logo
rss  Vol. XVIII - Nº 302         Montreal, QC, Canadá - segunda-feira, 16 de Setembro de 2019
arrowFicha Técnica arrowEstatutos arrowPesquisar arrowContactos arrowÚltima hora arrowClima arrowEndereços úteis
Primeira Página
Current Edição
Destaque
Donavon

Desporto

Impacto continua preparação

O Impacto de Montreal continua a sua preparação com vista à época que se avizinha. Os treinos têm decorrido a bom ritmo no ginásio/terreno do colégio Marie-Victorin, sob o comando do novo treinador americano, Frank Koplas.

Entrevista
Jose Cesario e Jason Kenney image001

Cesário em Montreal

«Gosto de me manter atualizado. Como tinha alguns eventos agendados em Toronto e uma visita planeada a Otava aproveitei para visitar também Montreal», disse o Secretário de Estado das Comunidades, José Cesário, a propósito do seu encontro com a comunidade portuguesa de Montreal na Missão de Santa Cruz nos dias 30 e 31 de janeiro.

Portugal
No Verao1

No Verão

Canadiana «low cost» Rouge voa a partir de Lisboa

A transportadora aérea canadiana «low cost» Rouge vai começar a operar voos diretos a partir de Lisboa no próximo verão, anunciou um responsável da ANA, entidade que gere os aeroportos portugueses.

Comunidade
EMANUEL

Em Santa Cruz

Emanuel seduz no «Cantar às Estrelas»

A cave da Igreja Santa Cruz apresentou sábado passado um número impressionante de pessoas para assistir à festa de cariz açoriano «Cantar às Estrelas». Como atrativo suplementar, bem entendido, esteve presente o popular cantor nacional Emanuel, que esteve pela segunda vez em Montreal e que voltou, pelo que se viu na reação do público, a impressionar a plateia, toda ela rendida às canções e charme do artista.

Comunidade
APC 3

Na festa de sexta-feira passada…

Associação Portuguesa faz pela vida

Diz-se que a maior parte dos clubes e associações da comunidade têm dificuldades em recrutar dirigentes. Também se diz que essa maioria tem problemas financeiros graves. Pode ser. Mas é coisa que não podemos confirmar... Contudo, também sabemos que há quem se esforce para mudar o sentido das coisas nesse domínio.

Entrevista
Paolo Machine Paulo1

Paolo´s Café...

Um café que sabe a Portugal

Muitos conhecem o Paolo´s Café, situado na avenida Saint Laurent, coração da Comunidade, ou Aldeia, como a chama o proprietário Paulo Simões. Paolo´s é mais do que um café singular onde não há relógio, nem futebol. É também uma marca de café, com torrefação feita em Portugal, especialmente concebida para as águas daqui, e cujo sabor quer-se português. É ainda uma oficina de restauração e venda de máquinas de café, a particulares e clientes comerciais.

Comunidade
Fernanda Moreira Dias - Version 2

Fernanda Moreira Dias

A foto chegou ao LusoPresse pelas mãos de um pai vaidoso da filha que tem. E essa vontade de dar à estampa a cara de uma filha bonita só lhe fica bem.

Ler em PDF
Editorial

Editorial

Curandeiros e quejandos

Muita gente acredita em horóscopos, em bruxas, em videntes, em curandeiros e em médiuns. Assim como também há muita gente que acredita que a terra é plana e que é o sol que gira à nossa volta e não o contrário ou que o homem nunca foi à Lua.
Ler artigo
Crónica

Quem não faz puto...

Há exatamente dez anos que a RTP mandou elaborar um projeto de re-estruturação do seu canal nos Açores.
Ler artigo
Crónica

Que mistério guarda o Morro da Cruz?

Nos idos anos sessenta, costumava passar as férias de verão na casa da «tia» Volga. Na verdade, a «tia» era de direito prima e, de facto, muito mais que uma tia do coração. Foi ali no convívio dos primos e da turma da Herman Blumenau que ouvi falar, pela primeira vez, sobre a existência de um misterioso túnel ligando o Morro do Antão, a 450 metros acima do nível do mar, até a Igreja Nossa Senhora do Desterro e que teria sido construído por jesuítas como via de fuga, caso a Ilha fosse tomada de assalto por piratas ou, os padres, perseguidos pela mão de ferro do Marquês de Pombal.
Ler artigo
Bilhete de Lisboa

Bilhete de Lisboa

Lisboa em movimento

Lisboa foi eleita no passado mês de agosto, na Turquia, pelo World Travel Awards, a melhor cidade europeia para estadas de curta duração.
Ler artigo
Crónica

DEZ ANOS SEM ALDÍRIO SIMÕES...

