logo
rss  Vol. XVII - Nº 300         Montreal, QC, Canadá - segunda-feira, 16 de Setembro de 2019
arrowFicha Técnica arrowEstatutos arrowPesquisar arrowContactos arrowÚltima hora arrowClima arrowEndereços úteis
Primeira Página
Current Edição
Destaque
LUSAQ TV Ludmila Carlos do Rio

LusaQ.TV

Novo programa de televisão em Português

LusoPresse – Foi lançada para o ar, na passada segunda-feira, a nova estação de televisão ICI, com uma licença comercial do Conseil de radiodiffusion et des télécommunicattions canadiennes (CRTC), que vai dar voz a 8 comunidades linguísticas diferentes: Português, Italiano, Filipino, Arménio, Espanhol, Romeno, Francês e Grego.

Entrevista
Adelaide Luis Geraldes o famoso artista

Da janela imaginária de Luís Geraldes – Artes a perder de vista

O sol não dorme no alto da serra sem iluminar o caminho do menino que sonha lançar-se na vida como homem e como artista. Algum dia, talvez, na clareira do destino, se deixe levar por reinos apaixonantes, vadios e desça a paraíso loucos, inventados na terra, enquanto cresce e se faz homem.

Comunidade
Aquarela 2013-71-A

Desde 2010

«5 às 7» brasileiro

LusoPresse – Bruno Hildebrando é um brasileiro cheio de iniciativa. A primeira vez que organizou um evento em Montreal foi um encontro entre pessoas oriundas do Brasil, uma forma de pôr as pessoas a conversar umas com as outras, lembrando o país de origem, ao mesmo tempo que podiam (podem) falar de negócios, de empregos, etc...

Reportagem
Ferreira cafe DSC_0263

Carlos Ferreira no seu jantar de imprensa:

«Não é nenhuma brincadeira, não!»

Ao apontar orgulhoso para oito caixas brancas de peixe acabadas de receber diretamente de Portugal, Carlos Ferreira diz-me: «Não é nenhuma brincadeira!» Depois, mostra-me um robalo fresco. Com o anzol enfiado na guelra. «Aquele foi apanhado à linha, como podem ver», insiste alguns minutos mais tarde junto duma vintena de jornalistas vindos ao seu jantar anual de imprensa.

Reportagem
Ferreira cafe DSC_0263

Carlos Ferreira à son dîner de presse:

«C'est pas une joke là!»

En me désignant fièrement du doigt huit contenants blancs de poisson fraîchement arrivés directement du Portugal, Carlos Ferreira me lance: «C'est pas une joke là!» Plus précisément, il me montre un loup de mer frais. Avec l'hameçon planté sur le bord de la gueule. «Celui-là, y'a été pris à la ligne, comme vous pouvez voir», insiste-t-il quelques minutes plus tard auprès d’une vingtaine de journalistes venus à son dîner annuel de presse.

Reportagem
Helena Simon Durivage DSC_0653

Portus Calle

Um aniversário em grande

LusoPresse – No passado dia 10, o restaurante Portus Calle, do Boulevard Saint-Laurent em Montreal, fechou, em grande, o ciclo de eventos que a sua proprietária, a chefe Helena Loureiro, levou a cabo ao longo do ano para celebrar o 10º aniversário de existência daquele prestigioso templo gastronómico que é um endereço incontornável para os grandes apreciadores da boa mesa.

Entrevista
Maria do carmo1

Medalha de Ouro pelo Governo Português e Prémio Carreira pelo Instituto Camões

Maria do Carmo Vieira da Silva Couto dispensa apresentações. Ensina há já muitos anos, 42, para ser mais precisa e perdeu a conta de quantos alunos passaram pela sua sala de aula. Sempre simpática e sorridente, é uma mulher de desafios, inspiradora, que não deixou que a vida lhe desse a volta e arregaçou sempre as mangas. É chegado o momento de lhe fazer a devida homenagem, e essa veio pelas mãos do Governo Português e também pelo Instituto Camões.

