logo
rss  Vol. XVIII - Nº 311         Montreal, QC, Canadá - segunda-feira, 16 de Setembro de 2019
arrowFicha Técnica arrowEstatutos arrowPesquisar arrowContactos arrowÚltima hora arrowClima arrowEndereços úteis
Primeira Página
Current Edição
Destaque
_DSC4349

Luís de Sousa

General das Forças Armadas Canadianas

Não é todos os dias que temos o prazer de anunciar uma promoção deste calibre. As forças armadas canadianas contam agora nas suas fileiras com mais um general, desta feita um general nascido em Portugal. Referimo-nos ao General de Brigada Luís de Sousa que foi promovido como comandante adjunto do quartel geral da segunda Divisão do Canadá. Até há bem pouco este nosso compatriota era o comandante do 34º grupo-brigada do Canadá, com a patente de coronel. Ficou a substituí-lo, como novo comandante desta unidade militar, o Coronel Dan Chafaï.

Reportagem
Festival internacional IMG_3858

Festival Portugal Internacional...

Anima a Comunidade

Este ano, graças ao Festival Portugal Internacional de Montreal, a Comunidade comemorou mais que dignamente o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades, dia 10 de junho. Ao contrário do ano passado, em que tais comemorações encheram de pena os corações da meia dúzia de pessoas que compareceram ao cantar do hino, no parque de Portugal, onde nem um microfone havia! .

Comunidade
Bitoque Roberto leal

Assinalável sucesso

Com Roberto Leal no Dom Henrique

Caros leitores, neste preciso momento é feriado municipal em Lisboa por ser dia do seu Padroeiro, o Santo casamenteiro, Santo António. Dizem que nasceu em Lisboa e viria a morrer em Pádua.

Reportagem
Roberto LEAL IMG_3880

Roberto Leal

Português Brasileiro

Uma música de dois sotaques, um espírito internacional, uma fé inabalável, uma vocação. A viver entre Portugal e o Brasil, Roberto Leal é sem dúvida o cantor português mais brasileiro. É também um dos maiores representantes da música popular portuguesa no mundo e nem os 40 anos de carreira lhe tiram a energia em palco e na vida, como se viu no concerto na Missão de Santa Cruz no sábado passado, no contexto do Festival Portugal Internacional de Montreal.

Reportagem
Luis AGUILAR DSCN3069

Exposição na Caixa Portuguesa

O potencial económico da Língua portuguesa

Os Estudos Portugueses e Lusófonos do Departamento de Literaturas e Línguas Modernas da Universidade de Montreal, com o apoio financeiro e logístico da Caixa Desjardins Portuguesa e a organização e promoção do Festival Portugal Internacional de Montreal, apresentaram, pela primeira vez no Canadá, a exposição bilingue «Potencial Económico da Língua Portuguesa/Potentiel économique de la langue portugaise», organizada pelo Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, a partir de um estudo desenvolvido por uma equipa de investigadores do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa –, coordenada pelo professor Luís Reto.

Teatro
Marlene MMF Paraiso 1 site_4

Mosaico dos sentidos

Marlene Monteiro Freitas – Enfant Terrible do mundo da dança em Montreal

Considerada como a atual revelação no mundo da coreografia de cena, Marlene Monteiro Freitas esteve em Montreal para apresentar o seu mais recente trabalho: Paraíso – Coleção Privada, em exibição nos dias 6, 7 e 8 de junho na sala Agora, ao abrigo da 8ª edição do Festival Transamériques (FTA).

Madeira
Alberto Jardim

Alberto João Jardim

O político português há mais tempo em funções desde 1910

Funchal, Madeira – O presidente do Governo Regional da Madeira, Alberto João Jardim é, a partir de 10 de junho, o político português com maior longevidade no poder desde 1910, com 36 anos e 85 dias de governação, mais um dia que Oliveira Salazar.

