logo
rss  Vol. XVIII - Nº 301         Montreal, QC, Canadá - terça-feira, 07 de Abril de 2020
arrowFicha Técnica arrowEstatutos arrowPesquisar arrowContactos arrowÚltima hora arrowClima arrowEndereços úteis
Partilhe com os seus amigos: Facebook

Cristiano Ronaldo:

Condecorado com o grau de Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique

Lisboa - O Presidente da República agradeceu a Cristiano Ronaldo o contributo que tem dado na projeção do nome de Portugal, sublinhando que o futebolista é «um jogador único no mundo».

"Cristiano Ronaldo, agradeço-lhe o contributo que tem dado à seleção nacional, agradeço-lhe o contributo que tem dado para a difusão do nome de Portugal no mundo, agradeço-lhe aquilo que representa para os portugueses, as alegrias que lhes tem trazido», afirmou o chefe de Estado, Aníbal Cavaco Silva, na cerimónia de condecoração do futebolista com o grau de Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique.

Cristiano medalha IR__0438.jpg
Ronaldo, depois da Bola de Ouro, a condecoração!

Sublinhando o rigor e profissionalismo que Cristiano Ronaldo alia a «um talento indiscutível», Cavaco Silva disse ser a combinação entre «trabalho, disciplina, determinação e vontade de vencer» que faz do futebolista «um jogador único no mundo».

"O sucesso de Ronaldo é o sucesso do trabalho, de muito trabalho», frisou o chefe de Estado, depois de aludir «à genialidade» do jogador e ao seu «extraordinário talento» e ao facto de ter sido distinguido há cerca de uma semana com a Bola de Ouro da FIFA do ano de 2013.

Numa intervenção em que fez questão de referir Eusébio, «outro grande vulto do desporto nacional» que morreu no início do mês, o Presidente da República destacou a forma como Cristiano Ronaldo tem sido um embaixador de Portugal com presença simultânea em todos os continentes.

Aliás, confidenciou o chefe de Estado, nas visitas oficiais que faz ao estrangeiro são inúmeras as perguntas que lhe fazem de Ronaldo, nomeadamente outros Presidente, primeiro-ministros e ministros estrangeiros.

Mas, acrescentou, além de prestigiar o nome de Portugal, Ronaldo tem feito outra coisa «que é absolutamente única»: «ele traz alegria a milhões de pessoas».

"Quando entra em campo não tem apenas com ele os 10 companheiros de equipa, tem a seu lado 10 milhões de portugueses, o país inteiro, tem com ele os milhões de portugueses espalhados pelo mundo que trabalham e lutam no estrangeiro», sustentou, elogiando a ainda forma como o futebolista une os portugueses, «num tempo em que Portugal tanto precisa da união dos portugueses».

"As vitórias de Ronaldo são as vitórias da coragem de acreditar. Quando Portugal precisa de exemplo da coragem de acreditar, Ronaldo representa as cores nacionais, é o capitão da seleção nacional de futebol e por isso é uma referência em particular para as gerações mais novas», disse.

O Presidente da República enalteceu igualmente a «profunda ligação à família» de Cristiano Ronaldo e às suas raízes.

"E é por tudo isto, pelo contributo que Ronaldo tem dado para a difusão de Portugal no mundo, pelas alegrias - muitas - que tem trazido aos portugueses, pelo seu exemplo de rigor e de profissionalismo que tem dado aos jovens portugueses e também pelo seu apoio a causas sociais em Portugal que decidi distingui-lo com o grau de Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique», concluiu o chefe de Estado, cujos netos também assistiram à cerimónia.

Entre os convidados que assistiram à cerimónia estiveram o presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes, o presidente do Real Madrid, Florentino Perez, o empresário do jogador, Jorge Mendes, o ministro da Presidência e dos Assuntos Parlamentares, Marques Guedes, o vice-presidente do Governo Regional da Madeira, João Cunha e Silva, o embaixador de Espanha em Portugal, Eduardo Junco, a chanceler das Ordens Nacionais Manuela Ferreira Leite.

Da parte do Sporting, clube por onde Cristiano Ronaldo passou, estiveram presentes vários dirigentes, entre os quais o presidente do clube, Bruno Carvalho, e o treinador, Leonardo Jardim.

Apesar de estarem inscritos na lista de convidados, a família de Cristiano Ronaldo não assistiu à cerimónia, por «motivos pessoais e profissionais», segundo o próprio jogador.

Desporto
O Presidente da República agradeceu a Cristiano Ronaldo o contributo que tem dado na projeção do nome de Portugal, sublinhando que o futebolista é «um jogador único no mundo».
Cristiano comenda.doc
yes
O tempo no resto do mundo

Arquivos

Acordo Ortográfico

O que é o novo acordo?

O LusoPresse decidiu adotar o novo acordo ortográfico da língua portuguesa.

Todavia, estamos em fase de transição e durante algum tempo, utilizaremos as duas formas ortográficas, a antiga e a nova.   Contamos com a compreensão dos nossos leitores.

Carlos de Jesus
Diretor

 
LusoPresse - 2020