logo
rss  Vol. XVIII - Nº 308         Montreal, QC, Canadá - segunda-feira, 16 de Setembro de 2019
arrowFicha Técnica arrowEstatutos arrowPesquisar arrowContactos arrowÚltima hora arrowClima arrowEndereços úteis
Primeira Página
Current Edição
Destaque
Cathy Balatou 3 DSC_0770

Na sala Balattou

Show de Cathy Pimentel

LusoPresse – Começou num conjunto, depois passou a atuar a solo, em salas portuguesas de clubes e restaurantes, como no Solmar, por exemplo, e, de algum tempo a esta parte, atua apoiada num grupo de músicos experiente e organizado. Estamos a falar da cantora Cathy Pimentel, que em termos artísticos deve descender da fadista Jordelina Benfeito, sua tia.

Comunidade
Helena Cantinho Dinis

O Cantinho de Lisboa no Velho Montreal

Helena Loureiro abre o seu terceiro estabelecimento super chique

Não há duas sem três! A dinâmica Helena Loureiro tem agora três moradas em Montreal. Bravo! Novinho em folha: o Cantinho de Lisboa. Um conceito de mercearia fina onde se pode saborear ou trazer para casa ou para o escritório uma salada ou uma sandes. Muitos produtos importados. No 356 da rua Saint-Paul oeste, cunho europeu, com um nome evocador muito bem escolhido.

Reportagem
Helena Cantinho Dinis

Le Cantinho de Lisboa dans le Vieux-Montréal

Helena Loureiro ouvre un troisième établissement super chic

Jamais deux sans trois! La dynamique Helena Loureiro a maintenant trois pignons sur rue à Montréal. Le tour du chapeau! Tout nouveau: le Cantinho de Lisboa (Coin de Lisbonne). Un concept d'épicerie fine où l’on peut déguster à la portugaise sur place ou rapporter une salade ou un sandwich au bureau. Moult produits d'importations. Au 356 rue Saint-Paul Ouest, de cachet européen, avec un nom évocateur très bien choisi.

Comunidade
Padre Jose maria com as irmas DSC_0687

Padre José Maria Cardoso

Uma comunidade rendida ao seu apego!

O padre José Maria Cardoso foi alvo de uma grande manifestação de carinho por parte da comunidade que serve vai em 15 anos. E essa prova de amor que recebeu da comunidade católica portuguesa de Montreal foi dada em dois tempos. O primeiro teve como palco a Igreja Santa Cruz, onde a Eucaristia lhe foi dedicada. Já o segundo, de ordem profana, realizou-se na cave da Missão Santa Cruz, engalanada das suas melhores vestes, não fosse o homenageado o seu Homem Maior.

Comunidade
Carlos Ferreira cravos DSC_0630

Grupo Ferreira...

Festejam os 40 anos da «Revolução dos Cravos»

O 25 de Abril é sem dúvida uma data importante na história portuguesa. Nesse dia, há 40 anos, Lisboa amanheceu coberta de cravos, fazendo com que Portugal rejeitasse a ditadura e abraçasse o sistema democrático. Os militares tinham tomado conta do governo, e a revolução havia sido desta vez televisionada. Quase não houve mortos nem feridos, e as armas ensanguentadas da guerra colonial foram cobertas com cravos vermelhos.

Comunidade
Adelaide Anos

No Portus Calle – Flores, amigos e amor antigo

O amor faz parte da vida de todos os dias mas há alturas em que nos apetece destacar algumas datas importantes e mesmo celebrá-las.  Foi o que aconteceu no sábado passado: havia que festejar o amor com o casal Vilela! Há tantos anos que se casaram que valeu a pena entregar-lhes umas rosas lindas e levar-lhes o meu abraço.

Comunidade
Daph Alex (25 de Abril)

Na Associação Portuguesa do Canadá

Celebrou-se a liberdade, disse-se obrigado aos Capitães de Abril

Na noite do passado dia 25 de abril, no espaço da Associação Portuguesa do Canadá, decorreu a festa do 40° aniversário do 25 de Abril.

Comunidade
Adelaide Louvar a Deus

Luzes de Vespertina – Missa da Vigília Pascal

Fotos enviadas por Luís Pereira (Missão de Santa Cruz)

Portugal
Arcos de Valdevez obras_CMIT (1)

Em Arcos de Valdevez

Já começaram as obras para a Loja de Turismo Interativa

O CMIT de Arcos de Valdevez encontra-se a ser remodelado para dar lugar a uma Loja de Turismo Interativa.

Internacional
Armenios Jules 1

Do 25 de abril ao 24 de abril

Portugal não reconheceu ainda (oficialmente) o genocídio dos Arménios

No dia 25 de abril último, Portugal festejava o 40º aniversário da Revolução dos Cravos. A 24 de abril, outra data importante, os Arménios comemoravam o 99º aniversário do genocídio que causou a morte de um milhão e meio dos seus. Nem Portugal nem o Brasil não reconheceram ainda oficialmente o terrível acontecimento. Ambos não estão incluídos na lista dos 21 países (incluindo o Canadá e a França) que «passaram um decreto reconhecendo oficialmente os factos do genocídio».

Internacional
Armenios Jules 1

Du 25 avril au 24 avril

Le Portugal n'a pas encore (officiellement) reconnu le génocide des Arméniens

Le 25 avril dernier, le Portugal fêtait le 40e anniversaire de la Révolution des Oeillets. Le 24 avril, autre date charnière, les Arméniens commémoraient le 99e anniversaire du génocide qui fit parmi eux un million et demi de morts. Ni le Portugal ni le Brésil n’ont encore officiellement reconnu ce terrible événement. Ils ne figurent pas sur la liste des 21 pays (incluant le Canada et la France) qui ont «passé un décret reconnaissant officiellement les faits du génocide».

