logo
rss  Vol. XVIII - Nº 310         Montreal, QC, Canadá - segunda-feira, 16 de Setembro de 2019
arrowFicha Técnica arrowEstatutos arrowPesquisar arrowContactos arrowÚltima hora arrowClima arrowEndereços úteis
Primeira Página
Current Edição
Destaque
Selecao Bandeira a13

Mundial Brasil 2014

E os favoritos são…

Precisamente daqui a uma semana, o Campeonato do Mundo de Futebol estará apresentando o seu primeiro jogo, na cidade de São Paulo. E será o Brasil, anfitrião, a defrontar a europeia Croácia. Assim, à primeira vista, a Seleção Brasileira tem um osso moderadamente razoável de roer, admitindo-se que a vitória não lhe seja difícil de obter.

Teatro
Pigeons internacional2

Paula de Vasconcelos

Dans les forêts de Sibérie

São 10h da manhã no estúdio da companhia de dança-teatro Pigeons International. A luz do início de dia forma bonitos quadrados no chão. Uma parede ao fundo forrada a troncos de árvore recria o espírito de uma floresta. No caso, a da Sibéria, isolada de tudo e de todos. Esta é uma floresta urbana, num estúdio na avenida do Parc, no centro de Montreal, mas do que ali se vai falar é universal.

Açores
ARCOS plantacao_baldio_s_jorge_3

Plantação no baldio de S. Jorge

Teve lugar no passado sábado, 24 de maio, no Baldio de S. Jorge uma plantação de 500 pinheiros-bravos, organizada pela Associação Recreativa e Cultural de Santar.

Ler em PDF
Editorial

Editorial

Imigração e salários

Se há um assunto que vem à tona de vez em quando é o problema salarial dos imigrantes, com uma grande diferença percentual – para baixo como se adivinha – em relação aos nativos canadianos.
Ler artigo
Crónica

Notas bárbaras (de um quase diário)

Já conheço uns quantos parques nacionais do oeste americano. A grandiosidade do Grand Canyon parece inultrapassável, mas a beleza diferenciada de todos eles é espantosa. Há dois anos, visitámos três no sudeste de Utah. Desta vez rumámos a sudoeste e hoje foi o Bryce, há décadas na minha lista de espera.
Ler artigo
Bilhete de Lisboa

Bilhete de Lisboa

SARAU DO GINÁSIO CLUBE PORTUGUÊS

No domingo, 25 de maio de 2014, fui assistir pelo segundo ano consecutivo ao sarau do Ginásio Clube Português (GCP). No ano passado tinha ficado deslumbrada com o espetáculo e, por isso, este ano não podia faltar. O sarau voltou a realizar-se no Centro Cultural de Belém tendo ficado esgotados os lugares para se poder assistir a qualquer das três apresentações, que tiveram lugar pelas 11H00, 15H00 e 18H30.
Ler artigo
Literatura

Em Montreal

«A chave de Salomão», de José Rodrigues dos Santos

Depois de «A Fórmula de Deus» e «O Último Segredo», José Rodrigues dos Santos, o internacionalmente aclamado escritor e pivô do Telejornal da RTP, depois de ter lançado em primeira mão mundial, em Paris, o seu novo romance «A Chave de Salomão» (La clé de Salomon), veio lançar o livro em Montreal, na semana passada, tal como tínhamos noticiado na nossa última edição.
Ler artigo
Crónica

O regabofe regional

As empresas públicas do perímetro regional estão a guardar a chegada do verão e do Mundial do futebol para divulgarem as contas do seu descalabro.
Ler artigo
Documentário

Pedro da Silva, o documentário

O nosso compatriota Pedro da Silva está na moda: no espaço de duas semanas descobrimos uma biografia sua, ouvimos uma conferência do seu autor Carlos Taveira e assistimos à projeção dum documentário sobre a sua vida no Canadá.
Ler artigo
Poesia

Na Casa dos Açores

Sarau poético e artístico

O pontapé de partida das atividades previstas para a primeira edição do Festival Portugal Internacional de Montreal teve lugar no passado dia 25 de maio, na Casa dos Açores, com um almoço e culminou com um sarau de poesia, fado e exposição de pintura.
Ler artigo
Crónica

Pedra de Toque

Daniel de Sá e o Senhor da Esperança

«Que mãos terão esculpido este rosto?...
Ler artigo
Documentário

Pedro da Silva, primeiro carteiro do Canadá

No passado dia 21 de maio, na simpática biblioteca municipal de l´Ile Perrot, um encontro inusitado entre um escritor português e uma descendente do herói do seu livro, Pedro da Silva.
Ler artigo
Museu

