logo
rss  Vol. XVIII - Nº 312         Montreal, QC, Canadá - quarta-feira, 03 de Junho de 2020
arrowFicha Técnica arrowEstatutos arrowPesquisar arrowContactos arrowÚltima hora arrowClima arrowEndereços úteis
Partilhe com os seus amigos: Facebook

Bilhete de Lisboa

Continuação (I) de Mais Uma Escapadela ao Norte, 10 junho 2014

Por Filipa Cardoso

Depois de ter ficado maravilhada com a originalidade das «Tree Houses» tive curiosidade em saber mais sobre a Unicer, empresa que tem vindo a desenvolver um trabalho louvável no Parque de Pedras Salgadas.

A Unicer resulta da nacionalização da CUPF, em 1977.

A CUPF – Companhia União Fabril Portuense das Fábricas de Cerveja e Bebidas Refrigerantes – foi fundada em 1890, como resultado da fusão de 7 fábricas de cervejas.

Em 1990 a Unicer deixou de ter capital público e foi totalmente entregue à iniciativa privada.

Neste momento é a maior empresa portuguesa de bebidas refrescantes, com capital maioritariamente português (56% Grupo Viacer e 44% Carlsberg).

A poucos quilómetros de Pedras Salgadas fui visitar as termas do Vidago onde se encontra o recentemente inaugurado «Vidago Palace Hotel», unidade hoteleira de cinco estrelas.

O Parque onde está inserido o Hotel, as termas e o golfe, é sofisticado, cheio de esplendor, com uma área de cerca de 100 hectares.

O rei D. Carlos, grande apreciador das águas termais desta zona, manifestou o desejo de, por lá, ver construído um espaço luxuoso que albergasse a nobreza da época.

Foram convidados os arquitetos Miguel Ventura Terra e António Rodrigues da Silva Júnior para idealizar o melhor e mais luxuoso hotel da península ibérica.

O monarca não chegou a ver a conclusão do hotel pois foi brutalmente assassinado em 1908.

Estava seu filho D. Manuel II convidado para a inauguração prevista para o dia 6 de outubro de 1910 mas foi deposto pela revolução republicana de 5 de outubro.

O «Hotel Palace do Vidago» esteve, no período da 2ª Guerra Mundial e no Pós Guerra, colocado entre as estâncias europeias de maior prestigio.

Contudo, a partir dos anos 70, o seu brilho começou a desvanecer-se e fecha as portas em 2006.

Passados exatamente 100 anos da sua inauguração, em 6 de outubro de 1910, volta abrir com todo o glamour e sumptuosidade.

O arquiteto Siza Vieira e os arquitetos de interiores, José Pedro Lopes Vieira e Diogo Rosa Lã, transformaram este palácio num conto de fadas, em plena natureza.

À semelhança do que tem vindo a ser feito no Parque de Pedras Salgadas a Unicer é responsável por este trabalho de recuperação no Parque do Vidago Palace que nos leva a percorrer uma viagem no tempo.

Bem-haja!

(Continua)

 

 

Bilhete de Lisboa
Depois de ter ficado maravilhada com a originalidade das «Tree Houses» tive curiosidade em saber mais sobre a Unicer, empresa que tem vindo a desenvolver um trabalho louvável no Parque de Pedras Salgadas.
Bilhete de Lisboa.doc
no
O tempo no resto do mundo

Arquivos

Acordo Ortográfico

O que é o novo acordo?

O LusoPresse decidiu adotar o novo acordo ortográfico da língua portuguesa.

Todavia, estamos em fase de transição e durante algum tempo, utilizaremos as duas formas ortográficas, a antiga e a nova.   Contamos com a compreensão dos nossos leitores.

Carlos de Jesus
Diretor

 
LusoPresse - 2020