logo
rss  Vol. XVIII - Nº 305         Montreal, QC, Canadá - segunda-feira, 16 de Setembro de 2019
arrowFicha Técnica arrowEstatutos arrowPesquisar arrowContactos arrowÚltima hora arrowClima arrowEndereços úteis
Primeira Página
Current Edição
Destaque
Francois legault DSC_0388

Eleições no Quebeque

Eleições em data fixa? Não, merci!

Pauline Marois e o seu governo decidiram marcar eleições para o dia 7 de abril que aí vem. A razão dada foi a instabilidade criada pelos partidos de oposição ao seu governo, minoritário, como se sabe e, por isso, sem possibilidades de dirigir a província a seu belo prazer – facto que também acontece com todos os governos maioritários, diga-se em abono da verdade...

Entrevista
Dr. Kahnan1

Com o Dr. Ernesto Kahan

Um abraço de paz das Terras de Israel

Caros leitores, hoje levamos até ao V canto de leitura uma pessoa ilustre que manobra de maneira incrível a pluma que usa para surpreender pacificamente o povo de toda a terra, com a energia positiva e a bondade que lhe são peculiares. A vida que põe na literatura e na poesia traduz-se em dois dos mais nobres e belos sentimentos: a Paz e o Amor que expressa e partilha com o mundo que fantasticamente o admira.

Reportagem
Cathy Pimentel

Festa do Radio Centre-Ville

No sábado dia 8 de março, com uma sala muito animada pela presença de 300 pessoas, teve lugar no salão de festas da Igreja Santa Cruz o jantar-benefício do Radio Centre-Ville. A organização esteve a cargo da equipa portuguesa, que não se poupou a esforços, usando todos os meios de comunicação ao seu dispor para difusão deste importante evento (rádio, jornais, mails, Facebook e... telefone).

Reportagem
Liberais LAVAL jean Rousselle DSC_0356

Liberais de Laval

Unidos nas críticas

Na semana passada, os seis candidatos liberais da cidade de Laval reuniram-se com os jornalistas para fazerem o ponto da situação política em Laval. Do que tem sido feito e do que há a fazer. Pelo meio, muitas críticas aos adversários pequistas, com o alvo principal a ser Pauline Marois, a chefe do Partido Quebequense.

Reportagem
Anjou 1

Dia Internacional da Mulher

Fado feliz em calorosa casa açorian

Caros Leitores, hoje é o dia em que nos apetece desafiar a arquitetura da nossa mente. Tais são as saudades da Terra-mãe que nos dão forças para acreditar e manter de pé esta ambiciosa missão. Inicialmente vamos até ao muro das lembranças para num gesto particular e genuíno deixar um «emblema especial», como mais-valia. Tem o sabor e o encanto da identidade portuguesa e dá por nome de FADO.

Desporto
Ligue2

Através da Primeira Liga

Futebol no Quebeque tenta reorganizar-se...

Sexta-feira passada, o LusoPresse foi assistir à apresentação da época de futebol da responsabilidade da Federação de Futebol do Quebeque.

Comunidade
Cafe Delfim Catalao

No Restaurante Bar Triângulo...

O melhor café?

Devo dizer que nenhum dos associados deste comércio me encomendou o «sermão» que aqui escrevo. Como não me sinto perito em qualidade de vinhos, apenas emito um apreço por um tipo de café que aprecio!

Desporto
Impacto mapp-wenger

Campeonato da Major League Soccer

Impacto começa época com duas derrotas!...

O Campeonato da Major League Soccer teve o seu início no passado dia 8 de março. E o Impacto de Montreal, nesse dia, jogou no Texas, em Dallas, diante da equipa local. O resultado foi pior que a exibição, visto o score final ter apresentado um 3-2 favorável aos texanos. Uma semana depois, ainda no Texas, mas agora em Houston, o Impacto voltou a perder, por 1-0, diante do Dynamo local, uma das boas equipas da MLS.

Reportagem
Cabane a sucre DSC_0426

Cabane à sucre:

Praias de Portugal fiel à tradição

Há vários anos que o Grupo Folclórico Praias de Portugal que, como todos sabem, pertence ao Clube Portugal de Montreal, leva a efeito, por esta altura do ano, uma saída à Cabane à sucre, uma tradição quebequense de souche, que vale a pena experimentar...

Açores
Representante Republica

AMRAA apresentou proposta ao Representante da República para os Açores

Municípios disponíveis para usar recursos próprios para evitar fecho de serviços de finanças e tribunais nos Concelhos açorianos

Os Municípios dos Açores estão disponíveis para utilizar recursos próprios para garantir a permanência dos serviços judiciais e de finanças nos seus Concelhos. A proposta foi apresentada pelo conselho de administração da Associação de Municípios da Região Autónoma dos Açores (AMRAA) ao Representante da República para os Açores.

