logo
rss  Vol. XVIII - Nº 306         Montreal, QC, Canadá - segunda-feira, 16 de Setembro de 2019
arrowFicha Técnica arrowEstatutos arrowPesquisar arrowContactos arrowÚltima hora arrowClima arrowEndereços úteis
Primeira Página
Current Edição
Destaque
Carlos Leitao DSC_0500

Carlos Leitão, da economia para a política

A poucos dias das próximas eleições provinciais, o LusoPresse entrevistou Carlos Leitão, na sede de campanha em Robert-Baldwin, Dollard-des-Ormeaux. O economista e candidato pelo Parti Liberal do Québec (Partido Liberal do Quebeque) está confiante na sua candidatura e falou da sua estreia na política, dos desafios que enfrenta e das perspetivas para estas eleições.

Destaque
Carlos Conferencia no Porto2

Seminário Internacional

A Imprensa de Língua Portuguesa no Mundo

Realizou-se no mês passado, do dia 18 a 19 de março, na cidade do Porto, um seminário sobre os órgãos de comunicação em língua portuguesa radicados no estrangeiro.

Comunidade
20140330_172600

Dia da Mulher do LusoPresse...

Serviu para definir as comemorações de 2015

O Dia da Mulher do LusoPresse teve lugar domingo passado, em sessão levada a efeito no Hotel 10. Presentes as MULHERES ativas do LusoPresse, isto é, aquelas que escrevem para o jornal, e outras que ajudam a dar corpo a cada edição deste periódico, há quase 18 anos nas bancas da comunidade, sem uma única interrupção.

Entrevista
Rosa Pires Portrait_Impression

Candidata por Verdun de Québec Solidaire

Rosa Pires – Uma mulher de princípios – Esquerda, Feminismo e Soberania

Rosa Pires faz parte da segunda geração de emigrantes portugueses, filha de mãe algarvia e pai nortenho, nasceu e foi criada em Montreal.

Reportagem
Bailinho, pai e filho

Centro Comunitário de Anjou

Amor ao Divino Espírito Santo prolonga a felicidade e a vida

O amor é um sentimento que não se vê nem se procura; o amor não aparece nem sequer no sagrado. Nenhum Ser humano, por mais santo que se diga ser, viu o amor. Porém, o amor sincero e duradouro pode prolongar a vida, amizade e a felicidade. Lá diziam os velhos sábios da minha aldeia: «Quem não se ama a si próprio não sabe amar mais ninguém». Há muita falta de amor – este é o título de uma canção (letra de minha autoria), interpretada pelo Joe Puga, encontramo-la no seu último CD «Viva».

Eleições Quebeque
LR_SylvainMedza

As eleições na LusaQ.TV

Na reta final do período eleitoral, a LusaQ.TV recebeu no seu estúdio quatro candidatos dos quatro principais partidos nestas eleições provinciais.

Desporto
Djalo images

Impacto de Montreal

Quatro jogos depois, um ponto!

Depois de ter iniciado o Campeonato da Major League Soccer fora de portas, com dois jogos no Texas, diante do Dallas FC e do Dynamo de Houston, respetivamente, onde averbou duas derrotas, o Impacto estreou-se no Estádio Olímpico, no primeiro jogo em casa, embora fosse casa emprestada, com mais uma derrota, agora aos pés do Sounders de Seattle, pela marca de 2-0.

Desporto
DSC_0525

Pelo 5° ano consecutivo

Jovens quebequenses no Mundialito

A Escola Desportiva Mundialito Canadá prepara-se para viajar para Portugal com uma comitiva de 75 jogadores, dos 5 aos 12 anos, que vão participar no Mundialito de Futebol do Algarve, uma competição juvenil de renome internacional. É a quinta vez que esta escola leva uma delegação deste cariz ao torneio do Algarve.

Eleições Quebeque
Marois lisee Courcy

Do que no Ontário

Os imigrantes do Quebeque mais numerosos no mercado do trabalh

O Parti Québécois está orgulhoso do seu balanço sobre a imigração e cita oficialmente o número de 4 200 neo-quebequenses que acharam um trabalho em 2013, o que faz com que a sua taxa de empregos seja ligeiramente mais elevada que a dos imigrantes no Ontário e na Colúmbia Britânica, segundo um comunicado entregue na ocasião duma conferência de imprensa da ex-ministra da Imigração Diane Courcy.

Eleições Quebeque
Marois lisee Courcy

Qu`en Ontario

Les immigrants du Québec plus nombreux sur le marché du travail

Le Parti québécois est fier de son bilan en immigration et cite officiellement le chiffre de 4 200 néo-québécois qui ont trouvé un emploi en 2013, ce qui fait que le taux d’emploi de ces derniers est légèrement plus élevé que celui des immigrants en Ontario et en Colombie-Britannique, selon un communiqué remis lors d'une conférence que donnait l’ex-ministre de l'Immigration Diane De Courcy.

