logo
rss  Vol. XVIII - Nº 302         Montreal, QC, Canadá - quarta-feira, 26 de Fevereiro de 2020
arrowFicha Técnica arrowEstatutos arrowPesquisar arrowContactos arrowÚltima hora arrowClima arrowEndereços úteis
Partilhe com os seus amigos: Facebook

Bilhete de Lisboa

Lisboa em movimento

Por Filipa Cardoso

Lisboa foi eleita no passado mês de agosto, na Turquia, pelo World Travel Awards, a melhor cidade europeia para estadas de curta duração.

Nos últimos cinco anos este galardão foi entregue a Lisboa por três vezes, em 2009, em 2010, e em 2013.

Tem havido um esforço contínuo para a melhoria dos produtos e serviços turísticos. Um desses serviços foi inaugurado a 31 de agosto do ano passado. Estou-me a referir ao elevador que da Rua dos Fanqueiros/Rua da Madalena nos permite chegar até ao Largo Adelino Amaro da Costa.

Esta obra é da autoria do arquiteto João Pedro Falcão de Campos.

Mural-Vhils.jpg

A poucos passos encontramos o antigo Mercado do Chão do Loureiro onde funciona um grande parque de estacionamento, um supermercado e, no último andar, um restaurante com uma enorme esplanada onde se pode apreciar uma panorâmica e excelente vista sobre Lisboa. Neste edifício foi integrado, em 2011, um elevador panorâmico que nos leva até ao nível da rua da Costa do Castelo.

Esta obra é da autoria do arquiteto Eduardo Pereira.

Ambos os elevadores são gratuitos e funcionam das 9h às 21h.

Muito perto da saída do elevador, entre a Sé e o Castelo de S. Jorge, na Rua das Merceeiras, foi inaugurado recentemente um hotel que estava com curiosidade de visitar, o «Memmo Alfama Hotel Lisboa», membro do «Design Hotels».

Para lá chegar, fui caminhando pelas estreitas ruelas de Alfama, mas a escassos metros do hotel fui surpreendida por um pedaço de arte de rua do jovem artista português Vhils.

Este artista foi convidado a fazer um trabalho especial numa das paredes exteriores. Desse trabalho resultou um rosto muito original de um ex-morador do bairro.

Este pequeno hotel tem uma localização extraordinária, com uma vista de encantar sobre o rio Tejo, cumprindo a pretensão de, também, vender imagens inesquecíveis de Lisboa.

Todos os pequenos pormenores foram muito bem pensados e o resultado está a ser plenamente conseguido, que passa, segundo nos informaram, também, por promover os produtos nacionais de qualidade e com isso a identidade nacional.

Segundo o arquiteto responsável, Samuel Torres de Carvalho, esta é a primeira grande intervenção contemporânea no centro da história de Alfama.

Este hotel é o «irmão» mais novo de um outro que existe no Algarve, em Sagres, o «Memmo Baleeira Hotel», inaugurado em 2007.

Estes dois hotéis pertencem a Rodrigo Machaz, neto de Joaquim Machaz, um dos fundadores dos Hotéis Tivoli (1933), que em 1999 foram comprados pelo Grupo Espírito Santo.

Rodrigo Machaz sempre esteve ligado a estabelecimentos hoteleiros ao longo da vida, designadamente por via da herança familiar, uma vez que a família sempre esteve ligada à hotelaria. Trabalhou, designadamente, no Four Seasons de Vancouver, num hotel em San Diego, e no Hotel Ritz, em Lisboa.

Toda a experiência profissional que foi adquirindo no espaço hoteleiro é visível em ambos os hotéis «Memmo» a que auguro grande sucesso.

Bilhete de Lisboa
Lisboa foi eleita no passado mês de agosto, na Turquia, pelo World Travel Awards, a melhor cidade europeia para estadas de curta duração.
Bilhete de Lisboa.doc
no
O tempo no resto do mundo

Arquivos

Acordo Ortográfico

O que é o novo acordo?

O LusoPresse decidiu adotar o novo acordo ortográfico da língua portuguesa.

Todavia, estamos em fase de transição e durante algum tempo, utilizaremos as duas formas ortográficas, a antiga e a nova.   Contamos com a compreensão dos nossos leitores.

Carlos de Jesus
Diretor

 
LusoPresse - 2020