Ler em PDF
Editorial

Editorial

Mário Soares

Santos de casa não fazem milagres, diz o ditado e é bem verdade. Foi preciso virem os jornalistas estrangeiros, acreditados em Portugal, atribuir o «Prémio Personalidade do Ano da imprensa estrangeira» ao Dr. Mário Soares para que finalmente alguém se lembre de salientar a craveira daquele que foi e continua a ser um grande homem de estado, um militante incansável pela justiça social e uma voz de revolta contra o saque do estado português por meia dúzia de caciques vendidos ao neoliberalismo.
Ler artigo
Crónica

O plano PITosga

Quando Portugal tem um problema, faz-se um manifesto.
Ler artigo
Bilhete de Lisboa

Bilhete de Lisboa

Teatro em Portugal

Sempre fui apreciadora de bom teatro e ultimamente tenho visto peças de vários géneros de que muito gostei. Assisti praticamente a todas as peças que Filipe La Feria tem levado a cena. A última produção, como sempre com grande sucesso, e num ano em que se comemora os 100 anos do Teatro Politeama, tem como titulo «Grande Revista à Portuguesa» e homenageia o género mais genuíno do nosso teatro.
Ler artigo
Crónica

Serendipity é mais ou menos isto

Na vida as coisas não são branco ou preto, como as gentes da política querem pintá-las. Esquerda e direita eram. Foram. Tudo hoje é mais complexo.
Ler artigo
Açores

No Pico da Pedra

Criado Prémio Cidadania

Acaba de ser criado na freguesia do Pico da Pedra, ilha de S. Miguel, o «Prémio Laurinda Mota – Cidadania, Inovação e Desenvolvimento», em memória da esposa do picopedrense Octaviano Mota.
Ler artigo
Premios

A diversidade cultural

A segunda gala dos Grands Prix Mosaïque em preparação

A diversidade cultural afirma-se. Os representantes dos médias de todas as origens e de grupos muitas vezes descurados, como os das Primeiras Nações, continuam a organizar-se para se assegurar uma presença maior junto do grande público. Assim, os Grands Prix Mosaïque serão atribuídos pela segunda vez por ocasião da gala de 28 de maio próximo em Montreal.
Ler artigo
Premios

La diversité culturelle

Le 2e gala des Grands Prix Mosaïque en préparation

La diversité culturelle s'affirme. Les représentants des médias de toutes origines et de groupes souvent négligés, comme ceux des Premières Nations, continuent de s’organiser pour s'assurer une meilleure présence auprès du grand public. Ainsi, les Grands Prix Mosaïque seront décernés pour la deuxième année lors d’un gala le 28 mai prochain à Montréal.
Ler artigo
Comunicado

Romaria de 2014: Sexta-Feira Santa, dia 18 de abril de 2014

Informa-se toda a Comunidade Portuguesa da cidade de Montreal e de Laval que se inscrevam na Romaria da próxima Sexta-Feira Santa, dia 18 de abril de 2014.
Ler artigo
Comunicado

Dia 5 de abril

Saída à La Cabane à Sucre

Sábado, dia 5 de abril de 2014, o Centro de Ajuda à Família (CAF) vai organizar uma saída à La Cabane à Sucre L»Érablière au Toit Rouge, no Mont Saint-Grégoire.
Ler artigo
Açores

A partir de agora

Lagoa dispõe de clínica de fisioterapia

A cidade de Lagoa está de parabéns pelo novo espaço dedicado à saúde e recuperação de doentes, a Clínica de Fisioterapia Teresa Albergaria, situada na Avenida. Infante D. Henrique, na freguesia de Nossa Senhora do Rosário.
Ler artigo
Crónica

Os telómeros dos partidos

Acabo de aprender que as células humanas têm uma capacidade incrível de se reproduzirem e as que se reproduzem chegam a um ponto em que perdem a capacidade de voltarem a reproduzir-se.
Ler artigo
Açores

Biblioteca Municipal Tomaz Borba Vieira

A Biblioteca Municipal Tomaz Borba Vieira acolheu uma tertúlia sobre o tema das romarias quaresmais.

Tratou-se de um evento gratuito que contou com a participação dos oradores Padre João da Ponte, pároco da Povoação e natural da freguesia de Santa Cruz, Lagoa; Ana Carvalho, mestre em Etnomusicologia, que teve como tese de estudo a música dos romeiros e os testemunhos do Mestre Edmundo Botelho e Contramestre José Ventura, que se pronunciaram sobre a vivência e o ser romeiro.
Ler artigo
Açores

Lagoa apoia mais 8 instituições

O Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, João Ponte, assinou mais oito Contratos-Programa com quatro instituições sociais, três instituições recreativas e culturais e uma instituição desportiva, numa cerimónia que teve lugar no salão nobre do edifício dos Paços do Concelho.
Ler artigo
Portugal

Ponte de Santar – obra de substituição do tabuleiro

Vão ter início as obras de substituição do tabuleiro metálico da Ponte da Santar, pela Estradas de Portugal, de forma a melhorar as condições de segurança rodoviária na ponte, bem como a circulação do trânsito.
Ler artigo
O tempo no resto do mundo

Arquivos

Acordo Ortográfico

O que é o novo acordo?

O LusoPresse decidiu adotar o novo acordo ortográfico da língua portuguesa.

Todavia, estamos em fase de transição e durante algum tempo, utilizaremos as duas formas ortográficas, a antiga e a nova.   Contamos com a compreensão dos nossos leitores.

Carlos de Jesus
Diretor

 
LusoPresse - 2019