logo
rss  Vol. XVIII - Nº 312         Montreal, QC, Canadá - quinta-feira, 06 de Agosto de 2020
arrowFicha Técnica arrowEstatutos arrowPesquisar arrowContactos arrowÚltima hora arrowClima arrowEndereços úteis
Partilhe com os seus amigos: Facebook

Apresentação Pública do Projeto XARCO

Decorreu esta segunda-feira, dia 30 de junho, na Casa das Artes a apresentação pública do projeto XARCO, financiado pelo programa POCTEP (Programa de Cooperação Transfronteiriça Espanha – Portugal).

Este projeto teve como principal objetivo, dos dois lados da fronteira, implementar soluções inovadoras que garantissem a qualidade e a oferta de água potável em pequenos núcleos rurais ao longo das margens dos rios transfronteiriços do Minho e Lima.

xarco.jpg

Nesse sentido foram avaliados os mecanismos existentes de forma a permitir aferir a qualidade da água potável no território objeto de intervenção; desenvolvidas ações para melhorar a qualidade da água potável nesses núcleos; implementadas soluções técnicas inovadoras para garantir o abastecimento de água potável nas comunidades rurais nos concelhos de fronteira do Minho e Limia; avaliado o impacto das medidas tomadas em termo de qualidade e abastecimento de água, bem como desenvolvida uma metodologia conjunta de controlo da qualidade da água potável nos concelhos das regiões hidrográficas transfronteiriças do Minho e Limia.

No âmbito da realidade arcuense todo este projeto, implementado entre 2013 e 2014, revelou que a água é de boa qualidade e permitiu implementar um sistema de telegestão e automatização parcial da rede de abastecimento de água.

Com um investimento realizado no valor de 266.666,67€ foi feita a avaliação de alguns parâmetros das características da água de abastecimento público, instalados equipamentos de automatização de desinfeção/correção de pH e caudalímetros para análise de perdas de rede; bem como implementada a telegestão do sistema.

O projeto trouxe benefícios importantes porque permitiu aumentar o grau de eficácia do sistema de tratamento de água no Concelho de Arcos de Valdevez ao dotá-lo de um mecanismo de acompanhamento remoto permanente, permitindo uma atuação imediata em caso de falhas do sistema.

O município tem feito um investimento considerável ao nível das redes de abastecimento de água, tendo sido investidos cerca de 6 milhões de euros apenas no setor norte para que a água que chega à população tenha potabilidade. Tem também sido feito um trabalho conjunto com as Juntas de Freguesia no sentido de alargar as redes de abastecimento à população, consciencializando a mesma dos perigos dos consumos de águas não tratadas.

A apresentação contou com a presença do Presidente da Câmara, João Manuel Esteves, do vice-presidente, Hélder Barros, de técnicos do município e dos sócios espanhóis Luís Milia Méndez, Presidente do Consorcio do Noroeste, e Manuel González Torres, Secretário da Confederación Hidrográfica do Minho – Sil.

Portugal
Decorreu esta segunda-feira, dia 30 de junho, na Casa das Artes a apresentação pública do projeto XARCO, financiado pelo programa POCTEP (Programa de Cooperação Transfronteiriça Espanha – Portugal).
Apresentacao Publica do Projeto XARCO.doc
yes
O tempo no resto do mundo

Arquivos

Acordo Ortográfico

O que é o novo acordo?

O LusoPresse decidiu adotar o novo acordo ortográfico da língua portuguesa.

Todavia, estamos em fase de transição e durante algum tempo, utilizaremos as duas formas ortográficas, a antiga e a nova.   Contamos com a compreensão dos nossos leitores.

Carlos de Jesus
Diretor

 
LusoPresse - 2020