L'explorateur Marco Polo vous invite à Pointe-à-Callière

Une fois de plus, le complexe muséal Pointe-à-Callière réussit un grand coup avec son exposition sur le fabuleux Marco Polo. Si Vasco de Gama a intrépidement sillonné les mers entre le Portugal et le continent indien, Marco Polo a brillé par un exploit tout aussi spectaculaire. Ils ont respectivement disparu en 1524 et en 1324. Déjà sensibles à ces rêves d’explorateurs, les visiteurs portugais seront comblés en parcourant cette exposition ouverte au public jusqu'au 26 octobre.
Ler artigo
Museu

O explorador Marco Polo convida-vos a Pointe-à-Callière

Mais uma vez, o complexo museal de Pointe-à-Callière conseguiu algo de excecional com a sua exposição sobre o fabuloso Marco Polo. Se Vasco da Gama sulcou intrepidamente os mares ente Portugal e o continente indiano, Marco Polo brilhou por uma façanha igualmente espetacular. Desapareceram, respetivamente, em 1524 e 1324. Muito sensíveis aos sonhos dos exploradores, os visitantes portugueses ficarão satisfeitos ao percorrer esta exposição aberta ao público até 26 de outubro.
Ler artigo
Diversidade

Na 2ª Gala da Diversidade

Homenageados oito Quebequenses

No decorrer duma prestigiosa soirée no Teatro Outremont, oito Quebequenses de diversas origens e de meios diferentes foram homenageados quando da segunda edição dos Grands Prix Mosaïque. «A diversidade em ação!» um acontecimento anual fazendo honra a Donald Jean, incansável pdg da agência de imprensa Médiamosaïque e iniciador dos prémios Lys de la Diversité.
Ler artigo
Diversidade

Huit Québécois sont honorés au 2e Gala de la diversité

Lors d'une prestigieuse soirée de gala au Théâtre Outremont, huit Québécois de diverses origines et de divers milieux ont été honorés lors de la deuxième édition des Grands Prix Mosaïque. «La diversité en action!» Un événement annuel faisant honneur à Donald Jean, pdg infatigable de l’agence de presse Médiamosaïque et initiateur des prix Lys de la Diversité.
Ler artigo
Notícias Locais

Instalação e exploração sazonal de um Parque de Diversões na Ínsua do Vez

Dinamização da Vila, bem como atração de visitantes são os principais objetivos
Ler artigo
Comunidades

Em Nova Iorque

Cultura Portuguesa invade Central Park

No dia 15 de junho de 2014 Nova Iorque irá mais uma vez viver a cultura portuguesa, através da realização da quarta edição do Portugal Day NY. Tendo como cenário o Central Park, o evento consistirá numa corrida de 5 milhas (km) para adultos, corridas para crianças dos 2 aos 12 anos e num festival com música e gastronomia portuguesas.
Ler artigo
Cronologia

JORGE MANUEL SOARES

Faleceu em Laval no dia 23 de maio de 2014, com 80 anos de idade, Jorge Manuel Soares, natural do Rosário, Lagoa, São Miguel, Açores, esposo de Maria dos Anjos Costa Andrade.
Ler artigo
Crónica

A hecatombe

Se eu estampasse aqui a crónica que escrevi na semana passada ("O falhanço europeu»), seria mais do que suficiente para comentar os resultados das europeias. Acertei em tudo o que tinha previsto e provou-se, no domingo, que «esta» Europa é um grande falhanço.
Ler artigo
Desporto

Pelo que vimos nos últimos dois jogos...

Quererá o Impacto arrebitar?

Depois de uma má fase, que coincidiu com a meia-final do Campeonato Canadiano de Futebol, o Impacto de Montreal parece querer arrebitar, agora que o Campeonato da Major League Soccer entra num período importante, onde perder um ou dois jogos, pode ser o adeus definitivo ao sonho do fim da temporada, quando é tempo de participar nas eliminatórias que dão acesso ao título de campeão.
Ler artigo
Vinhos

Vinhos arcuenses em alta

Quinta do Formigueiro é o Vinho do Ano 2014 pela Ordem dos Engenheiros – Região Norte

No passado fim de semana, dias 23 e 24 de maio, o Vinhão da Quinta do Formigueiro foi selecionado como Vinho do Ano 2014 da Ordem dos Engenheiros – Região Norte, na categoria de Vinho Verde Tinto, eleito por um painel de provadores, em prova cega, e seguindo as regras internacionais da OIV, por ocasião da realização dos IV Encontros Vínicos do Vinho Verde, levados a cabo em Viana do Castelo.
Ler artigo
O tempo no resto do mundo

Arquivos

Acordo Ortográfico

O que é o novo acordo?

O LusoPresse decidiu adotar o novo acordo ortográfico da língua portuguesa.

Todavia, estamos em fase de transição e durante algum tempo, utilizaremos as duas formas ortográficas, a antiga e a nova.   Contamos com a compreensão dos nossos leitores.

Carlos de Jesus
Diretor

 
LusoPresse - 2019