logo
rss  Vol. XVIII - Nº 308         Montreal, QC, Canadá - quarta-feira, 01 de Abril de 2020
arrowFicha Técnica arrowEstatutos arrowPesquisar arrowContactos arrowÚltima hora arrowClima arrowEndereços úteis
Partilhe com os seus amigos: Facebook

Luzes de Vespertina – Missa da Vigília Pascal

Adelaide Vilela

Texto de Adelaide Vilela

Fotos enviadas por Luís Pereira (Missão de Santa Cruz)

Meu Deus ajuda-me a falar de Vós, a cada vez, sem falsa modéstia, rancor ou maldade. Senhor faz do meu coração uma primavera de cores, capaz de colorir a mente do que ama, dá-me a capacidade e a audácia de embelezar e adornar os ideais dos que sofrem de desamor para que aceitem Teu Filho Jesus e Salvador. Meu Senhor, Aceita que as minhas mãos se transformem em pena suave, como a neve, para que te leve palavras fáceis, desta minha raiz do coração. Pai, quero fazer uma análise cuidada, simples, daquela Santa Missa de Vespertina, porque é mais um triunfo, com Jesus, no coração da comunidade portuguesa de Montreal, em Santa Cruz.

Caros leitores, no calor das luzes de Cristo, e brilhantemente enfeitada para a Páscoa, pelas mãos artísticas do Padre José Maria Cardoso, entre o meu esposo e a minha cunhada Fernanda Vilela, assisti à Missa da Vigília Pascal no passado dia 19 de abril, determinada a cantar para não chorar. A igreja estava repleta de fiéis, de jovens luso-canadianos (para surpresa nossa) e cuidadosamente bem representada pelo grupo coral da D. Inês Gomes. Consciente do que vi e ouvi, posso agora acrescentar que a Inês continua com uma voz digna de ser escutada pelos anjos de Céu. O grupo acompanhou a Celebração Eucarística e todos entoaram os cânticos religiosos com grande profissionalismo e saber.

Adelaide Louvar a Deus.JPG
Louvar a Deus!

O altar engalanou-se de gentes vestidas de branco. Certamente, os acólitos servindo a Deus, ajudaram os celebrantes e ultrapassaram todas as expectativas para que a Missa das luzes brilhasse ainda mais. E para que este dia ficasse guardado na memória os Srs. Padres José Maria e António Araújo, com o Diácono António Ramos, partilharam com o povo a simbologia das tradições pascais ensinando-nos que o amor em Cristo ressuscitado é a Estrela da Luz que nos ensina o caminho da vida, concretamente, um tributo para a felicidade.

Esta missa aconteceu quase sempre na escuridão, apenas se acenderam as velas que os fiéis receberam à porta da igreja. Depois foram apagadas as luzinhas e o escuro perdurava, apenas se escutavam as vozes dos celebrantes, dos cantores e dos leitores designados. Silêncio... entrou um anjo com um círio na mão e de um lado para o outro entregou luz total ao lugar onde Jesus simbolicamente viria a ressuscitar. ALELUIA! A igreja encheu-se de alegria, de animação, de Luz de Cristo, de palmas e de paz. Jesus abriu o túmulo e ressuscitou dos mortos para nos salvar. Aleluia!

Pois e...! quem se portou muito bem nesta noite foi o pequenino Bryan, um bebé que recebeu a graça do batismo na Missa da Vigila Pascal. Os nossos parabéns aos pais e padrinhos do pequeno neófito. Deus siga seus passinhos sublinhando o bem para que o Bryan venha a ser um agente pela paz na terra.

Adelaide Os jovens de Santa Cruz.JPG
Os jovens de santa Cruz.

Aproveitamos para felicitar o Padre Zé Maria e os jovens de Santa Cruz pelo sucesso e intervenção que conseguiram junto dos sem abrigo, nas ruas de Montreal. Não pude conter-me sem chorar, ao difundirem o vídeo e ver os traços de alegria no rosto dos jovens e o sonho desfeito daqueles que vivem ao relento. No coração do bom menino mora a casa do Senhor. Foi fé, esperança ou incentivo para que os nossos jovens acreditassem que há necessidades reais numa sociedade onde ainda não existe perfeição e as riquezas continuam mal divididas. Assim sendo, há seres humanos sem quarto para dormir, sem família que os abrigue, sem carinho e sem pão para a boca.

Para concluir, em meu nome pessoal e em nome da equipa do LusoPresse, deixamos ao Sr. Padre José Maria Cardoso um abraço de parabéns pelas suas Bodas de Prata Sacerdotais. Esperamos que Deus o ilumine para que possa continuar a lutar por mais e melhor serviço nesta comunidade, pois o que fez até aqui tem sido extraordinário, e nós reconhecemos-lhe o mérito e valor merecidos. O trabalho memorável que tem empreendido nesta comunidade, que o acolheu, é um quadro de valores que o povo guardará para toda a vida. Votos de felicidades e longa vida.

BEM-HAJA PADRE.

Comunidade
Fotos enviadas por Luís Pereira (Missão de Santa Cruz)
Luzes de Vespertina.doc
yes
O tempo no resto do mundo

Arquivos

Acordo Ortográfico

O que é o novo acordo?

O LusoPresse decidiu adotar o novo acordo ortográfico da língua portuguesa.

Todavia, estamos em fase de transição e durante algum tempo, utilizaremos as duas formas ortográficas, a antiga e a nova.   Contamos com a compreensão dos nossos leitores.

Carlos de Jesus
Diretor

 
LusoPresse - 2020