logo
rss  Vol. XVIII - Nº 301         Montreal, QC, Canadá - quarta-feira, 26 de Fevereiro de 2020
arrowFicha Técnica arrowEstatutos arrowPesquisar arrowContactos arrowÚltima hora arrowClima arrowEndereços úteis
Partilhe com os seus amigos: Facebook

Restaurante Solmar

Este será mais um ano de comemorações

Anália Narciso

Por Anália Narciso

O Solmar, o restaurante mais antigo da comunidade portuguesa do Quebeque, está preparando mais um ano de realizações, de forma a comemorar o seu 42° aniversário.

A primeira grande promoção aconteceu no passado dia 4 de janeiro, quando teve sala cheia à volta de um esmerado jantar, com acompanhamento do seu elenco artístico.

Com efeito, o Solmar, no dia 4 de janeiro engalanou-se com uma clientela importante e vasta, que deu largas à sua alegria, desfrutando do bom comer e da boa música tradicional portuguesa, nas vozes dos fadistas José João e Marta Raposo, mais o guitarrista Liberto Medeiros.

David Dias prato DSC_0847.JPG
David Dias na preparação dos seus «flambeados».Foto LusoPresse.

Entretanto, pode dizer-se que a primeira intervenção da noite foi da autoria do proprietário Senhor David Dias que, parecendo recuar no tempo preparou, ali mesmo, diante da mesa dos clientes, os seus famosos «flambeados», como ele não se cansa de os definir... Mais interessante ainda é que a sua criação gastronómica tem sempre o aval de quem o rodeia, esteja ele na presença de clientes portugueses ou «estrangeiros». Para além disso, o reputado restaurador esmera-se sobremaneira logo que diante das câmaras de televisão, como foi o caso daquela noite.

Terminados os seus «flambeados», um prato de «camarões à Madeira», seguido de uma sobremesa sublime, o Senhor David Dias passou à apresentação dos seus artistas, que ele muito presa.

Solmar Jose Joao Liberto Medeiros DSC_0855.JPG
Liberto Medeiros e José João na animação musical da noite.
Foto  - LusoPresse

Foi Marta Raposo que entrou em cena em primeiro lugar, acompanhada à guitarra por Liberto Medeiros e à viola por José João. As suas interpretações tiveram a chancela de uma fadista adulta, que conhece o «métier» como poucas na comunidade. «Tango», «Canto o fado», «Devemos ir a Viana», foram as suas primeiras interpretações, logo seguidas de outros fados, em mais intervenções, espaçadas por minutos de intervalo e porque também José João marcou os seus momentos.

«Cavalo russo», «Fado Britinho», «Fado loucura»... começaram por marcar a intervenção de José João na noite do dia 4 de janeiro no Solmar. Como se deve perceber, Liberto Medeiros continuou a dedilhar música para o cantor/músico companheiro.

Os mesmos artistas revezar-se-iam noite dentro, o tempo suficiente para que a plateia deixasse o popular restaurante em direção aos seus respetivos destinos.

Antes de abandonarmos o restaurante ficámos a saber que a segunda grande promoção deste ano 2014 no Solmar é já no mês de fevereiro, quando estará cá o cantor José Alberto Reis, dito o Júlio Iglesias português. Ele virá para participar no Dia dos Namorados do Solmar, com dia e hora ainda a determinar. Neste caso, aconselhamos os leitores interessados em contactar o restaurante (514-861-4562).

Solmar Marta DSC_0850.JPG
Marta Raposo.
Foto  - LusoPresse

A segunda grande promoção será no mês de abril com o popular «Abril em Portugal no Solmar», uma iniciativa com anos de frutuosa efetivação.

Sabemos, entretanto, que o Senhor David Dias prepara outras promoções mais adiante no ano. Estejam por isso atentos.

Reportagem
O Solmar, o restaurante mais antigo da comunidade portuguesa do Quebeque, está preparando mais um ano de realizações, de forma a comemorar o seu 42° aniversário.
Restaurante Solmar.doc
yes
O tempo no resto do mundo

Arquivos

Acordo Ortográfico

O que é o novo acordo?

O LusoPresse decidiu adotar o novo acordo ortográfico da língua portuguesa.

Todavia, estamos em fase de transição e durante algum tempo, utilizaremos as duas formas ortográficas, a antiga e a nova.   Contamos com a compreensão dos nossos leitores.

Carlos de Jesus
Diretor

 
LusoPresse - 2020