0

A vitória do Impacto, por três a zero, diante do Dynamo de Houston em jogo realizado domingo passado demonstra que a formação quebequense estará a melhorar os seus índices de jogo. Primeiro foi o empate (0-0) em Vancouver, num campo difícil, pois a equipa da Colômbia Britânica está muito melhor do que na época passada. A seguir veio esta excelente vitória, contra o Dynamo, que é uma das equipas da MLS com melhor palmarés.

A continuar assim, o Impacto pode ainda aspirar a uma posição na primeira metade da tabela, que lhe dê direito ao torneio de fim de temporada.

Este desafio contra o Dynamo pôs em evidência o jovem ponta de lança americano McInnerney, chegado à equipa em abril passado por troca com outro ponta de lança americano, Wenger, de seu nome, que até estava bem cotado por ter feito parte das primeiras escolhas da MLS no ano em que passou a jogador profissional... Marcou dois golos e voltou a dar água pela barba aos defesas texanos. Desde que chegou, McInnerney já marcou 11 golos num total de 12 jogos.

Que vá marcando muitos golos, pois a equipa precisa, sobretudo porque o eficaz Di Vaio parece estar a perder frescura, ao jogar menos minutos a cada jogo que passa, ele que na época passada era o marcador de serviço ao ponto de ter sido considerado um dos melhores avançados da MLS...

Próximos jogos

Dia 5 de julho

Chivas USA – Impacto

Dia 12 de julho

Estádio Saputo, 19h30

Impacto – Sporting Kansas City.

Desporto
Na nossa última nota sobre a Major League of Soccer e a carreira do Impacto, dizíamos que a equipa da cidade tinha obrigação de ganhar o seu jogo contra o Dynamo de Houston, principalmente por jogar em casa, e que difícil seria ir a Vancouver conquistar qualquer ponto ao Whitecaps, que já levava uma boa série de jogos sem perder...
Campeonato da MLS.doc
yes
O tempo no resto do mundo

Arquivos

Acordo Ortográfico

O que é o novo acordo?

O LusoPresse decidiu adotar o novo acordo ortográfico da língua portuguesa.

Todavia, estamos em fase de transição e durante algum tempo, utilizaremos as duas formas ortográficas, a antiga e a nova.   Contamos com a compreensão dos nossos leitores.

Carlos de Jesus
Diretor

 
LusoPresse - 2020