logo
rss  Vol. XVIII - Nº 304         Montreal, QC, Canadá - terça-feira, 02 de Junho de 2020
arrowFicha Técnica arrowEstatutos arrowPesquisar arrowContactos arrowÚltima hora arrowClima arrowEndereços úteis
Partilhe com os seus amigos: Facebook

Campeonato da Major League Soccer

Dia 8 de março é dia de pontapé de saída…

Norberto Aguiar

Por Norberto Aguiar

Sábado próximo, dia 8 de março, é dia do início de época na Major League Soccer, uma organização futebolística norte-americana – Canadá e Estados Unidos – que já vai para o seu 18° ano de existência e que começou com 10 equipas e agora já possui 19 – em 2015 serão 21!

Nesse dia, o Impacto de Montreal, que entra na sua terceira época de MLS, joga em Dallas, no Texas, onde defrontará a formação local, o FC Dallas. Uma semana depois, ainda no Texas mas agora em Houston, o Impacto defronta o Dynamo local, por sinal o grupo que, em 2013, na fase final da época, em jogo a contar para as eliminatórias, bateu os montrealenses por 3-0, mandando-os para férias…

Pode dizer-se que o Impacto de Montreal começa o Campeonato da MLS logo contra dois adversários difíceis, para mais a jogar fora de casa. Se conseguir pontos nos dois embates, que podem ser obtidos através de empates ou de vitórias, os azuis e pretos canadianos podem conseguir o empurrão necessário para uma época que se espera de êxito, que é o mesmo que dizer, arranjar um lugar na fase eliminatória, algo que foi conseguido em 2013. Ao Invés, duas derrotas seguidas podem pôr em questão muita coisa... como seja fazer crer no íntimo dos jogadores de que não estarão preparados para altos voos. E sabe-se que, nestes casos, nunca é bom uma equipa, em início de temporada, questionar-se do seu valor…

Torneio em Orlando City

No Torneio La Classique Pró Disney, disputado na última fase preparatória, na última semana, em Orlando City (Florida), o Impacto não teve o mesmo êxito que em 2013, quando venceu esta competição, batendo na final o Columbus Crew, por 1-0. Agora, com outro treinador e alguns (poucos) novos jogadores, o conjunto de Montreal quedou-se pela quinta posição, mercê dos seus resultados, consubstanciados em duas vitórias, duas derrotas e um empate.

Há quem diga que os resultados de pré-época não são importantes. Mais importante é criar uma boa dinâmica entre os jogadores e, por conseguinte, entre os compartimentos da equipa com vista à nova época. Mas há outra tese que diz que os bons resultados podem ser como que uma matriz para o ano que se segue, porque motiva o grupo, dando confiança e savoir-faire. Vá lá saber-se quem tem razão… No futebol as teses defendidas hoje podem não ser as mesmas defendidas na semana seguinte. É que um resultado positivo ou negativo pode mudar muita coisa. Aí, vem a história da bola que bate no poste e não entra ou, então, o penálti que o árbitro devia assinalar e que não o faz…

Seja como for, o Impacto vai para o seu terceiro ano na MLS. Por isso, agora já não singra a tese da falta de experiência da equipa, até porque os jogadores, pelo menos os principais, serão os mesmos de 2013, já para não dizer de 2012. Os que saíram, como Nesta, nunca terão sido decisivos ao ponto de se dizer que farão falta para 2014.

Neste caso e por último veja-se o quadro de resultados do Impacto no torneio de Orlando, uma cidade que em 2015 terá a sua equipa (Orlando City) na Major League Soccer…

Orlando City – Impacto, 1-2

Impacto – Fluminense (Brasil), 1-0

Nova Iorque Red Bull – Impacto, 3-0

Impacto – Sporting Kansas City, 2-3

Impacto – Filadélfia, 1-1

No Estádio Olímpico

O primeiro jogo do Impacto em casa será no Estádio Olímpico, por motivos óbvios: a temperatura. Será no dia 22 de março, em desafio contra o Seattle Sounders FC. Uma partida difícil, visto o Sounders ser uma das melhores equipas da liga, agora que se reforçou com um dos melhores jogadores americanos, Clint Dempsey e com Martins, que já jogou em equipas como o Inter e o Milão. Sendo um sábado, o jogo terá início às 16h00.

Como último encontro do mês de março, o Impacto, no dia 29, desloca-se a Filadélfia para defrontar a formação do mesmo nome.

Estes jogos serão apresentados pelos canais televisivos RDS e TVA Sports.

 

 

 

 

Desporto
Sábado próximo, dia 8 de março, é dia do início de época na Major League Soccer, uma organização futebolística norte-americana – Canadá e Estados Unidos – que já vai para o seu 18° ano de existência e que começou com 10 equipas e agora já possui 19 – em 2015 serão 21!
Campeonato da Major League Soccer.doc
yes
O tempo no resto do mundo

Arquivos

Acordo Ortográfico

O que é o novo acordo?

O LusoPresse decidiu adotar o novo acordo ortográfico da língua portuguesa.

Todavia, estamos em fase de transição e durante algum tempo, utilizaremos as duas formas ortográficas, a antiga e a nova.   Contamos com a compreensão dos nossos leitores.

Carlos de Jesus
Diretor

 
LusoPresse - 2020