Música
portuguese kids

Portuguese Kids

Põe comunidades portuguesas a rir de si mesmas

Fall River, Estados Unidos – Os Portuguese Kids, o primeiro grupo de humor que brinca com as características da comunidade portuguesa nos Estados Unidos, deu cerca de 100 espetáculos no último ano e conta com mais de cinco milhões de visualizações no YouTube.

Comunidade
Oriental presidente DSC_0621

Clube Oriental

Comemora 35 anos de luta

O Clube Oriental Português de Montreal esteve em festa no passado dia 7 de dezembro quando, na sua sede, por sinal bem preenchida de público, comemorou os seus 35 anos.

Desporto
Trop[1]

Major League Soccer

Ano do Sporting!

O Campeonato – e a época – da Major League Soccer terminou no sábado, dia 7 de dezembro, com a final da Taça da MLS. Na ocasião defrontaram-se o Sporting Kansas City, vencedor da Zona Este do campeonato Supporters Shield, e o Real Salt Lake (do Utah e não Utha, como erradamente referimos na nossa crónica anterior), também campeão, mas da Zona Oeste da mesma competição.

Reportagem
Rosas Nunes 2013-12-16 17.39.46

Por fechar uma hora mais tarde...

Ourivesaria Rosas de Portugal multada com 1 885$

Embora não sejamos um jornal de opinião, há coisas que são quase impossível de não causar indignação, como é o caso da recente multa atribuída a Eduardo Nunes, proprietário da ourivesaria Rosas de Portugal, na Avenida Saint-Laurent.

Ler em PDF
Editorial

Editorial

Nelson Mandela, RIP

«Death is something inevitable. When a man has done what he considers to be his duty to his people and his country, he can rest in peace. I believe I have made that effort and that is, therefore, why I will sleep for the eternity.» – Nelson Mandela. (*)
Ler artigo
Crónica

Mau tempo no calhau

Para a Lisa

Quando as nuvens se enrolavam, em forma de anel, na montanha do Pico, Mestre Tarimba, na sua pose majestática, recolhia-se na vigia das baleias da Gigana.
Ler artigo
Bilhete de Lisboa

Bilhete de Lisboa

Escapadela à Madeira

É difícil não ser tentado pelos baixos preços das viagens da easyJet.
Ler artigo
Crónica

Da Posse na Academia Catarinense de Letras, Cadeira 26

Uma grande emoção me abraçou quando, recentemente, recebi as insígnias académicas e assumi, humildemente, a Cadeira 26 da seleta confraria da Academia Catarinense de Letras, tomando assento ao lado de homens e mulheres que há noventa e três anos dignificam a história cultural de Santa Catarina. Por ver realizado o sonho urdido no meu caminhar sem pressa, bordado no rendado do mar, escrito na areia da praia, sussurrado ao vento que não esquece e que aqui deposito como os sonhos de que a vida se tece, tomando de empréstimo a expressão cunhada pelo escritor açoriano da Ilha do Pico, Urbano Bettencourt.
Ler artigo
Literatura

Café com Letras...

E lançamento do Livro Memórias, a primeira antologia de escritos Luso-Canadianos

Decorreu no sábado passado, no simpático Paolo´s Café, mais uma edição de Café com Letras, uma organização que pretende a partilha do gosto pela literatura lusófona, em qualquer língua. Organizado por Richard Simas e Niza Rogério, este serão compõe já o que de melhor se faz em Montreal, para salvaguardar a língua literária lusófona.
Ler artigo
Crónica

Sabem a do brasileiro…?

Passou aqui na Brown um antigo embaixador brasileiro em missão de uma universidade para onde agora trabalha.
Ler artigo
Literatura

Círculo de Leitura Europeu

Valter Hugo Mãe em Montreal

Esteve em Montreal o escritor Valter Hugo Mãe para nos apresentar o seu último livro, «O apocalipse dos trabalhadores».
Ler artigo
Crónica

«Fascismo higiénico» na TV

Este governo adora intrometer-se onde não é chamado.
Ler artigo
Vária

Cidade norte-americana descobre passado português

A cidade histórica de Echo, no estado norte-americano do Oregon, está a lançar uma iniciativa para descobrir um capítulo da sua história, promovido pelo estabelecimento de uma comunidade portuguesa, que foi praticamente esquecido.
Ler artigo
Crónica

Quando o Nobel da «Injustiça»...

