logo
rss  Vol. XVIII - Nº 301         Montreal, QC, Canadá - sexta-feira, 10 de Julho de 2020
arrowFicha Técnica arrowEstatutos arrowPesquisar arrowContactos arrowÚltima hora arrowClima arrowEndereços úteis
Partilhe com os seus amigos: Facebook

Desporto em revista (2013)

Norberto Aguiar

Por Norberto Aguiar

Vejamos uma breve resenha de alguns acontecimentos desportivos realizados no decorrer do ano que ora termina e apresentados no novo programa televisivo português LusaQ Tv.

Janeiro

O Impacto prepara-se para entrar no seu segundo ano na Major Soccer League e contrata o treinador suíço Marco Schalibaum.

Fevereiro

O Impacto ganhou torneio na Florida em compita com o Sporting Kansas City, Tampa Bay Rowdies, DC United e Columbus Crew. A final é entre O Impacto e o Columbus.

Abril

No Mundialito (Algarve), o Panelinios, do treinador Luís Timóteo e dos jovens jogadores portugueses Wesley Timóteo e Brandon Moleirinho regressam a Montreal com duas taças conquistadas, num torneio que conta com as melhores equipas jovens do Mundo, do Real Madrid ao Benfica, do Milão ao São Paulo...

Maio

Meaghan Benfeito está no México para tomar parte em mais uma competição em representação da Seleção do Canadá. Entretanto e ao mesmo tempo, nos Açores, o governo condecora a jovem luso-descendente com a «Insígnia Autonómica de Reconhecimento», a segunda distinção mais alta dos Açores. Isso aconteceu na cidade da Horta, precisamente no Dia dos Açores.

O Impacto é campeão do Canadá depois de bater o Whitecaps de Vancouver ao fim de dois jogos, um em Montreal (0-0) e outro em Vancouver (2-2). Valeram aos montrealenses os golos marcados em casa do adversário.

Junho

Portugal perde e ganha. Foi em voleibol, para a Liga Mundial, que Portugal se deslocou ao Canadá para defrontar este país em dois encontros a contar para a eliminatória de acesso ao quadro da Liga Mundial de Voleibol. No primeiro embate Portugal perdeu por 3-0. Já no segundo, a vitória sorriu aos portugueses por 3-1. No fim da competição, com mais três outras formações (Holanda, Japão e Coreia), seria o Canadá a passar à fase seguinte. Os dois jogos foram disputados na cidade ontariana de Mississauga.

Agosto

Montreal foi palco do primeiro torneio de FutebolTénis da sua história. Participaram várias equipas femininas e masculinas. Na competição feminina esteve presente uma formação brasileira, que até não fez grande figura, tendo ficado em último lugar, nada consentâneo, como se sabe, com a tradição das equipas do nosso país-irmão. Venceram esta competição as checas, atuais campeãs do Mundo.

Panellinios disputa e vence a Taça do Quebeque, prova que lhe permite ser a representante do Quebeque no campeonato do Canadá na categoria dos 14/15 anos.

Setembro

Rui Costa participa nos torneios de ciclismo de Quebeque e Montreal, onde obtém os 5° e 6° lugares. Pode dizer-se que foram duas provas feitas à altura do seu enorme talento. Logo depois, Rui Costa consagrar-se-ia como campeão do Mundo de Estrada em prova disputada em Florença, Itália. Na competição participaram todos os grandes da modalidade.

Agora, com 26 anos e o prestígio de campeão do Mundo, levaram-no a deixar a formação espanhola da Movistar para passar a correr pela italiana da Lampre.

Outubro

O Panellinios participa, em Alberta, no Campeonato do Canadá e, depois de vencer várias equipas, bate na final o representante de Alberta pela marca de 3-0. Mais uma prova de categoria por banda dos jovens de Montreal que contam nas suas fileiras com dois jovens de origem portuguesa e onde o treinador é o Luís Timóteo.

Depois do que se escreve aqui, veja-se o que fez João de Sousa, atual melhor tenista português de todos os tempos. O único que já ganhou um torneio da ATP World Tours (Kuala Lumpur) e que neste momento é o n° 51 do mundo.

Depois há o Cristiano Ronaldo e todas as suas proezas, a Seleção Nacional, os três treinadores portugueses que vão estar no próximo Campeonato do Mundo: Carlos Queiroz, Paulo Bento e Fernando Santos.

... E há o campeonato Nacional, o Porto e Benfica na Taça Europa depois de terem sido eliminados da Liga de Champions, as duas chicotadas psicológicas do Vilas Boas depois de vencer no Porto um Campeonato e a Taça Europa... O Bayern, com Guardiola, campeão do Mundo, o Lance Amstrong e o doping, etc...

E o que nos reservará 2014, com o Campeonato do Mundo de permeio?

Desporto
Vejamos uma breve resenha de alguns acontecimentos desportivos realizados no decorrer do ano que ora termina e apresentados no novo programa televisivo português LusaQ Tv.
Desporto em revista.doc
yes
O tempo no resto do mundo

Arquivos

Acordo Ortográfico

O que é o novo acordo?

O LusoPresse decidiu adotar o novo acordo ortográfico da língua portuguesa.

Todavia, estamos em fase de transição e durante algum tempo, utilizaremos as duas formas ortográficas, a antiga e a nova.   Contamos com a compreensão dos nossos leitores.

Carlos de Jesus
Diretor

 
LusoPresse - 2020