logo
rss  Vol. XVIII - Nº 311         Montreal, QC, Canadá - terça-feira, 31 de Março de 2020
arrowFicha Técnica arrowEstatutos arrowPesquisar arrowContactos arrowÚltima hora arrowClima arrowEndereços úteis
Partilhe com os seus amigos: Facebook

Portugal no Campeonato do Mundo

Desastre total no primeiro jogo!

Norberto Aguiar

Por Norberto Aguiar

Para quem está no 4° lugar da tabela das seleções a nível global, a goleada sofrida por Portugal diante da Alemanha – 2ª colocada –, por 4-0, deixa a nossa equipa muito mal na fotografia.

De facto, para uma equipa que chegou ao Brasil cheia de esperanças, com vozes, de mansinho, a dizerem que Portugal era candidato ao título mundial, o jogo com a Alemanha demonstrou uma equipa muito desastrada, a começar no aspeto técnico e a acabar no plano disciplinar... Tivesse tido um comportamento exemplar, o jogo e a derrota poderiam ter sido outra coisa muito diferente daquilo que aconteceu.

Alemanha – Portugal, 4-0

Carvalho William.jpg
William Carvalho, para quando a sua inclusão no onze de Portugal?

Portugal até começou o jogo muito bem. Foi mesmo Cristiano Ronaldo a criar a primeira ocasião de golo que, a ter sido concretizada, não estaríamos, neste momento, a escrever este texto desta forma.

Mas toda a gente sabe que um jogo de futebol dura 90 minutos. E no desafio de segunda-feira, houve muitas asneiras por parte da equipa portuguesa. Faltas escusadas, como a que deu penálti num momento crucial do encontro, quando se está numa fase de estudo do adversário e que leva, muitas vezes, um dos conjuntos a ganhar supremacia sobre o outro. Foi o que aconteceu a Portugal, quando num contra-ataque, a nossa defesa, para parar o jogador alemão que conduzia a bola, teve que o derrubar dentro da área. Foi o mesmo que entregar o ouro ao bandido...

Mas como se não estivéssemos contentes, vai daí e deixa-se o defesa alemão, alto, é verdade, mas não mais do que as duas traves (Pepe e Bruno Alves) da nossa defesa, chegar mais alto e cabecear para o segundo golo da partida, quando ainda nem 30 minutos do jogo estavam decorridos.

Depois, numa de perder a cabeça, motivada pela discussão entre Pepe e Bruno Alves? aquele atira-se a Muller e acaba mais cedo no balneário... Pelo meio ainda ficou o lance de Khedira que, aproveitando uma parvoíce do nosso guarda-redes, só não fez um golo de baliza aberta por milímetros.

O resto dos 90 minutos, a partir daqueles infelizes acontecimentos, deixou de ter história, se bem que os alemães ainda tivessem tempo para marcar mais um golo, o terceiro de Muller, um extremo feito ponta de lança neste jogo. É, de resto, caricato como Portugal não conseguiu anular um ataque alemão que não utilizou um único centro avante durante quase todo o jogo... Onde estava o treinador que não percebeu exatamente isso, levando a que os seus quatro defesas se deixassem confundir com os jogadores a marcar? Só mesmo o Paulo Bento!

Selecao Paulo Bento IR__1193.jpg

Agora, para não irem para casa mais cedo, só mesmo ganhar os dois jogos que aí veem O primeiro é já domingo, contra os Estados Unidos; o segundo é mais adiante (dia 26), contra o Gana. Já estamos a ouvir alguns que, para Portugal, são jogos que estão no papo... Vão pensando assim que, de repente, podem ter de engolir essas «inteligentes» tiradas.

Estados Unidos – Gana, 2-1

Vitória lisonjeira dos Estados Unidos. Na verdade, o Gana demonstrou que é uma fortíssima equipa e que, neste jogo, fez a vida negra aos ianques. Um golo a abrir e outro a fechar, valeu a importante vitória à melhor equipa da CONCACAF. Mas o Gana tudo tentou para não perder. Chegou ao empate a oito minutos do fim da partida. Aí, pensou-se que o resultado estava feito, um resultado até mais do que merecido para os africanos. Mas os Estados Unidos, que já começam a ser uma equipa que sabe ser matreira, ainda foram para a frente à procura do golo que lhe desse a vitória... E esse «desplante», mesmo se parecia impossível, acabou por resultar. Foi a festa total por banda dos americanos, que nesse momento se vingavam dos ganeses por terem sido, nos dois últimos Mundiais, eliminados precisamente pelo Gana.

Selecao Paulo bento HUMBERTO IR__1074.jpg

E nessas duas ocasiões foram então os Estados Unidos que foram injustamente postos fora da competição... Vale, para o Gana, que nada está perdido. De tal forma que ainda podem passar à fase seguinte mesmo em detrimento dos Estados Unidos.

Seja como for, neste grupo, justamente apelidado da morte, tudo está em aberto, mesmo a eliminação da própria Alemanha, tão badalada depois da goleada a Portugal...

Desporto
Para quem está no 4° lugar da tabela das seleções a nível global, a goleada sofrida por Portugal diante da Alemanha – 2ª colocada –, por 4-0, deixa a nossa equipa muito mal na fotografia.
Portugal no Campeonato do Mundo.doc
yes
O tempo no resto do mundo

Arquivos

Acordo Ortográfico

O que é o novo acordo?

O LusoPresse decidiu adotar o novo acordo ortográfico da língua portuguesa.

Todavia, estamos em fase de transição e durante algum tempo, utilizaremos as duas formas ortográficas, a antiga e a nova.   Contamos com a compreensão dos nossos leitores.

Carlos de Jesus
Diretor

 
LusoPresse - 2020