Contribui Para a Crítica Positiva da Ciência

Vem isto a propósito de um jovem cientista português, João Magueijo, que escreveu um texto de opinião sobre o Prémio Nobel da Física atribuído este ano a Peter Higgs e François Englert, com a nova entrada da tecnologia numérica aos comandos do algoritmo (palavra de origem árabe, «al kharizm», algarismo), como ferro de lança da epistemologia como paradigma numérico de análise da filosofia das ciências.
Ler artigo
Imigração

Com a diáspora

É preciso «criar lobby»

O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário, defendeu a necessidade de «criar lobby» com a diáspora portuguesa para aumentar o investimento em Portugal e recuperar o país.
Ler artigo
Mensagem de Natal

MENSAGEM DE NATAL e do ANO NOVO 2013

Mais uma vez chegou a ocasião das festas natalícias e aproveito esta oportunidade para me dirigir a vós, começando por vos desejar a todos portugueses e luso-descendentes residentes na área da minha jurisdição consular os meus mais sinceros VOTOS DE UM FELIZ NATAL e um BOM ANO NOVO.
Ler artigo
Crónica

Mandela: Uma Revolta Pensada Com 27 Anos de Calvário!

Homem com uma imensa coragem e vinte e sete anos de prisão perpétua em 1964.
Ler artigo
Cronologia

1929 - 2013

JOSÉ NUNES

Faleceu em Laval no dia 7 de dezembro de 2013, com 84 anos de idade, José Nunes, natural do Funchal, Madeira, viúvo de Zizina Maria Velosa.
Ler artigo
Crónica

O «monstro-comilão»

Vai por aí uma euforia tonta por causa de alguns sinais positivos da economia.
Ler artigo
Livros

Prefácio

Âncora do meu coração

Bem sabemos que, no mundo atual, realçam-se mais os bens do que as pessoas. Vivemos rodeados de coisas e este mundo material absorve-nos, atrai-nos, domina-nos e limita-nos. Mas, muitas vezes, o que verdadeiramente conta são as pequenas coisas e os atos, os afetos e as nossas memórias. É nesta linha que se integra o livro de Maria Palmira da Silva Leite Bettencourt, um verdadeiro hino de homenagem ao passado recente do concelho de Lagoa.
Ler artigo
Livros

Palmira Bettencourt lança…

«A Âncora do meu Coração»

Palmira Bettencourt, professora que fez carreira docente, nomeadamente, em França e, depois, em S. Miguel, acaba de lançar «A Âncora do meu Coração», um livro baseado nos anos 50 e 60, que relata as suas experiências de quando era menina e moça em Lagoa, assim como conta a história do seu pai à frente da Cerâmica Leite; fala também da Fábrica do Álcool. Um capítulo é igualmente dedicado ao Dr. Simão Leite Bettencourt, seu tio e padrinho, complementado com uma antologia, recolhida de entre os muitos artigos que o Dr. Leite Bettencourt publicou no Jornal Açores.
Ler artigo
Poesia

Dia de Natal

É dia de passar a mão pelo rosto das crianças,
Ler artigo
Poesia

Poema de Natal

Por isso temos braços longos para os adeuses,
Ler artigo
O tempo no resto do mundo

Arquivos

Acordo Ortográfico

O que é o novo acordo?

O LusoPresse decidiu adotar o novo acordo ortográfico da língua portuguesa.

Todavia, estamos em fase de transição e durante algum tempo, utilizaremos as duas formas ortográficas, a antiga e a nova.   Contamos com a compreensão dos nossos leitores.

Carlos de Jesus
Diretor

 
LusoPresse - 2019