Ler em PDF
Editorial

Editorial

Sejamos otimistas

Não temos artes divinatórias nem somos bruxos, mas o futuro, se ele se realizar como está a ser planeado pelos estrategas pequistas, vai trazer dias muito negros para o Quebeque.
Ler artigo
Crónica

A fatura bomba-relógio

Falar de pobreza nos Açores é assunto quase tabu.
Ler artigo
Crónica

Notas de Rodapé

Crónicas Americanas

Mão avisada, de amigo fiel, salvaguardou papéis que, em princípio, poderiam ter acabado na lixeira. Trata-se de uma série de crónicas, de Eduardo Mayone Dias, na sua maioria publicadas no jornal californiano – Diário Popular – e que, inicialmente, foram editadas em dois livros: Crónicas das Américas (1981) e Novas Crónicas das Américas (1986). Já no presente ano de 2014, essas duas obras, com a atualidade e frescura originais, foram compiladas e publicadas num só volume – Crónicas Americanas – na coleção Rio Atlântico, edição da Opera Omnia e com o apoio da FLAD.
Ler artigo
Bilhete de Lisboa

Bilhete de Lisboa

BOAS NOTICIAS

No dia 18 de março fez quatro anos que envio regularmente o «Bilhete de Lisboa» para o LusoPresse.
Ler artigo
Crónica

«Deixa estar que eu vou botar todos vocês no meu livro»

«Quando estou na cidade tenho a impressão que estou
Ler artigo
Cronologia

MANUEL BRÁS

Faleceu em Montreal no dia 29 de março de 2014, com 72 anos de idade, Manuel Brás, natural de São Miguel, Açores, esposo de Teresa de Jesus Cabral.
Ler artigo
Crónica

Será que Durão Barroso...

Se deve imiscuir na política interna das Nações Europeias?

A maior preocupação do Sr. Barroso deveria ser a defesa da humilhação que enfrentam os países à qual a Europa do Sul é votada, e da qual o Sr. Barroso é presidente do Executivo, assim como do Banco Central Europeu (da Sra. Merkel?), e da santa TROIKA, que impõem os seus poderes aos países europeus como Portugal, Grécia, Irlanda e Chipre.
Ler artigo
Açores

Distribui poesia de porta a porta

De forma a assinalar o Dia Mundial da Poesia a Biblioteca Municipal Tomaz Borba Vieira distribuiu, de porta em porta, poesia açoriana.
Ler artigo
Açores

Câmara lagoense promoveu...

Visita ao furo de captação de água

A Câmara Municipal de Lagoa promoveu uma visita ao Reservatório e Furo de Captação de Água dos Cinco Caminhos, durante a manhã de segunda-feira, no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Água, que se celebrou no sábado, dia 22 de março.
Ler artigo
Açores

Pela Freguesia do Rosário

João Ponte homenageado

No âmbito das comemorações do 421.º aniversário da freguesia de Nossa Senhora do Rosário, que se assinalam no próximo dia 5 de abril, o executivo da Junta de Freguesia, liderado por Gilberto Borges, irá homenagear o presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Eng.º João António Ferreira Ponte, pelos relevantes serviços prestados como autarca. Serão também homenageados na mesma sessão o anterior presidente da Junta de Freguesia, Durval Carlos Simas Faria e o Clube Operário Desportivo.
Ler artigo
Crónica

Cartão vermelho nas europeias

As eleições europeias do próximo dia 25 de maio vão resultar, com toda a certeza, num cartão vermelho à classe política europeia e interna.
Ler artigo
Reportagem

Em Fall River, Massachusetts

Atribuídos os Prémios Internacionais da Música portuguesa (IPMA)

A segunda edição dos Prémios Internacionais da Música Portuguesa (IPMA) e a correspondente Gala realizaram-se no passado fim de semana, dias 21 e 22 de março. Os IPMAs reconhecem e premeiam feitos na indústria musical por artistas de ascendência Portuguesa. O certame, que se prolongou durante duas noites, incluiu a Gala dos IPMA e o Espetáculo dos IPMA.
Ler artigo
Portugal

Município de Arcos de Valdevez reconhecido pela Associação

Câmara Municipal reforça relações de proximidade com a comunidade emigrante no estrangeiro

Vereador Hélder Barros esteve em Bordéus por ocasião do 6º aniversário da Casa dos Arcos nesta localidade francesa
Ler artigo
O tempo no resto do mundo

Arquivos

Acordo Ortográfico

O que é o novo acordo?

O LusoPresse decidiu adotar o novo acordo ortográfico da língua portuguesa.

Todavia, estamos em fase de transição e durante algum tempo, utilizaremos as duas formas ortográficas, a antiga e a nova.   Contamos com a compreensão dos nossos leitores.

Carlos de Jesus
Diretor

 
LusoPresse - 2019