Moçambique
CONSUL Mocambique

Em Moçambique

Fluxo de chegada de portugueses estabilizou

Maputo, Moçambique – O fluxo de chegada de portugueses a Moçambique estabilizou nos quatro primeiros meses do ano, disse à Lusa o cônsul-geral de Portugal em Maputo, estabelecendo uma relação com a insegurança que se vive no país.

Desporto
Carvalho William

Portugal no Campeonato do Mundo

Desastre total no primeiro jogo!

Para quem está no 4° lugar da tabela das seleções a nível global, a goleada sofrida por Portugal diante da Alemanha – 2ª colocada –, por 4-0, deixa a nossa equipa muito mal na fotografia.

Ler em PDF
Editorial

Editorial

Reformas e pensões

Em vários aspetos as leis laborais assim como o sistema de pensões do Quebeque não estão à altura daquilo que se pode esperar duma sociedade progressista que se compraz no mito de ser uma social-democracia.
Ler artigo
Bilhete de Lisboa

Bilhete de Lisboa

MAIS UMA ESCAPADELA AO NORTE, 10 junho 2014

Juntei três notícias de inaugurações, delineei o percurso, e parti à aventura.
Ler artigo
Opinião

Carta aberta a Vasco Cordeiro

Caro Sr. Presidente,

O que se está a passar na SATA não é normal.
Ler artigo
Crónica

Celebrar o Dia dos Açores

Como uma açoriana de 266 anos

As ilhas fazem parte de nós, catarinenses do litoral Sul. A Ilha de Santa Catarina, portal de entrada dos seis mil açorianos que, de 1747 a 1756, atravessaram a vastidão atlântica cortando hemisférios, ancorando a esperança na procura de dias melhores em terras de Vera Cruz, e as nove Ilhas do arquipélago dos Açores – Santa Maria, São Miguel, Terceira, Graciosa, Faial, Pico, São Jorge, Corvo e Flores – lugar de origem, ponto de partida dos nossos antepassados, povo errante que se espalhou pelo mapa do mundo, atravessou mares levando a ilha dentro de si.
Ler artigo
Cronologia

ATÉ OUTRO DIA, POETA

Joviano Vaz, caro amigo de Jesus estou agora mais rica e feliz por ter falado consigo nos dias que antecederam a sua viagem para a Casa do Pai.
Ler artigo
Anuncio

LusaQ.TV

Cocktail de apresentação

No domingo dia 29 de junho, entre as 14 e as 17h00, a equipa produtora do programa televisivo LusaQ.TV vai levar a efeito uma receção seguida dum cocktail na sala «En Haut» do Restaurante Ferreira Café, no 1448 da rua Peel, para o qual foram convidados anunciantes, amigos e personalidades das mais diversas esferas da sociedade local, quebequense e canadiana.
Ler artigo
Língua Portuguesa

Língua Portuguesa...

Porquê uma língua supercentral?

Porquê língua supercentral? Luís Aguilar explica dando o exemplo da realidade linguística de Angola, onde o português é língua materna de apenas metade da população concentrada nos centros urbanos, distribuindo-se o resto da população por mais de quarenta línguas, sendo o umbundu (36 %), o quimbundo (27 %), o quicongo (10 %) e o quinoco (5%) as mais importantes. Não havendo uma língua central, uma das formas de comunicação e de entendimento entre os vários grupos é feita por meio do português, língua supercentral. A impossibilidade de impor nos territórios das ex-colónias portuguesas uma língua como língua nacional, unificadora, fez com que se tenha favorecido a expansão do português que, cada vez mais, é utilizado, o que representa uma situação ímpar no contexto de África, que só tem paralelo com o contexto gabonês, em relação ao francês. É assim que os angolanos se sentem lusófonos, através do português e ovimbundus, quimbundus e quicongos através das suas respetivas línguas, sem que alguma assegure uma identidade angolana. E cita o escritor angolano José Eduardo Agualusa: Um quarto de século após a independência, o número de falantes de português cresceu de forma impressionante, devendo o português ser hoje a segunda língua materna mais falada em Angola, logo depois do umbundo. Tal fenómeno parece-me verdadeiramente espantoso. Pela primeira vez uma língua de origem europeia conseguiu enraizar-se em África, tornando-se numa língua africana num espaço de tempo muitíssimo curto e por ação dos próprios filhos do país.
Ler artigo
Cronologia