Ler em PDF
Editorial

Editorial

A vergonha radio-canadiana

Nos tempos que correm «toda a gente» se levanta para reclamar contra os cortes do financiamento da Sociedade Radio-Canada (SRC). Entre os contestatários, o próprio proprietário da Québecor, Pierre Karl Péladeau, oportunista notório, que ainda há bem pouco tempo, isto é, antes de entrar na vida política, dizia que o financiamento do governo à SRC fazia uma concorrência desleal às suas empresas de televisão (TVA, LCN, TVA Sports, Ilico, Ma Maison, etc. etc.).
Ler artigo
Crónica

Uma suave

«polémica» de há quase cinquenta anos*

Já contei nas páginas deste jornal como foi que me candidatei a colaborador, quando ele ainda dava pelo nome de Açores e eu, seu apaixonado leitor diário, era jovem quase imberbe. Pedem-me agora que volte a participar em mais uma edição de aniversário, e vou revirar os ficheiros da memória para de lá retirar elementos adicionais.
Ler artigo
Crónica

O futuro dos jornais nos Açores

Os jornais dos Açores enfrentam hoje desafios que vão afetar o seu futuro.
Ler artigo
Artes

Galerie 3C

Dupla comemoração

LusoPresse Cláudia Chin ofereceu no passado dia 1 de maio, a todos os amadores de arte, uma dupla recompensa. Primeiro, celebrando o terceiro aniversário da sua galeria de arte que ela tem vindo a promover e a impor no dificílimo meio das belas artes. Segundo, inaugurando a exposição de Stewart Fletcher, sob o tema «À DÉCOUVERT… EXPOSED».
Ler artigo
Cultura

Dom Henrique – Entre Fado, Liberdade de Abril e Sucesso!

No mar de sonhos de Hermínio Alves nasceu um barco com Dom Henrique à Proa, no qual o jovem diria Adeus a Portugal para se estabelecer na Alemanha e anos mais tarde no Canadá. Certo, esta é uma linguagem simbólica mas integrada numa onda de verdade e que desagua em porto seguro, na rua Notre-Dame, no nº. 3714, em Montreal.
Ler artigo
Crónica

O Estado como «alimento nocivo»

Todos os anos temos o mesmo problema: como fazer debates eleitorais se a lei não os permite e os próprios políticos só complicam?
Ler artigo
Crónica

Os reformados que se lixem!

A troika está de saída, mas os cortes permanecem na cabeça dos governantes portugueses.
Ler artigo
Bilhete de Lisboa

Bilhete de Lisboa

TEATRO THALIA

A Orquestra Metropolitana de Lisboa tem o privilégio de poder usufruir para a sua temporada clássica 2013-2014, de um novo espaço cultural, magnifico, o Teatro Thalia. (A Orquestra Metropolitana de Lisboa é uma instituição cultural, sem fins lucrativos, constituída em 1992 com o objetivo de divulgar a música clássica. Tem sede no antigo edifício da Standard Electrica, junto ao rio Tejo)
Ler artigo
Artes

Cores vivas

O célebre pintor brasileiro das cores vivas, Romero Britto, está exposto pela primeira vez em Montreal. Muito perseverante nas suas diligências, Jaclyn Griner oferece-nos agora o exclusivo e o prazer até 31 de julho. A admiradora do lusófono recebeu-nos na inauguração onde a sua mãe, a gerente Alanna Griner (na nossa foto), se ocupava a explicar o longo caminho de Romero Britto aos colecionadores e amadores de arte. Temporária e situada no 1434 Sherbrooke oeste (perto do Museu de Belas Artes), a galeria «Pop-Up Exposition/Exhibition Romero Britto» está aberta unicamente para este evento. O artista do Recife (1963) desfruta duma grande reputação internacional com uma lista impressionante de exposições através do mundo. Para mais pormenores, contactar Jaclyn Griner no
Ler artigo
Artes

Couleurs vives

Le célèbre peintre brésilien aux jeunes couleurs, Romero Britto, est exposé pour la première fois à Montréal. Très persévérante dans ses démarches, Jaclyn Griner nous en offre maintenant l'exclusivité et le plaisir jusqu’au 31 juillet. L'admiratrice du lusophone nous a reçus au vernissage où sa mère, la gérante Alanna Griner (notre photo), s’employait à expliquer la longue feuille de route de Romero Britto aux collectionneurs et amateurs d'art. Temporaire et située au 1434 Sherbrooke Ouest (près du Musée des Beaux-Arts), la galerie «Pop-Up Exposition/Exhibition Romero Britto» est ouverte uniquement pour cet événement. L’artiste de Recife (1963) jouit d'une réputation internationale avec une liste impressionnante d’expositions à travers le monde. Pour plus de détails, contacter Jaclyn Griner au 514-926-4440 ou jaclyngriner@hotmail.com.
Ler artigo
Crónica

A política mal cheirosa

E pronto. Começou o foguetório com a saída da troika.
Ler artigo
Comunicado

COMUNICADO

Sessão de informação sobre serviços consulares

O Consulado – Geral de Portugal em Montreal informa que vai promover uma sessão de esclarecimento sobre serviços consulares, onde poderão ser tratadas, entre outras, questões relacionadas com:
Ler artigo
O tempo no resto do mundo

Arquivos

Acordo Ortográfico

O que é o novo acordo?

O LusoPresse decidiu adotar o novo acordo ortográfico da língua portuguesa.

Todavia, estamos em fase de transição e durante algum tempo, utilizaremos as duas formas ortográficas, a antiga e a nova.   Contamos com a compreensão dos nossos leitores.

Carlos de Jesus
Diretor

 
LusoPresse - 2019