logo
rss  Vol. XVIII - Nº 306         Montreal, QC, Canadá - segunda-feira, 21 de Setembro de 2020
arrowFicha Técnica arrowEstatutos arrowPesquisar arrowContactos arrowÚltima hora arrowClima arrowEndereços úteis
Partilhe com os seus amigos: Facebook

Centro Comunitário de Anjou

Amor ao Divino Espírito Santo prolonga a felicidade e a vida

Adelaide Vilela

Reportagem de Adelaide Vilela

 

O amor é um sentimento que não se vê nem se procura; o amor não aparece nem sequer no sagrado. Nenhum Ser humano, por mais santo que se diga ser, viu o amor. Porém, o amor sincero e duradouro pode prolongar a vida, amizade e a felicidade. Lá diziam os velhos sábios da minha aldeia: «Quem não se ama a si próprio não sabe amar mais ninguém». Há muita falta de amor – este é o título de uma canção (letra de minha autoria), interpretada pelo Joe Puga, encontramo-la no seu último CD «Viva».

O que podemos esperar do amor é que se amem e reprimimos todos os que têm sentimentos negativos. Da mesma maneira seria de desapreciar a comunicação insensível e abusiva que venha a bloquear quaisquer boas filosofias de organização... Quantas vezes se tornam inúteis e desinteressantes na vida. Alguém sabe concretamente como contentar o próximo por mais que eles digam que têm Fé e que acreditam no amor? Todavia há UM que sabe tudo o que se passa e fica à escuta analisando os nossos verdadeiros sentimentos de amor. A Esse ninguém O manipula nem convence do contrário, Ele é a realidade do AMOR – Ele é o DIVINO ESPÍRITO SANTO.

Bailinho, pai e filho.JPG
«De pequenino a que se torce o pepino».

Existem mil e uma formas de falar de amor. Também devia haver duas mil e uma formas para corrigir quem desaprova ou critica a forma de fazer as coisas ou o lugar onde as mesmas se desenrolam. O amor ao Divino Espírito Santo tem que ser totalmente aberto, sincero e cuidadoso, quase como uma identificação com Jesus Cristo, já que a Pomba é um símbolo altamente importante aos olhos de Deus. Organizar a festa do sócio, para nela se apresentarem as DOMINGAS DO DIVINO ESPÍRITO SANTO, os Benfeitores, os mordomos e a rainha para 2014, foi um trabalho louvável da parte da direção do Centro Comunitário do Divino Espírito Santo de Anjou. Como cristãos, neste dia também dedicado ao Divino, receberam os Sócios, na Associação Portuguesa da Hochelaga. Foi assim, ali, naquele recanto, onde também pulsa Portugal, pelo facto de terem recebido muitas inscrições, que a direção do CCDES de Anjou realizou a Festa anual do Sócio.

O corpo diretivo e amigos leais serviram rapidamente o jantar que se traduziu na deliciosa carne de vaca e para sobremesa, café e massa sovada.

A cargo da animação esteve o Jimmy Faria que, como sempre, triunfa à boa maneira quando canta ou quando anima os seus bailinhos.

A festa recebeu um convidado especial, o Programa de Televisão em Português LusaQ.TV (canal ICI international). Todos quiseram servir de modelo, ora levantando os braços ora dando asas aos sapatos na pista de dança para o cameraman filmar. Ainda bem que o povo português é alegre e divertido.

Bailinho da Terceira.JPG

Não foi necessário grande esforço para sorrir ou rir à gargalhada quando entrou o Bailinho à moda da Terceira. De facto, tanto os cómicos, como os tocadores e cantadores, são grandes talentos da comunidade portuguesa e alguns da nossa diáspora. A todos, sinceros parabéns.

Ao palco subiram duas lindas Marias, a Maria Vital e a Maria Ferraz Pimentel para enfeitarem o peito dos representantes de cada Dominga. Também tivemos a bela companhia do Mordomo do ano passado, o Sr. Liberal Miranda, depois juntou-se a nós, sua esposa Filomena Costa, veio oferecer, em representação de sua neta Danika Silva, um lindo ramo de flores à rainha do Divino Espírito Santo para 2014, a menina Makayla Almeida. Por fim, e muito aplaudido chegou-nos ao palco o Sr. Sílvio Machado e sua esposa, a D. Fátima, Mordomos de 2014. Esperamos que o povo seja generoso tanto com o Centro como com o mordomo, são festas para o povo, laços que unem uma família, que têm ao mesmo tempo uma raiz física aqui neste lado do mundo, a tradição que deve manter-se ligada com o outro lado do mar e os nossos valores ancestrais.

Humildade acima de tudo. Para concluir deixo o leitor com esta valiosa citação bíblica para que, se achar necessário, vá refletindo com as palavras de Jesus: Em verdade vos digo que, quando o fizestes a um destes meus pequenos irmãos, a mim o fizestes.

Reportagem
O amor é um sentimento que não se vê nem se procura; o amor não aparece nem sequer no sagrado. Nenhum Ser humano, por mais santo que se diga ser, viu o amor. Porém, o amor sincero e duradouro pode prolongar a vida, amizade e a felicidade. Lá diziam os velhos sábios da minha aldeia: «Quem não se ama a si próprio não sabe amar mais ninguém». Há muita falta de amor – este é o título de uma canção (letra de minha autoria), interpretada pelo Joe Puga, encontramo-la no seu último CD «Viva».
Centro comunitario de Anjou.doc
yes
O tempo no resto do mundo

Arquivos

Acordo Ortográfico

O que é o novo acordo?

O LusoPresse decidiu adotar o novo acordo ortográfico da língua portuguesa.

Todavia, estamos em fase de transição e durante algum tempo, utilizaremos as duas formas ortográficas, a antiga e a nova.   Contamos com a compreensão dos nossos leitores.

Carlos de Jesus
Diretor

 
LusoPresse - 2020