Histórias que o tempo não apaga

Cronista da alma da Ilha, de Florianópolis, do carnaval, da terra, do mar, dos valores mais típicos da nossa gente. Este era seu chão e daí gerava a sua escrita simples e alegre. Ousado, teve coragem de valorizar o ilhéu nativo -- o «Manezinho» -- a identidade renascida e abraçada de forma incontestável.
Ler artigo
Crónica

Auten(tique)cidade

Escreve-me um açor-americano de Illinois (não se irritem comigo por causa desse «açor» em vez de «luso» antes de lerem o resto). Traduzo o e-mail cuja frase de abertura já vem, por sinal, em português (mais adiante virá a explicação):
Ler artigo
Crónica

O Livro Digital e a França da Cultura Com Preço Fixo!

Decerto que não foi o livro numérico digital de Dany Laferrière que fez com que ele fosse eleito para a Academia Francesa, levando este escritor Haitiano ao «santuário» dos intelectuais da francofonia?!
Ler artigo
Crónica

E praxar os políticos?

Já aqui abordei, por mais de uma vez, a hipocrisia que é a classe política manifestar-se «profundamente preocupada» com temas que dividem a sociedade e, depois, deixar ficar tudo na mesma.
Ler artigo
Política Canadiana

Deputada luso-canadiana quer mais mulheres portuguesas na política

A deputada provincial luso-canadiana Teresa Armstrong disse que gostava de ver a comunidade portuguesa «mais envolvida» na política no Canadá, «especialmente as mulheres».
Ler artigo
Cultura

Festival Montréal en Lumière

Com pouca participação lusa

Está às portas o já tradicional e popular festival montrealense «Montréal en Lumière». O pontapé de saída é no dia 20 de fevereiro e prolonga-se até ao dia 2 de março. Muita música, com artistas vindos dos quatro cantos do planeta, mas sobretudo muita gastronomia, estarão fazendo furor nalguns dos principais restaurantes e salas da cidade.
Ler artigo
Comunicado

Centro de Ajuda à Família

Encontro da Amizade

Sexta-feira, dia 14 de fevereiro de 2014, o Centro de Ajuda à Família (CAF) vai organizar um encontro da amizade para todos!
Ler artigo
Comunicado

Dia 25 de Março!

Primeira edição de um leilão silencioso

O Centro de Ajuda à Família organiza a primeira edição de um leilão silencioso, terça-feira, dia 25 de março de 2014, a partir das 18h, no Restaurante Chez Le Portugais, 4128 St-Laurent em Montréal.
Ler artigo
Comunidades

Para aproximar a Diáspora a Portugal

Gulbenkian e COTEC relançam iniciativa

Estão abertas as candidaturas para uma nova edição do Concurso Ideias de Origem Portuguesa e do Prémio Empreendedorismo Inovador na Diáspora Portuguesa, que formam a iniciativa FAZ, promovida pela Fundação Calouste Gulbenkian e a COTEC Portugal com o objetivo de aproximar a diáspora portuguesa do seu país.
Ler artigo
Crónica

Valha-nos a França!

Será que a existência do livro em papel tem os dias contados? Contudo, pelo caminho que vamos, existem poucos países que até agora tenham resistido e ousem tomar posição em defesa do livro amigo da «galáxia de Gutenberg» que dormiu connosco na cama durante os anos escolares e perdura desde 1468.
Ler artigo
Comunicado

No Restaurante Solmar

São Valentim com cantor de luxo!

LusoPresse – Há quem diga que é o Julio Iglesias português! Estamos a referirmo-nos a José Alberto Reis, cantor popular lusitano que estará em Montreal para animar com as suas canções a Festa de São Valentim do Solmar.
Ler artigo
O tempo no resto do mundo

Arquivos

Acordo Ortográfico

O que é o novo acordo?

O LusoPresse decidiu adotar o novo acordo ortográfico da língua portuguesa.

Todavia, estamos em fase de transição e durante algum tempo, utilizaremos as duas formas ortográficas, a antiga e a nova.   Contamos com a compreensão dos nossos leitores.

Carlos de Jesus
Diretor

 
LusoPresse - 2019