logo
rss  Vol. XVIII - Nº 309         Montreal, QC, Canadá - sexta-feira, 21 de Fevereiro de 2020
arrowFicha Técnica arrowEstatutos arrowPesquisar arrowContactos arrowÚltima hora arrowClima arrowEndereços úteis
Partilhe com os seus amigos: Facebook

Laureano Soares

Laureado com prémio literário

LusoPresse – O poeta Laureano Soares, no Canadá desde 1959, acaba de receber o prémio Fernande-Pelletier-Neveu, instituído pela Câmara Municipal de Saint-Basile-le-Grand, e entregue anualmente a um dos poetas oriundos da cidade e seus arredores.

Laureano SOARES.jpg

Foi no passado dia 25 de abril, durante a festa anual «Harpa e Poesia» que Laureano Soares acabou galardoado com o prestigiado prémio, depois de no decorrer da noite ter declamado dois dos seus poemas perante uma sala completamente cheia. Visivelmente emocionado, Laureano Soares haveria de dizer «Obrigado! Obrigado a todos os quebequenses de me terem acolhido em 1959, quando nem sequer falava francês. Sinto-me orgulhoso de ser quebequense e também orgulhoso de escrever em francês. Abraço-vos a todos!»

Natural de Sobral de São Miguel, no interior da Beira Baixa, Laureano Soares soube que ia ser poeta logo após a morte de seu querido pai, tinha ele apenas seis anos de idade. «Queria que ficasse para sempre gravado o que me ia na alma quando guardava as cabras...», diria ele a um dos nossos repórteres.

Laureano Soares1.jpg
Laureano Soares, na foto de cima, com o galardão recebido. Em baixo, com o duo de organizadores.

Daí para cá, Laureano Soares já publicou três livros e participou em várias coletâneas com poetas de vários países. E, pelos vistos, a sua vasta obra vai continuar, como também nos disse.

Membro do Círculo dos Poetas da Montérégie, na Rive-Sud, Laureano Soares faz também parte da Casa do Poeta Peruano e de Poetas del Mundo. Daí que tenha já editado em língua castelhana, para além, claro, da francesa e portuguesa.

Apaixonado pelo que faz, Laureano Soares é um poeta de muita sensibilidade, tocando os seus escritos em coisas da atualidade, onde se destaca o género humano, em particular a mulher. Também vagueia pela nostalgia, não fosse ele oriundo do país do Fado.

Na próxima segunda-feira, dia 26 de maio, às 21 horas, Laureano Soares estará dando uma entrevista a Ludmila Aguiar do programa televisivo português LusaQ TV. Não perca a oportunidade de saber mais sobre um dos poetas da comunidade.

Com o jornal «Les Versants»

 

Literatura
LusoPresse – O poeta Laureano Soares, no Canadá desde 1959, acaba de receber o prémio Fernande-Pelletier-Neveu, instituído pela Câmara Municipal de Saint-Basile-le-Grand, e entregue anualmente a um dos poetas oriundos da cidade e seus arredores.
Laureano Soares.doc
no
O tempo no resto do mundo

Arquivos

Acordo Ortográfico

O que é o novo acordo?

O LusoPresse decidiu adotar o novo acordo ortográfico da língua portuguesa.

Todavia, estamos em fase de transição e durante algum tempo, utilizaremos as duas formas ortográficas, a antiga e a nova.   Contamos com a compreensão dos nossos leitores.

Carlos de Jesus
Diretor

 
LusoPresse - 2020