logo
rss  Vol. XVIII - Nº 304         Montreal, QC, Canadá - sexta-feira, 10 de Abril de 2020
arrowFicha Técnica arrowEstatutos arrowPesquisar arrowContactos arrowÚltima hora arrowClima arrowEndereços úteis
Partilhe com os seus amigos: Facebook

Pelo Partido Quebeque Solidário

Rosa Pires é candidata em Verdun

Norberto Aguiar

Por Norberto Aguiar

A nossa compatriota Rosa Pires foi escolhida pelo Partido Quebeque Solidário para concorrer às eleições quebequenses do próximo dia 7 de abril pela circunscrição de Verdun, sudoeste de Montreal.

Pessoa muito implicada na Comunidade de Acolhimento, Rosa Pires é uma democrata de toda a hora, de formação esquerdista e favorável à independência do Quebeque; daí, supomos, a sua candidatura pelo Partido Quebeque Solidário, dos conhecidos ativistas Amir Khadir e Françoise David, seus chefes.

Rosa Pires Verdun.jpg
Circunscrição de Verdun - Rosa Pires, jovem mulher de origem portuguesa é a candidata pelo partido político Québec solidaire no distrito eleitoral de Verdun.

Rosa Pires, para quem não a conheça, foi em tempos assessora de Imprensa de dois ministros ao serviço do Partido Quebequense, agora, como todos sabem, dirigido pela Senhora Pauline Marois. Além disso, Rosa Pires também se implicou num dos comités etno -culturais que trabalhou a favor do «Sim» no Referendo de 1995, foi cooperante em Moçambique, onde pôs de pé atividades de sensibilização relativas aos impactos da mundialização, e foi responsável, no seu regresso a Montreal, por via do Centro de Ecologia Urbana de Montreal, da criação de um programa de Educação Popular baseada na democracia municipal.

Mais tarde, Rosa Pires fez ainda parte do Primeiro Conselho de Montrealenses. Mas agora, a nossa compatriota trabalha no seio de um agrupamento nacional de ajuda às mulheres vítimas de agressões sexuais e de discriminação vividas por essas mesmas mulheres.

Entretanto, em 2013, Rosa Pires, sempre segundo as notas que acompanham o seu boletim de candidatura, funda, com algumas conhecidas individualidades do meio político quebequense, o «Grupo de Independentistas para uma laicidade inclusiva», uma voz independentista de todos aqueles que se opõem ao projeto de Lei 60.

Hoje em dia, Rosa Pires prepara-se para obter um mestrado em Ciências Políticas. Politicamente falando, esta jovem mãe de família preocupa-se muito com o «Nous» quebequense, com o aumento constante do custo de vida, do ambiente, da falta de alojamento abordável, tudo temas recorrentes na circunscrição por onde concorre, Verdun.

Por fim, podemos dizer que Rosa Pires também esteve em tempos ativa no seio da nossa comunidade, tendo chegado a ser a representante da juventude da diáspora junto do governo de Portugal.

Rosa Pires é ainda filha do nosso colaborador Fernando Pires.

Para já, como fazemos e faremos para todos os candidatos de origem portuguesa, desejamos os melhores sucessos nesta via política tão atraente mas também tão complicada.

Política Quebequense
A nossa compatriota Rosa Pires foi escolhida pelo Partido Quebeque Solidário para concorrer às eleições quebequenses do próximo dia 7 de abril pela circunscrição de Verdun, sudoeste de Montreal.
Pelo Partido Quebeque Solidario.doc
yes
O tempo no resto do mundo

Arquivos

Acordo Ortográfico

O que é o novo acordo?

O LusoPresse decidiu adotar o novo acordo ortográfico da língua portuguesa.

Todavia, estamos em fase de transição e durante algum tempo, utilizaremos as duas formas ortográficas, a antiga e a nova.   Contamos com a compreensão dos nossos leitores.

Carlos de Jesus
Diretor

 
LusoPresse - 2020