JOSÉ BERNARDO

1922 – 2014

Faleceu em Montreal no dia 10 de junho de 2014, com 92 anos de idade, José Bernardo Clara Vicente, natural de Portugal e viúvo de Amélia Pereira.
Ler artigo
Comunidade

Não há gente como a gente!

Joe Puga faz o balanço do Festival: «Valeu muito a pena!»

O Festival Portugal Internacional anda na boca da Comunidade, muito se tem falado e os comentários são normalmente positivos. As pessoas estão orgulhosas de, pela primeira vez, se ter festejado o ser português, sem que tal esteja diretamente relacionado com futebol ou religião. De facto, a aderência foi inédita, a qualidade dos espetáculos bastante elevada e o público muito diversificado.
Ler artigo
Desporto

Diante do DC United

Impacto volta às derrotas

Depois de ganhar o Campeonato do Canadá diante do Toronto FC e ter vencido, no seu melhor jogo deste início de temporada, o New Revolution, da Nova Inglaterra, que na altura comandava a Zona Este do Campeonato norte-americano da MLS (Major League of Soccer), o Impacto viu-se batido pelo DC United, em jogo realizado no Estádio Saputo, no passado dia 11 de junho. E essa derrota, sem apelo nem agravo, acabou por se cifrar em 2-4.
Ler artigo
Açores

Biblioteca Tomaz Borba Vieira

Acolheu exposição fotográfica de Vera Cymbron

A convite da organização do Azores Fringe Festival, festival internacional de artes que engloba exposições, cinema, literatura, entre outros, Vera Cymbron apresentou o seu recente trabalho de fotografia intitulado «Embriaguez de Existir» ontem, 16 de junho, sendo a Biblioteca Municipal Tomaz Borba Vieira o local escolhido.
Ler artigo
Açores

Câmara de Lagoa

Repõe vencimentos aos trabalhadores

O Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, João Ponte, já deu instruções ao serviço de Recursos Humanos para processar os vencimentos dos trabalhadores, já em conformidade com o acórdão do Tribunal Constitucional.
Ler artigo
Açores

Câmara lagoense

Solidária com mordomos do concelho

O Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, João Ponte, acaba de anunciar que está a avaliar juridicamente a possibilidade de comparticipar as despesas das mordomias com a Sociedade Portuguesa de Autores, dos impérios do concelho.
Ler artigo
Açores

Praça de Nossa Senhora do Rosário...

Acolhe concerto de verão

A Praça de Nossa Senhora do Rosário, na cidade de Lagoa, irá acolher, no dia 5 de julho um concerto de verão protagonizado pela consagrada Banda Militar dos Açores, a partir das 21h30.
Ler artigo
Política Canadiana

No Ontário

Eleitos três luso-descendentes

Toronto, Ontário – Três luso-descendentes foram eleitos deputados no Ontário, na noite de quinta-feira passada, numas eleições provinciais em que o partido liberal alcançou a maioria absoluta.
Ler artigo
O tempo no resto do mundo

Arquivos

Acordo Ortográfico

O que é o novo acordo?

O LusoPresse decidiu adotar o novo acordo ortográfico da língua portuguesa.

Todavia, estamos em fase de transição e durante algum tempo, utilizaremos as duas formas ortográficas, a antiga e a nova.   Contamos com a compreensão dos nossos leitores.

Carlos de Jesus
Diretor

 
LusoPresse - 2019